Por Cláudio Duarte
Celebramos o Dia do Empreendedorismo Feminino compartilhando com você a história do BEGGIATO RESTAURANTE, cuja trajetória de sucesso se deve a FERNANDA CHIARI BEGGIATO, exemplo perfeito de uma mulher e empreendedora de sucesso.
O BEGGIATO RESTAURANTE sagrou-se vencedor do concurso de melhor restaurante de comida a quilo de Minas Gerais e, no dia 18 de novembro, obteve honroso terceiro lugar no Concurso Nacional “O Quilo é nosso!”, realizado em São Paulo.
Desde menina, Fernanda acalentou o sonho de ter restaurante. Formou-se em Gastronomia e fez o curso de gastronomia italiana no Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros, em Costigliole D’Asti. Ela teve lanchonete em sociedade com a mãe; ensaiava os primeiros passos em direção à realização de seu sonho. Fernanda teve o sonho; manteve o FOCO, e batalhou para atingir seu OBJETIVO.
Em 2013, a casa alugada por sua avó foi desocupada. O tio a convidou para ali montar um restaurante. Fernanda viu a oportunidade de realizar seu sonho. Antes, porém, fez duas exigências: uma, de que sua mãe, que sempre a apoiou e esteve junto dela, participasse da sociedade. Outra, que fizesse o estudo da viabilidade do empreendimento.
Estudou o espaço da casa e viu que era compatível para montar belo restaurante, de acordo com seus conhecimentos e com o nível de sal exigência. Estudou a localização e concluiu que o local era favorável à instalação de restaurante. Bairro residencial e com bom nível socioeconômico. Muitos moradores aposentados. Lojas de confecção próximas, que recebem donas de butique que vêm do interior fazer compras de roupas em Belo Horizonte. Fácil acesso e fácil estacionamento.
Observou, ainda, a falta de restaurante de nível mais requintado na região. Descobriu o nicho e atuou nele. Estabeleceu restaurante de nível mais requintado, que faz a diferença pelo ambiente refinado, pelo cardápio, pelo atendimento e pela qualidade.
Coerentemente com seu sonho, supervisionou as obras de adaptação da casa e montou a cozinha do restaurante da maneira como havia idealizado.
Como proprietária e gerente, acompanha todas as atividades do restaurante. Conhece a administração e o seu funcionamento. Está à frente de sua equipe, ensinando e corrigindo.
Conhece sua equipe e explora aquilo que todos têm de melhor. Deixa o atendimento aos clientes por conta de seu tio e sócio, Antônio Tenuta, educado e simpático, que se esmera no acolhimento e no atendimento dos clientes.
Viu que não teria condições de abrir o restaurante à noite, quando o movimento seria fraco. Decidiu por abri-lo apenas no horário de almoço, servindo comida a quilo. Optou por realizar jantares festivos, em datas especiais (Dia dos Namorados, por exemplo). Preferiu estruturar a base forte para, depois, atacar em novas frentes.
O restaurante começou bem. Mas, surgiu a pandemia. Veio o lockdown, que mudou, radical e inesperadamente, o mercado. Precisou demitir funcionários. O movimento caiu 70%.
Fernanda viveu momentos de desânimo. Superou-os com energia, determinação e coragem. Não perdeu de vista o objetivo; não quis ver o seu sonho derrotado.
Adaptou-se à nova situação. Inovou. Cozinhou. Preparou marmitas. Entregou refeições nas casas dos clientes. Limpou o restaurante. Trabalhou como caixa e como garçonete; como gerente e funcionária.
Colocou toda a ENERGIA a serviço de seu sonho e de seu objetivo, sem perder a qualidade e a atenção no atendimento. Aos poucos, com o fim do lockdown, o movimento tem voltado, embora ainda não tenha atingido o patamar de antes da pandemia.
Encarou o concurso para a escolha do melhor restaurante de comida a quilo de Minas Gerais como oportunidade de MARKETING. Venceu o concurso com o prato especial “almôndegas com lentilhas, recheadas com queijo ao Chutney de abacaxi”. Participou da competição nacional em São Paulo, concorrendo com restaurantes vencedores dos Estados. Alcançou o honroso terceiro lugar.
Perguntada sobre o que aprendeu com o êxito do restaurante e a vitória no concurso, respondeu prontamente que é confiar em si mesma. Seu trabalho, seu sucesso e seu conhecimento seriam suficientes para confiar em si mesma. Porém, o reconhecimento externo é sempre bem-vindo!
Parabéns, Fernanda!
Rua Cura D’Ars, 722 – Prado
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2555-0722
1 comentário
Sucesso