Resumo dos fatos marcantes da semana.
A IMPORTÂNCIA DO CHECK-UP
A Dra. Ludmilla Abrahão Hajjar, cardiologista, destacou a importância do check-up em artigo publicado no jornal O Globo, Ed. de 14 Nov, no qual apresenta números: anualmente morrem cerca de 400 mil pessoas por doenças cardíacas (infarto e acidente vascular cerebral) e em torno de 260 mil morrem em decorrência do câncer (de próstata, mama, intestino e pulmão).
Ressaltou a importância do diagnóstico precoce como meio de aumentar as chances de cura, sendo o check-up (realização periódica de avaliação clínica e de exames de imagens e laboratoriais) o melhor meio de prevenir e diagnosticar precocemente doenças graves.
O bem-estar da pessoa deve incluir a prevenção de doenças, o controle de fatores de risco de doenças crônicas e a adoção de hábitos saudáveis.
VINIL
Os discos de vinil voltaram a ter popularidade entre os aficionados por música. A Associação Americana de Indústria de Gravação estima que as vendas de long-playings aumentaram 30% em 2020 e movimentaram perto de 620 milhões de dólares.
Em razão do aumento da popularidade dos discos de vinil, tem havido também o aumento da pirataria e da falsificação do vinil. Os piratas utilizam materiais de qualidade inferior, consequentemente mais baratos, que comprometem a qualidade do produto.
A venda produtos pirata é crime, lesa e prejudica autores e intérpretes e o próprio consumidor, que adquire produto de qualidade inferior.
CENTENÁRIO DA DESCOBERTA DA INSULINA
O descobrimento da insulina completa 100 anos em 2021. A insulina funciona como uma espécie de porteiro que regula a entrada de glicose nas células para gerar a energia necessária para o funcionamento do organismo. Sem esse porteiro, o nível de glicose nas células aumenta e esse aumento crônico pode desencadear complicações, tais como problemas renais, acidente vascular cerebral (AVC), perda da visão e amputações.
Aumento da sede, vontade de urinar constante e emagrecimento, mesmo com a pessoa comendo bastante, são sintomas do diabetes. Algumas pessoas conseguem controlar a doença apenas com dieta e atividades físicas; outras, com o auxílio de comprimidos e há quem precise da aplicação de doses diárias de insulina. Existem aparelhos que medem a glicose sem precisar furar o dedo: a “Caneta de Saúde” dispensa a seringa, frasco e isopor para transportar a insulina e garante maior precisão na aplicação da dosagem.
ANIVERSÁRIO DO PIX
O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, completou um ano de idade no dia 16 de novembro. O PIX tem quase 350 milhões de chaves cadastradas e movimenta mais de 500 bilhões de reais por mês, substituindo operações antes feitas em espécie. Vem substituindo gradativamente transações via TED, por DOC ou por cheque.
O sistema oferece as vantagens de ser gratuito e de o dinheiro cair na hora na conta da pessoa. Como todo programa digital, o PIX também está sujeito à ação de golpistas, que agem pedindo depósito ou transferência de dinheiro ou pedindo atualização cadastral da pessoa, que acessa página falsificada do Banco, por meio da qual o golpista clona a conta e dados da vítima.
CAI NÚMERO DE CASOS DE COVID NO BRASIL
“Casos de COVID caem em 80% das cidades grandes”, manchete da “Folha de São Paulo” do dia 15 Nov. O mês de outubro apresentou redução de novos casos da doença e menor aceleração de sua propagação na maioria das cidades brasileiras, incluindo as capitais. Contudo, há notícias do aumento de casos da doença na Alemanha e na Áustria.
HERANÇA DA COVID
Os casos de COVID vêm diminuindo no Brasil. No entanto, não se sabe o que acontecerá depois da liberação, por parte de autoridades, de atividades públicas e, ao que tudo indica, do réveillon e até do carnaval.
De qualquer forma, a COVID deixou uma herança, da qual não se têm dados estatísticos, que está a afetar muitas pessoas: o medo de sair de casa e de interagir. Esse fenômeno não é raro e decorre do medo da doença e da morte e foi acentuado pelo noticiário negativo e alarmante sobre a doença e mortes. Muitas pessoas se deixaram dominar pelo medo, agravado, naturalmente, pela notícia de falecimento de parentes, amigos e conhecidos.
