O caso de Everly
Everly, jovem australiana de 23 anos, começou o negócio de venda de biquínis após um ano de planejamento e estudos.
No dia do lançamento da marca nas redes sociais, ela não recebeu nenhum pedido. Mesmo frustrada, ela não desistiu e enviou um vídeo para o TikTok desabafando sobre sua decepção.
No vídeo, ela disse “eu sei que é algo comum para muitas startups, mas é chato mesmo assim. O que vemos online, especialmente no TikTok, é que se glamouriza o processo de empreender. Eu sei que o meu produto é legal e eu acredito muito nele”, diz.
Disse mais: “tive a sensação de que o começo poderia ser lento, já que não havia criado muita expectativa nas redes sociais, mas foi desanimador não receber nenhuma encomenda no dia do lançamento do meu produto. Aquele momento me demonstrou quão imprevisível e desafiador pode ser lançar um negócio”.

O marketing
A frase de Everly demonstra a confiança em seu produto, a vontade de continuar batalhando e a iniciativa de buscar alternativas para divulgar seu produto. Ela inovou, batalhou, buscou espaço e divulgação por meio diferente do usual, qual seja enviar o vídeo para o TikTok.
A publicação no TikTok aconteceu no dia seguinte ao lançamento. O vídeo foi visto mais de 320 mil vezes e ela recebeu mais de 700 comentários.
Os usuários do TikTok gostaram da honestidade de Everly e, pouco tempo após a publicação, começaram a fazer pedidos em sua loja. A empreendedora se sentiu encorajada com o apoio que recebeu.
Apoios e orientações sempre são bem vindos.
Com a divulgação da marca e do vídeo pelo TikTok, Everly recebeu as primeiras encomendas.
Começo difícil
Em entrevista ao site Newsweek, a empreendedora australiana contou que, apesar de nervosa, estava empolgada para o lançamento: “eu senti que seria devagar no início porque eu não fiz muito barulho nas redes sociais, mas foi desanimador. Me lembrou de como abrir um negócio é imprevisível e desafiador”.
Todo começo é difícil e desafiador: começo do exercício profissional, de empreendimento, em nova atividade.
O progresso é lento e exige persistência, busca de alternativas e decisão. Por mais que se conheça sobre empreendimento e gestão, dificuldades sempre surgirão.
Por melhores sejam os planejamentos, imprevistos surgirão. Daí a importância do planejamento flexível e detalhado e de conhecer os princípios gerais que regem os negócios, a gestão e o mercado.
Princípios gerais
O livro “A Arte da Guerra” tem apenas 14 capítulos e em torno de 100 páginas a depender da impressão. Mas contém os princípios fundamentais que regem a guerra e que são adaptáveis ao mercado e ao empreendimento. Quem conhece os princípios gerais saberá adaptá-los a qualquer situação e modificar os planos de acordo com as circunstâncias.
Aproveitando o exemplo da Everly, o princípio geral é fazer marketing e divulgar o seu produto. O meio que ela usou – envio do vídeo ao TikTok – foi iniciativa pessoal e criativadade.
O aprendizado de Everly se resume numa frase que serve para os empreendedores: “Quanto mais conversas honestas tivermos sobre empreendedorismo, quanto mais aprendizado, mais preparadas as pessoas estarão. Tudo bem se não der certo no início; é normal”.
