RESUMO DA SEMANA
MULHERES NA ASTRONOMIA
O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP está oferecendo cursos gratuitos on line para aproximar adolescentes moças entre 14 e 17 anos do universo da ciência.
A terceira edição do curso, que ocorrerá entre 2 e 22 de julho, teve 16.934 meninas inscritas interessadas nas 400 vagas disponíveis.
A grande procura pelo curso mostra que as mulheres estão interessadas também em ciências exatas e Astronomia.
PETRÓLEO
Três razões explicam o aumento do preço dos combustíveis no mundo.
O primeiro foi a queda do investimento em exploração de petróleo e de refinarias em todo o mundo. Havia a previsão da substituição do petróleo por fontes limpas de energia e as empresas ficaram com receio de investir na área de petróleo e instalações que se poderiam tornar improdutivas em curto espaço de tempo. De repente, veio a guerra na Ucrânia, que aumentou rapidamente a demanda por petróleo.
O segundo motivo foi que a China reduziu em mais de 50% as cotas de exportação de grandes refinarias de petróleo. O mundo está sedento de petróleo e a China reduziu a exportação de seus derivados.
O terceiro fatos é, sem dúvida, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e as sanções impostas às exportações de hidrocarbonetos de Moscou. A redução da oferta traz invariavelmente o aumento do preço.
GUERRA NA UCRÂNIA (I)
A Rússia iniciou a guerra com intensa invasão a Kiev e ao lado ocidental da Ucrânia. Não obteve o êxito esperado, deixou de lado a conquista de Kiev e voltou as tropas para a conquista do Leste da Ucrânia.
Sem a esperada vitória decisiva, a guerra entrou em fase intermediária, em que ambos os lados tentam obter vantagens no campo de batalha a fim de obter melhores condições para negociar.
A guerra se encontra nesta fase. Nenhum dos lados quer ceder. Os países ocidentais fomentam a guerra por meio do fornecimento de armas e munição para a Ucrânia, que continua a resistir. Por sua vez, a Rússia não sairá derrotada nem humilhada do conflito e não deixará de conquistar os objetivos propostos em relação ao Leste ucraniano.
A não ser que a guerra vire decisivamente para um dos lados ou que surja um impasse incontornável, a guerra prosseguirá e ninguém pode prever até quando.
GUERRA NA UCRÂNIA (II)
A Guerra na Ucrânia tem gerado consequências em todo o mundo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima o número de refugiados em cerca de 8 milhões de pessoas. A ONU também alerta para o risco do aumento da fome no planeta, em função das sanções econômicas impostas à Rússia e a diminuição da exportação de grãos produzidos pela Rússia e pela Ucrânia.
Apesar de distante da guerra, o Brasil também sente os efeitos da guerra. Além do aumento do preço dos combustíveis e fertilizantes, a guerra encareceu do pãozinho do café da manhã a legumes e hortaliças.
Outro item bastante afetado foi o óleo de soja, porque a Ucrânia, grande produtora de girassol, reduziu a produção e exportação do produto, o que aumentou a procura pelo óleo de soja.
BRINQUEDOS ESTRELA
Por muitos anos, Estrela foi sinônimo de brinquedo. A empresa mudará a estratégia e buscará atuar em outro campo.
Após pesquisa de mercado, que constatou que as meninas estão deixando de brincar de boneca cada vez mais cedo, a empresa mudou seu público-alvo e passará a atuar no campo de maquiagem infantil.
A empresa sabe que a diversificação traz o risco da perda de foco, mas a Estrela precisa buscar alternativas porque o setor de brinquedos vem crescendo pouco ultimamente.
COMÉRCIO ELETRÔNICO
Entrega mais rápida é o novo foco da disputa entre os grandes varejistas do comércio eletrônico. O prazo de entrega do produto passou a ser crucial para definir a compra.
LIVROS
A quantidade de livros vendidos no Brasil nos cinco primeiros meses do ano aumentou 8,18% em relação ao mesmo período de 2021. Os dados constam do Painel do Varejo de Livros do Brasil, produzido pelo Sindicato Nacional dos editores de Livros (SNEL).
FRANQUIAS
Depois do impacto negativo pelo fechamento de lojas e pelo “fique em casa”, o setor de franquias encontra-se em recuperação. No primeiro trimestre de 2022, o setor cresceu 8,8% em relação ao mesmo período de 2021.
Os setores de franquias que mais cresceram foram os de moda (13,5%) e saúde e bem estar (13,4%).
ESPUMANTES COURMAYEUR
A Courmayeur do Brasil, vinícola do Vale dos Vinhedos que tem 80% de sua produção voltada para espumantes, teve dois de seus produtos – Courmayeur Espumante Moscatel Branco e o Courmayeur Espumante Extra Brut Rosé – agraciados com a Medalha de Ouro conferida pelo 11º Brazil Wine Challenge. Este desafio, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), é o único concurso de vinhos do Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
A premiação deve ser valorizada, porque perto de mil amostras de 15 países foram avaliadas.
A Courmayeur não trabalha com produto estocado, o que garante vinhos com maior frescor; mantém a rotina de elaboração e engarrafamento ativa de janeiro a janeiro. A vinícola tem 10 rótulos que vão do nature, passando pelo extra-brut, brut e demi-sec, até o moscatel. Dos 700 mil litros anuais que produz, 560 mil litros são de espumantes.
O Courmayeur Espumante Extra-Brut Rosé 2021 deverá chegar ao mercado ainda no mês de junho já ostentando a Medalha de Ouro.
OPÇÕES TURÍSTICAS
O roteiro enoturístico do Vale dos Vinhedos terá novidades a partir do dia 7 de julho. É o Ristorante Dolce Italia, operado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Vinícola Cave do Sol, que oferecerá cursos de curta duração e workshops voltados à culinária contemporânea com inspiração na cozinha italiana.
