NOVA VARIANTE DA COVID
Nova variante da COVID foi detectada nesta semana na África do Sul e foi batizada como ônicron pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Se não tiverem muito efeito sobre essa variante, as vacinas existentes poderão ser alteradas.
As mutações são comuns nos vírus do tipo corona e, à medida que o vírus circula, maiores as probabilidades de mutações e do aparecimento de variantes.
Os cuidados de prevenção são os mesmos: vacina, evitar aglomerações, evitar a proximidade física e lugares fechados, usar máscara quando o distanciamento não for possível.
ÓLEO DIESEL VEGETAL
As empresas Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) e BBF (Brasil BioFuels) anunciaram a construção, em Manaus, da primeira biorrefinaria no Brasil, destinada à produção de diesel verde, fabricado com 100% de óleo vegetal.
A biorrefinaria terá capacidade de produzir 500 milhões de litros de diesel verde a partir de 2025, quando entrará em operação a primeira fase do projeto.
O diesel verde é produzido por meio do processamento de matéria-prima de vegetais, como palma e soja, e permite que lhe sejam misturadas outras matérias-primas, tais como óleo vegetal e gordura animal. Sua principal vantagem é proporcionar a diminuição de emissão de gases poluentes.
Os motores não necessitarão sofrer adaptações para consumir o diesel verde.
SIGNIFICADO DA SIGLA “ESG”
ESG é a sigla em inglês que significa melhores práticas ambientais, sociais e de governança, hoje uma das preocupações das empresas.
O uso de fontes de energia limpa e a obtenção de maior eficiência energética são úteis para a empresa, que reduz a conta de energia, e para o país, que pode amenizar a crise hídrica. O Brasil depende fortemente das chuvas para abastecer os reservatórios que alimentam as usinas geradoras de energia elétrica.
Estudiosos afirmam que o investimento em sustentabilidade traz impacto social, porque os mais pobres são os que mais sofrem com as mudanças climáticas. Menores impactos ambientais significarão menos mudanças climáticas e, consequentemente, significarão menor prejuízo para as camadas mais pobres.
ADVOGADAS ASSUMEM O PODER EM ESTADOS
Nos últimos três anos, todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estiveram na mão de homens. O quadro mudou. Pela primeira vez, em 90 anos, cinco seccionais da OAB terão mulher na presidência.
Em São Paulo, a advogada criminalista Patrícia Vanzolini derrotou o candidato à reeleição e assumirá a Seccional paulista.
Na Bahia, Daniela Borges se elegeu. No Paraná, Marilena Indira Winter sagrou-se vencedora; em Santa Catarina, Cláudia da Silva Prudêncio foi eleita presidente da Seccional da OAB no Estado e, no Mato Grosso, elegeu-se a advogada Gisela Cardoso.
ÔNIBUS ELÉTRICO
A empresa gaúcha Marcopolo apresentou em Brasília o modelo de ônibus elétrico produzido por ela.
O ônibus elétrico demonstra a busca por alternativas de energia limpa que, ao mesmo tempo, poderá significar a derrubada do preço do transporte de massa. Não se sabem quando os ônibus estarão disponíveis comercialmente e nem qual o seu preço no fabricante.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL RESPONDERÁ A DILEMAS ÉTICOS?
Pesquisadores do Instituto Allen para Inteligência Artificial, em Seattle, Estados Unidos, estão empenhados em desenvolver nova tecnologia capaz de fazer julgamentos morais. As supermáquinas lidam apenas com temas concretos, como lógica e matemática, mas não conseguem realizar operações que envolvam sentimentos, moralidade e ética.
Outro problema diz respeito aos programadores. A moralidade de qualquer criação tecnológica é produto da moralidade das pessoas que a criaram. Quem, portanto, ensinará ética e moralidade às máquinas? Pesquisadores? Programadores? Filósofos?
Há pessoas contrárias ao desenvolvimento de programa de moralidade e ética para computadores, porque a ideia de máquina moral é absurda, porque a Inteligência Artificial só sabe raciocinar matemática e logicamente.
FRASES DA SEMANA
SUSTENTABILIDADE
“A sustentabilidade deve ser estratégia das empresas, por meio da qual elas conseguirão reduzir custos, diversificar negócios, melhorar a reputação e ter acesso a capital mais barato.”
Priscila Borin Oliveira Claro, professora e líder do Núcleo de Sustentabilidade e Negócios do INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa), para o jornal Folha de São Paulo, Ed. De 28 NOV.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
“No momento em que a ciência botar a árvore em pé valendo mais que a deitada, o desmatamento diminuirá.”
Alysson Paulinelli, ministro da Agricultura de 1974 a 1979, produtor rural, em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, Ed. de 29 Nov, defendendo a ideia de que a biotecnologia é o caminho para encontrar a fórmula de tirar rentabilidade das árvores e das florestas sem degradar o bioma.
PREOCUPAÇÃO COM O ÔMICRON
“É uma variante de preocupação, mas não é variante de desespero.”
Marcelo Queiroga, ministro da saúde, afirmando que a nova cepa de coronavírus não será diferente de outras já identificadas e que o Brasil encontra-se em melhores condições de enfrentamento do vírus, em razão da experiência adquirida no combate ao COVID-19.
CORAÇÃO DE MULHER
“Honduras precisa do coração de uma mulher para governar”.
Xionara castro de Zelaya, presidente eleita de Honduras.
AIDS
“O pior da epidemia de Aids ainda pode estar por vir, caso o número de jovens infectados continue a aumentar”.
Alexandre Granjeiro, sociólogo, pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da faculdade de Medicina da USP, ao jornal Folha de São Paulo, Ed. 3 Dez, alertando sobre o risco do agravamento da epidemia de Aids, pois a nova geração está contribuindo com número maior de casos que a geração anterior.
FRIO NA BARRIGA
“Fazer filmes é algo que ainda me dá frio na barriga. Que bom seja assim!”
Steven Spielberg, diretor de grandes filmes, para a revista Veja, Ed. 2.767, revelando que ainda encara a realização de filmes como novo desafio que lhe exigirá dedicação e habilidades, o que o impede de cair na acomodação.