BICICLETAS ELÉTRICAS
Em 2022, a movimentação financeira do mercado de bicicletas elétricas cresceu 5,4% em relação a 2021, conforme dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike, que tem como missão fortalecer o mercado de bicicletas e o seu uso). É o quinto ano consecutivo que o mercado de bicicletas elétricas apresenta crescimento.
O Brasil importou e produziu o total de 44.833 unidades de bicicletas elétricas em 2022, número considerado pequeno para o mercado brasileiro. Apenas 1,5% das bicicletas vendidas no Brasil são elétricas. Na Colômbia, as bicicletas elétricas correspondem a 8% do total de bikes.
Os motivos que impedem o mercado de bicicletas elétricas de crescer no país são a alta carga tributária e a falta de infraestrutura das cidades para circulação em segurança.
DINHEIRO
Segundo estudo da Mastercard, apenas 21% dos consumidores da América Latina usam cédulas para fazer pagamentos.
Em 2019, 45% das pessoas pagavam em dinheiro.
As tecnologias digitais – cartão de débito, cartão de crédito, PIX, transferências – estão fazendo o dinheiro cair em desuso.
TURISMO
A Embratur calculou que 2,7 milhões de estrangeiros estiveram no Brasil nos 4 primeiros meses de 2023, número equivalente a 75% de todo o ano passado.
O número de estrangeiros em visita ao Brasil em 2023 superará facilmente o do ano passado.
Segundo a Embratur, o turismo em 2023 já rendeu quase 11 bilhões de reais.
VAREJO
A pedido do jornal O Globo, a Ável Investimentos fez levantamento que constatou que 144 lojas de varejo foram fechadas no período de março de 2022 a março de 2023.
Durante a pandemia, a taxa de juros CELIC estava em 2% ao ano, e as varejistas aproveitaram para tomar muito crédito para ampliar os estoques. Com a pandemia, vieram desemprego, inflação, juros elevados e inadimplência elevada. Segundo o SERASA, 48,5% das famílias estão inadimplentes. Esses fatores prejudicaram as grandes varejistas.
A taxa de juros meio para segurar a inflação, poderá cair no segundo semestre caso os índices de inflação sigam a tendência de queda, mas o efeito do corte de juros demora a chegar à economia real.
SEMANA DE 4 DIAS
A Organização 4 Day Week Global, fundada pela neozelandesa Charlotte Lockhart, tem liderado testes em países para verificar se a adoção da semana de 4 dias de trabalho prejudica a produtividade e a eficiência. A ideia da organização é reduzir a jornada de trabalho e manter o salário e a produtividade.
O objetivo da semana de 4 dias é aumentar o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, de forma que eles consigam ser mais eficientes durante a jornada de trabalho.
O modelo propõe medidas diferentes ou híbridas: o fim de semana começando na quinta-feira ou acabando na segunda-feira, fazendo pausa no meio da semana ou por rodízio dos trabalhadores.
O calendário brasileiro é cheio de feriados, alguns emendados com o fim de semana. Férias de 30 dias. A produtividade e a eficiência resistirão à semana de 4 dias?
RANKING DE PRODUTIVIDADE
Um dos grandes problemas brasileiros é a baixa produtividade. O Brasil tem um dos piores índices de produtividade em todo o mundo.
A IMD, empresa suíça de formação de executivos e de líderes, elaborou o ranking dos 60 países com maior produtividade de 2022. A pesquisa é realizada desde 1989.
A Dinamarca e a Irlanda lideram o ranking. O Brasil ocupou a 57ª, posição, à frente apenas da África do Sul, Mongólia, Argentina e Venezuela.
Em razão da grave crise econômica que enfrentam, Argentina e Venezuela não podem servir de parâmetro e nem de consolo.
PASSAGEM AÉREA
O preço das passagens aéreas encheu-se de penduricalhos.
Escolher assento tornou-se pago. Se o voo tem escalas, a taxa de escolha de assento é dobrada. Garantir que menores se sentem ao lado dos responsáveis tornou-se gasto extra.
Existe taxa para furar a fila de embarque e ter mais chance de levar a mala a bordo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que “qualquer serviço adicional ao transporte, seja oferta de espaço maior, seja prioridade na fila de embarque (respeitando, contudo, a preferência estabelecida em lei), sejam serviços de bordo, são considerados acessórios e não são regulados e nem normatizados pela agência”.
Informou ainda que “a cobrança por serviços acessórios é prática comum nos principais países do mundo e possibilita a atuação de empresas aéreas com diferentes medidas de negócios, o que tende a atrair mais concorrência para o setor”.
AINDA SOBRE O MINISSUBMARINO TITÃ
Segundo Don Walsh, oceanógrafo e militar norte-americano, acidentes fatais com submarinos tripulados não militares são raros. Em 70 anos de operações de submarinos tripulados não militares, apenas 6 pessoas haviam morrido. Com os 5 mortos em sua viagem, o Titã praticamente dobrou esse número.
Muitos outros submersíveis realizam mergulhos transportando milhares de passageiros para o fundo do mar e não há acidentes. Contudo, as empresas levam passageiros a pequenas profundidades, em torno de 30 metros. O Titã desceria a 3.800 metros de profundidade, onde está o Titanic. Teria que ter estrutura reforçada para suportar a pressão.