O isolamento pode ter gerado repulsa ao convívio social e até reações semelhantes às de crise de ansiedade e estresse. Outras pessoas desenvolveram cuidado excessivo com limpeza, necessidade de ter álcool sempre à mão, e agressividade, principalmente para com quem não demonstra os mesmos cuidados que ela própria.
Enquanto isto, a vida passa. Se este é o seu caso, considere a necessidade de procurar a ajuda de psicoterapeuta.
PLANTAS CASEIRAS
Empresas paulistas oferecem plantas adaptadas para apartamentos ou locais que não recebem luz solar diretamente. Lâmpadas de LED programadas em ciclos automáticos garantem tempo de luz necessário para a fotossíntese. Os vasos são colocados sobre um reservatório de plástico, onde se coloca a água. Eles têm uma espécie da pavio na base, que absorve a água do reservatório e mantém a terra úmida.
Os vasos permitem que sejam plantadas flores ornamentais, ervas aromáticas e verduras. Ideal para pessoas que vivem em apartamentos e não têm muito tempo para cuidar de suas plantas.
USO DE TELAS DIGITAIS
O livro “A Fábrica de Cretinos Digitais: Os Perigos das Telas para nossas Crianças”, do neurocientista Michel Desmurget, (Ed. Autêntica), defende a diminuição do uso de aparelhos tecnológicos no processo de aprendizagem. Segundo levantamento feito pelo autor, jovens entre 13 e 18 anos usam aparelhos digitais para fins recreativos (filmes, séries, reality shows) por aproximadamente sete horas e meia por dia e, para fins escolares, apenas uma hora diária.
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, sigla em inglês) constatou que, quanto mais o sistema educacional investe em tecnologias digitais, pior é o desempenho dos alunos em matemática, linguagem e ciências.
Naturalmente, o autor não é contra o uso de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem; ele considera que os alunos precisam aprender conhecimentos e habilidades de informática, mas o aprendizado das matérias citadas é essencial
ADIAMENTO DO RETORNO À LUA
Esta notícia nada acrescenta ao nosso dia-a-dia, mas viagens espaciais despertam fascínio e admiração. A agência espacial norte-americana – NASA – adiou o retorno do ser humano à Lua; inicialmente previsto para 2022, ficou para não antes de 2025. Ainda assim, avalia-se que o prazo poderá ser prorrogado até 2028.
A justificativa foi o processo que corre na Justiça americana pela empresa que perdeu a licitação da escolha do sistema de pouso para o programa lunar.
CRIATIVIDADE AO EMPREENDER
O carioca é insuperável no bom humor e na criatividade e, no momento de empreender, essas virtudes não poderiam faltar. Empreendedores estão criando versões genéricas de marcas que fazem grande sucesso.
Como pessoas de renda menor não têm condições de frequentar restaurantes caros, um empresário criou marcas genéricas, com preços menores, que permitem àquelas pessoas frequentar o genérico das grandes marcas. Assim é que ele criou o restaurante Outbêco, inspirado na marca famosa da Flórida Outback. No restaurante Outbêco, os pratos são iguais àqueles que são sucesso na marca original, mas com preços mais acessíveis. O empresário foi procurado por diretores da marca famosa, mas houve entendimento fácil.
Além da Outbêco, outro empresário criou a marca “Spobreto”, marca genérica do restaurante “Spoleto”. Em conversa com um amigo, ele ouviu que Spoleto era lugar de rico e não de pobre. Imediatamente, veio-lhe a ideia de criar o “Spobreto”, para atender a pessoas de menor renda que gostam de massas. O nome “Spobreto” ajuda a atrair clientes e seu dono também não teve problemas com a marca original “Spoleto”.
REDE CURITIBANA DE CAFÉS
A rede curitibana de cafés The Coffee prepara-se para investir em lojas maiores que sirvam comida, bolos, pães e itens de confeitaria. A rede vai expandir-se e pretende chegar a 161 lojas no Brasil e no exterior em janeiro próximo.
O BRASILEIRO DESCOBRIU O BRASIL
Em face da inviabilização do turismo internacional com o fechamento de fronteiras de vários países, o brasileiro descobriu o turismo nacional. Ainda que voltem as viagens para o exterior, muita gente deverá considerar a possibilidade de viagens para destinos nacionais.
