Somente em New York, nos Estados Unidos, o repórter Drew Schwartz, do New York Times, estima que haja 150 caçadores de autógrafos profissionais.
No Brasil, não temos o hábito de “memorabilia” muito arraigado.
Memorabilia são objetos dignos de serem lembrados ou guardados. Pode ser também a coleção de objetos que alguém guarda porque eles pertenceram a pessoa famosa, a pessoa com quem se teve afinidade pessoal ou por ser o objeto alvo de interesse específico.
Além de interessarem a colecionadores particulares, documentos autografados interessam às grandes instituições, como museus e bibliotecas do mundo inteiro. A Biblioteca Nacional da França, em Paris, e a Morgan Library, em New York, adquirem documentos autografados que podem interessar o público ou até ajudar os pesquisadores.
Podemos até guardar objetos que pertenceram a pessoas queridas, mas não temos o hábito de colecionar autógrafos ou fotografias autografadas de personalidades. Nos Estados Unidos, a cultura de colecionar e vender autógrafos é muito forte.
Muito comum os shoppings terem lojas que vendem autógrafos e produtos autografados de cantores, jogadores, astros e personalidades.
Onde há o interesse, logo a lei da oferta e da procura se faz presente: se há procura, os produtos são valorizados e os preços aumentam.
Quando vemos pessoas aglomerando-se em frente a entradas de hotéis, de estações de TV ou de festas para pedir autógrafo a personalidades, não imaginamos que nem todas são fãs ardorosas da figura destacada ou que sejam apenas colecionadoras de autógrafos. No meio da multidão, há negociantes, pessoas que fazem dinheiro perseguindo celebridades em busca de autógrafos para negociar.
Dependendo do prestígio e da projeção da celebridade, o preço de um autógrafo pode variar entre 25 dólares e mil dólares.
Drew Schwartz, do New York Times, em artigo traduzido no jornal O Estado de São Paulo, diz que, somente em New York, há 150 caçadores de autógrafos profissionais.
Autógrafos são vendidos na eBay, empresa de comércio eletrônico fundada nos Estados Unidos em 1995 e um dos maiores sites do mundo para a venda e compra de bens. Acesse o eBay e procure por autógrafos e você terá grande surpresa com os preços dos autógrafos vendidos.
Quando o produto é mais raro, a eBay faz leilão de autógrafos.
Um autógrafo de Le Bron James, um dos maiores nomes do basquete norte-americano de todos os tempos, está anunciado na eBay pela bagatela de 2 milhões de dólares (perto de 10 milhões de reais). Se desejar, pesquise no site da eBay: “Lebron James Pop 1 PSA 10 Upper Deck 2004 Autograph/Jersey Rarer than Exquisite”. Preço elevado, porque, como diz o anúncio, mais raro que requintado.
Existe até uma empresa, AutographCOA, especializada em autenticação de autógrafos.
Giovanni Arnold, comerciante de autógrafos, vende a mercadoria no eBay ou para colecionadores particulares. Ele tem uma página no Instagram (@gtvreality) na qual aparece ao lado de celebridades e expõe o trabalho de conseguir autógrafos.
Giovanni Arnold pretende transformar GTV Reality em marca estabelecida para negociar autógrafos.
Quem poderia imaginar que a venda de autógrafos poderia tornar-se atividade profissional…
As oportunidades estão em todos os lugares e em todas as situações. Basta que se tenham olhos para vê-las, coragem e decisão para explorá-las, planejamento para saber como explorá-las, análise para verificar a sua adequabilidade ao meio e competência para fazê-las render lucros.