O Telegram decidiu atender as exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não será mais bloqueado no Brasil. Caso a decisão fosse diferente, a partir de hoje (21/3), o canal estaria fora do ar em todo o território nacional.
O episódio acendeu a luz amarela para três questões fundamentais numa estratégia de Marketing. A primeira diz respeito a importância de trabalhar omnichannel, ou seja, utilizar vários canais de comunicação com o público. A segunda trata da necessidade de ter sempre um Plano B na manga, e a terceira se refere a capacidade que um negócio tem de se adaptar a mudanças.
O Telegram foi a plataforma de comunicação que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, segundo o estudo Mensageria no Brasil Fevereiro de 2022, uma pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. De acordo com o relatório, 60% da população brasileira com smartphones tem o aplicativo. Isso significa um salto em relação aos 13% que ele apresentou em janeiro de 2019 ou até em 2020, quando já havia dobrado esse índice.
O que impulsionou esse crescimento foi o recurso de canais (67% de respostas positivas), que permite conversar com centenas de pessoas ao mesmo tempo. A ferramenta integra a estratégia de muitas marcas e profissionais, especialmente daqueles que oferecem cursos e utilizam a ferramenta para interagir com alunos e prospects – o chamado Marketing de Relacionamento.
É importante lembrar, contudo, que no mundo digital as plataformas vêm e vão, como por exemplo o Orkut, o Foursquare e o Snapchat, que estão em desuso no Brasil. Nenhuma mídia social ou aplicativo é blindada, por isso é preciso atuar em vários canais e ter um Plano de B na manga para redirecionar o público. E o mais importante: essa operação precisa ser muito ágil.
Para não ficar na dependência de uma única plataforma é preciso estar atento às tendências na área, ou seja, ao mesmo tempo em que devemos aproveitar a audiência do ‘canal da moda’, precisamos ficar de olho nas apostas do mercado.
Como alternativa ao Telegram, por exemplo, existem várias opções de plataforma de mensagem. Uma delas é o Signal, uma organização sem fins lucrativos com criptografia de ponta que não coleta nenhum dado de seu usuário. Outro exemplo é o WeChat, que ainda não emplacou no Brasil, mas superou o ‘queridinho’ Whatsapp em atualizações nos últimos anos. O WeChat permite ao usuário conversar, fazer compras, investir, dentre outras funcionalidades. Portanto, fique de olho nas tendências e não deixe a estratégia da sua empresa à mercê de nenhum canal.