Alguns destinos nacionais – Foz do Iguaçu, Pantanal, Serras Gaúchas e praias do Nordeste – registram movimento superior ao do período pré-pandemia.
Balneário Camboriú tem que aproveitar a onda para receber turistas, gerar empregos e faturar com o turismo.
MURO DA GENTILEZA
O carioca criou o chamado “Muro da Gentileza”, local onde os moradores deixam roupas, sapatos, alimentos, itens de higiene, brinquedos e utensílios domésticos para doação. O local funciona de 9 às 18 horas, e os itens ficam expostos e qualquer pessoa pode pegá-los.
No muro, há o aviso: “Muro da gentileza: quem precisa pega. Quem não precisa deixa”. A iniciativa tem dado certo e ajuda quem precisa.
ENERGIA SOLAR
A procura por placas para a geração própria de eletricidade tem crescido. O aumento na conta de energia elétrica e as mudanças climáticas têm contribuído para a busca da geração própria de eletricidade.
Estima-se que a capacidade de geração de energia solar, incluindo projetos residenciais e as usinas de grande porte, atingiu 12 GW, perto da capacidade de geração da Usina de Itaipu, que é de 14GW.
A adoção de energia solar pode reduzir a conta de luz em pelo menos 50% e, em alguns casos, pode chegar a 90%. O investimento para a instalação de placas solares gira em torno de 15 mil reais e, em média, acaba se pagando em cinco anos.
ESPORTE E MARKETING
Esta notícia envolve esporte e marketing, assuntos muito caros (no sentido de prestigiado e no sentido literal de custo) para os norte-americanos.
Os ginásios e estádios dos Estados Unidos recebem o nome de empresas. O ginásio de esportes de Miami tem o nome de American Air Lines. O estádio de futebol do time do Patriots, em Massachussets, tem o nome de Gilette Stadium. Há vinte anos, o ginásio de Los Angeles traz consigo o nome de Staples Center, sendo Staples o nome de empresa que comercia material de escritório nos Estados Unidos.
A partir do dia de Natal, o ginásio mudará de nome para “Crypto.com Arena”, em razão de novo acordo firmado entre a proprietária do ginásio com o site de criptomoedas. O acordo no valor de 700 milhões de dólares assegura o nome “Crypto.com Center” pelos próximos 20 anos.
DESPREZO PELO IDIOMA
O idioma português vem sendo maltratado no Brasil: os erros se repetem em todos os espaços e em todas as situações. Reflexo da baixa qualidade de ensino e da pouca importância que se dá ao idioma.
No Canal HBO, as legendas da série “Família Soprano” apresentaram erros grotescos, que evidenciam o desprestígio do idioma e contribuem para a ignorância geral.
Em episódios recentes, as legendas da série trouxeram as pérolas “Que corajem! (SIC)”; “Que jogasso (SIC)”; e “vai concertar (SIC) o carro”.
Triste!
FRASES DA SEMANA
MUDANÇAS
Nada é permanente; exceto a mudança. Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio pois, na segunda vez, o rio e a pessoa não serão os mesmos.
Heráclito de Éfeso, filósofo grego que viveu em 500 a. C., sempre atual.
EMPRESAS INOVADORAS
“Para inovar, não é preciso criar novo aplicativo ou ferramenta supertecnológica. Pequenas e médias empresas podem ser tão inovadoras quanto as grandes se estiverem atentas às necessidades dos consumidores e conseguirem transformá-las em produtos e serviços”.
Paula Englert, diretora-executiva de Tendências Box 1824, ao jornal “Folha de São Paulo”, Ed. 15 Nov 21.
Segundo a diretora, a proximidade com o público é boa vantagem, pois há tendência, para os próximos, da busca de relação de afetividade com os produtos e serviços consumidos.
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
“ATENÇÃO NESTA 2ª FEIRA, DIA 15/11, NÃO HAVERÁ AULA.
MOTIVO: FERIADO DIA DA INDEPENDÊNCIA
AULA NORMAL NA TERÇA-FEIRA”
Texto de aviso, que circulou na internet, afixado na porta de uma escola. (OBS. O aviso foi transcrito exatamente como foi afixado, com a mesma pontuação).