Don Walsh considera que a falha pode ter sido no casco experimental do minissubmarino, feito de fibra de carbono não testada, ou na grande janela que não foi fabricada de acordo com os padrões aceitos para grandes profundidades.
Don Walsh, 91 anos, sabe o que fala. Ele foi uma das primeiras pessoas a chegar ao ponto mais profundo dos oceanos, a Depressão Challenger, nas Fossas Marianas, a 10.984 metros de profundidade, localizadas no Oceano Pacífico. Para Don Walsh, o mergulho em submarinos é atividade segura, desde que os equipamentos sejam projetados e construídos de acordo com as normas de segurança estabelecidas.
PETS
A SKS CX Customer Experience Consultancy, união da consultoria brasileira SKS|Perception com a Checker Software, Start up Israelense de pesquisa de mercado, concluiu que as pessoas querem que seus pets sejam mimados e que as empresas que não respeitarem essa regra terão dificuldade.
Como consideram que os pets se tornaram membros das famílias, os tutores desejam cuidados especiais para seus animais de estimação. Esse desejo abre espaço para empresas que oferecem serviços do tipo táxi, excursão, passeios, festas e até velório para os pets.
Quem tem pet sabe a dificuldade de se deslocar com ele a tiracolo. Daí a ideia do serviço de “táxi dog”, para transportar os pets com equipamentos que lhes ofereçam segurança e conforto.
ENERGIA SOLAR E EÓLICA
Os dados, informados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), confirmam o crescimento da geração de energia eólica e da energia solar no Brasil e a transformação da matriz energética de energia elétrica brasileira.
No início dos anos 2000, o Brasil tinha 90% da eletricidade gerada por energia hidrelétrica e a energia gerada pelo sol e pelo vento não somava 1% do total gerado.
Nos anos 2020, as eólicas somam 26 GW de potência, que correspondem a 13% da eletricidade do país. A energia solar soma 30 GW de capacidade, 14% da geração nacional.
A previsão da Absolar é que o crescimento continuará e que, até 2030, a capacidade da energia gerada pelos ventos deve atingir 50 GW, e a gerada pela luz solar deve chegar a 41 GW.
O principal motivo do avanço dessas tecnologias é o barateamento de custos para sua instalação.
SEGURANÇA PARA AS MULHERES
A agência de publicidade Almap BBDO idealizou um projeto para oferecer maior segurança para as mulheres em pontos de ônibus, que conquistou o prêmio Leão de Ouro no Festival de Cannes, considerado o maior festival e criatividade do mundo.
O projeto, executado com a Eletromidia, empresa de mídia “out-of-home”, mapeou pontos de ônibus nos quais as mulheres, desacompanhadas, se sentem mais vulneráveis à noite.
Nos pontos de ônibus, os painéis publicitários são trocados por outro com câmera noturna, microfone e conexão com a internet, que permite que a mulher, que espera o ônibus, se conecte com uma profissional da Eletromidia; basta tocar a tela. As duas podem conversar e se veem até que chegue o ônibus.
A Eletromidia tem o propósito de transformar as cidades e melhorar a vida das pessoas e colocou a tecnologia a serviço da população, especialmente das mulheres que utilizam transporte público.
MOVIMENTO EM LOJAS FÍSICAS
A pesquisa Índice de Performance do Varejo, organizada pela HiPartners Capital & Work, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), apurou que o movimento em lojas físicas caiu 3% em maio de 2023 em comparação com maio de 2022.
As lojas de rua tiveram aumento de 8% na visitação do público. As lojas de shoppings tiveram retração de 4% no movimento de clientes.
CENSO 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os primeiros resultados do Censo 2022. O Brasil tem pouco mais de 203 milhões de habitantes.
Houve aumento de 6,5% em relação à população recenseada em 2010, equivalente a 12,3 milhões de pessoas. Contudo, o ritmo de crescimento da população foi bem menor que o esperado. Além disso, foi a menor taxa média de crescimento anual da população – 0,52% – nos últimos 150 anos e a primeira abaixo de 1%.
O IBGE ainda divulgará novos dados, mesmo porque os demógrafos ainda não têm dados para concluir a influência da COVID sobre o resultado do censo.
FRASES DA SEMANA
NEGÓCIO PRÓPRIO
“Há pessoas que têm a ilusão de achar que, se tiverem um negócio próprio, vão trabalhar menos. Isso não existe. Quem tem um empreendimento vai trabalhar mais e tem de mergulhar fundo”.
Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, que tem mais de 3.760 franquias, ao jornal O Estado de São Paulo, que analisa a disposição para trabalhar dos candidatos a terem franquia e daqueles que estão maduros para ter um negócio.
FRANQUIA
“O sistema de franquias é consolidado no Brasil. Franquia é uma forma de minimizar o risco de dar errado. Por outro lado, a pessoa compra um padrão e tem menos liberdade para fazer as coisas da forma que quer”.
Idem, sobre as franquias.
MEDO DE ERRAR
“Há enorme oportunidade de fazer diferente, acertar e se destacar onde os outros têm medo de errar”.
Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, ao jornal Valor Econômico.