O PORTALIMULHER apresentará dois artigos sucessivos sobre a necessidade do planejamento e da pesquisa de mercado, citando casos práticos que contêm bons ensinamentos.
O planejamento e a análise de mercado devem estar presentes em todas as ações da empresa, principalmente naquelas em que a empresa investirá recursos mais expressivos ou busca expandir-se. As ações do tipo abrir filiais, mudar a sede da empresa ou expandir o negócio devem ser precedidas de minuciosa análise para que o empreendimento obtenha sucesso.
A nossa coluna “Gestão de guerra” tem abordado minuciosamente a importância do planejamento nas ações de mercado e os aspectos a serem analisados antes da tomada de decisão.
Exemplo da importância do planejamento e da análise de mercado foi dado em artigo recente da Folha de São Paulo, que entrevistou a empresária Isabela Garcia, franqueada da “Anjos Colchões & Sofás”, que abriu uma loja no Paraguai.
Antes de abrir a loja, Isabela Garcia contratou empresa para ajudá-la a entender os aspectos legais de abertura de empresa no Paraguai. Depois, fez minucioso estudo de mercado, para entender o mercado e os concorrentes.
Ela destacou que a loja no Paraguai sempre destaca que vende produtos importados do Brasil, pois no Paraguai o Brasil é conhecido por fazer produtos de qualidade. Logicamente, ela explorou essa característica favorável.
Segundo Isabela Garcia, “levar para outros países o mesmo modelo de negócio usado no Brasil é muito arriscado. Ao estudar o mercado no novo país, a empresa pode encontrar parceiros ideais ou adaptar o produto ou serviço às novas condições sem perder o seu DNA”.
Estados Unidos – com 69 redes -, Portugal – com 51 redes – e Paraguai têm sido o destino de empresas brasileiras que pretendem expandir-se no exterior. São países próximos geograficamente, com cultura semelhante à brasileira.
A loja Calçados Bibi, especializada em sapatos infantis, abriu seis franquias no Equador. O país apresentou-se como boa oportunidade para o franquiado porque o Equador tem pouca concorrência de lojas especializadas em calçados infantis. Outro exemplo de como a análise de mercado ajuda o empreendedor a investir com menos riscos e maiores chances de êxito.
Outro aspecto necessário para o êxito é o treinamento dos funcionários que serão contratados, para que eles possam entender melhor sobre a marca e os negócios da empresa.
Vejam a importância de conhecer o novo mercado. Nos Estados Unidos, é comum que os proprietários exijam o pagamento adiantado de seis meses de aluguel. Outro aspecto é que nos Estados Unidos não existe parcelamento de compras.
Além do empreendimento, as empresas que abrem franquias em outros países demonstram maior solidez, oferecem o marketing da qualidade de seu produto e evidenciam maior experiência e conhecimento de mercado.
O planejamento adequado e a análise de mercado são essenciais para o êxito da empresa.