A aproximação do Natal é motivo de esperança para os comerciantes, que esperam que as vendas do período compensem o período crítico da pandemia e do lockdown.
Apesar da liberação do comércio físico e do maior número de pessoas circulando pelas ruas e pelas lojas, o comércio on line ainda fará concorrência de peso às lojas físicas, porque as pessoas perderam o medo de compras virtuais.
De qualquer forma, os gerentes devem se preparar para as vendas de fim de ano e tomar medidas que poderão auxiliar no faturamento. Eis algumas sugestões.
Propaganda
Crie catálogo de mercadoria para enviar a seus clientes. Mantenha seus clientes informados sobre produtos, preços, ofertas e valores.
Divulgação
Divulgue seus produtos e ofertas para clientes e não-clientes. Cative novos clientes com ofertas atraentes.
Embalagem
Procure fazer a diferença ao vender o produto – preço, qualidade, condições. A embalagem pode ser um diferencial. Árvores de Natal ficam mais vistosas com belas embalagens, ainda que de presentes simples. Crianças adoram embalagens coloridas. Os adultos também, por vezes para valorizar o presente ofertado.
Pessoal
Tenha vendedores treinados para atender os clientes, de forma a não deixar formar filas, que irritam e afugentam clientes. Além disto, tenha pessoal treinado para conhecer os produtos vendidos e que saibam também oferecer itens complementares e associados à compra principal do cliente.
Sensibilidade
Atraia clientes pela sensibilidade e pelos sentidos. Há lojas que têm perfume característico que faz os clientes se sentirem bem no seu interior. Enfeites, colorido, árvore de Natal, Papai Noel atraem clientes e fazem-nos viver o clima natalino.
As pessoas percebem o mundo pelos sentidos: atraia-as pelo olfato, pela visão, pelo paladar. Há quem diga que a degustação de produtos aumenta as vendas em até 20%.
Cuidado com a escolha das músicas e com a altura do som no interior das lojas. Há clientes que fogem de som alto e irritante.
Opções
Ofereça opções aos clientes. Muitas pessoas compram por impulso, e ter variedade de produtos pode ajudar nas vendas. Um cliente que procura pelo Item X pode levar o Item Y ou até mesmo pode comprar mais.
Fazer lotes de presentes, á semelhança de cestas de Natal, pode ser boa opção.
Estoque
Grande número de pessoas deixa para fazer as compras na última semana, bem na véspera do Natal. Calcule seu estoque e tenha produtos para entrega imediata. Não ter estoque adequado significa perda de faturamento.