Os cursos, que serão para o almoço nos dias da semana, exceto as segundas-feiras, de 12h às 14h, permitirão ao visitante montar o seu próprio cardápio a partir de um menu com 4 opções e terão capacidade para até 100 pessoas e serão ministrados por chefs internacionais.
O projeto, fruto da parceria da Universidade de Caxias do Sul com a Vinícola Cave do Sol, tem por objetivos divulgar a culinária regional, oferecer atrações ao enoturismo e associar a culinária aos vinhos da região.
AZEITE SABIÁ
O primeiro Azeite Sabiá foi extraído em 2018 de azeitonas plantadas na Fazenda do Campo Alto, Santo Antônio do Pinhal, SP, e na Fazenda Sabiá da Vigia, em Encruzilhada do Sul (RS).
Em pouquíssimo tempo de existência, o Azeite Sabiá já conquistou prêmios pelo mundo afora. O mais recente foi o prêmio concedido Pelo Evooleum Awards.
O EVOOLEUM Awards – Prêmios Internacional de Qualidade do Azeite Extravirgem – é organizado há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO). O corpo de degustadores do concurso espanhol é considerado o mais experiente e exigente grupo de provadores internacionais.
O Guia EVOOLEUM World’s TOP 100 Extra Virgin Olive Oils, com versões em inglês e espanhol, elabora anualmente o exclusivo EVOO TOP100 com os 100 melhores azeites extravirgens do mundo. O Azeite Sabiá aparece no guia como um dos 10 melhores do planeta e foi o único azeite de fora da Europa a receber tal distinção.
TURISMO NA EUROPA
Turistas brasileiros vêm encontrando dificuldades e desconforto nas viagens para países da Europa, os quais poderão agravar-se com o aumento do fluxo de pessoas em viagens de verão. Algumas companhias aéreas reduziram o número de voos programados para o verão europeu.
Há escassez de mão de obra e greve de funcionários de empresas aéreas e terminais, que provocam congestionamentos e demora na entrega de bagagens nos aeroportos.
A aviação perdeu mais de 2 milhões de empregos durante o período agudo da COVID-19 e muitas pessoas trocaram o trabalho em aeroportos por outros. Também filas têm ocorrido na Imigração.
Consequências negativas da COVID-19 ainda não superadas.
INTERRUPÇÃO NA PRODUÇÃO
As três maiores montadoras do país – Volkswagen, General Motors (GM) e Fiat – interromperam novamente a produção de veículos no país em razão a falta de componentes eletrônicos.
O problema atinge também a indústria de aparelhos eletrônicos. O número de fábricas com atrasos na entrega de produtos é o maior desde o início da crise dos semicondutores.
O lockdown na China, a guerra na Ucrânia e a demora na liberação de cargas nos portos são os motivos da falta de semicondutores no Brasil.
SHOPPING CENTERS
Os shopping centers tiveram as vendas aumentadas em 81,5% no mês de abril em comparação com abril de 2021. Descontada a inflação, o aumento foi de 61,8%.
Com isso, as vendas aproximam-se dos níveis pré-pandemia e tendem a crescer nos próximos meses.
EMPRESAS E EMPREGADOS
Em 2020, ano em que começaram as restrições por conta da COVID-19, o Brasil registrou, ao mesmo tempo, aumento no número de empresas e queda no número de pessoas empregadas. Isso aconteceu porque muitas empresas foram abertas por empreendedores, eram formadas apenas por sócios e proprietários e não tinham empregados.
O levantamento feito pelo IBGE considera apenas empresas formais e não inclui microempreendedores individuais.
PORTE DE ARMAS NOS ESTADOS UNIDOS
A Suprema Corte dos Estados Unidos reafirmou o direito do cidadão de portar arma de fogo em público. Uma lei do Estado de New York, datada de 1913, que exigia a comprovação da necessidade de legítima defesa para a autorização do porte de arma em público, foi anulada.
A discussão sobre o porte de armas nos Estados Unidos é intensa. De um lado, as pessoas contra o porte de armas, que se baseiam nos frequentes assassinatos coletivos que ocorrem em escolas e lugares públicos e que consideram que as armas somente aumentam a violência. De outro lado, os que defendem o porte de armas como direito de defesa do cidadão e como expressão de sua liberdade.
A decisão não entra em vigor imediatamente; ainda há ritos legais a serem cumpridos.
Não há consenso entre os dois lados.
FRASES DA SEMANA
FOCO
“É uma cultura vencedora. Quando cheguei, eles me colocaram em posição para o sucesso. Sempre tiram de você o melhor e querem o melhor de você”.
Andrew Wiggins, jogador da Liga Norte-americana de Basquete, campeão da Temporada 2021/2022 pelo time do San Francisco Warriors, ao falar da mentalidade reinante no time, que deve ser a mentalidade a ser imposta e explorada nos times, nas empresas e nas organizações.
FOCO E UNIDADE
“Não há egos. Todos estão preocupados em vencer e dão apoio e se ajudam”.
Andrew Wiggins, idem, mostrando que o time campeão, assim como as empresas e organizações, tem que manter o foco no objetivo e a unidade em torno da conquista do objetivo.
EQUILÍBRIO
“Em tempos de inflação alta, as empresas precisam ter visão de longo prazo e devem ter conhecimento de quanto tempo os preços permanecerão altos, quanto tempo o preço cobrado não será devorado pela inflação e quais os limites que os clientes tolerarão”.
Warren Buffet, investidor norte-americano, em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, Ed. 23 Jun, ao falar sobre as dificuldades de gerir empresas em época de inflação elevada.