A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), entidade privada, tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias do setor instaladas no país e defender os seus interesses, de maneira a fomentar a competitividade e a evolução contínua de sua cadeia produtiva.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
O trabalho em conjunto da ABIHPEC com a ApexBrasil somente poderia render bons frutos para as empresas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Foi o que aconteceu com a criação do Projeto Beautycare.
O Projeto Beautycare Brazil tem a finalidade de facilitar o processo de internacionalização das empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e acelerar o crescimento das exportações de produtos e serviços ligados ao setor.
O Beautycare Brazil tem alcançado bons resultados e, somente em abril, exportou 11,6 milhões de dólares, valor que representa crescimento de 53,4% em comparação com abril de 2021.
No primeiro quadrimestre do ano, as exportações de HPPC cresceram 34,5% em relação a igual período de 2021.
O mês de abril marcou também a incorporação de 13 novas empresas ao projeto, que conta agora com 66 participantes. Juntas, as 66 empresas venderam 100 produtos para 99 destinos no mundo, sendo a Argentina o principal mercado-alvo.
Os produtos para cabelos se mantêm na liderança das exportações de produtos acabados.
Conforme Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, “os números demonstram a força dos produtos brasileiros de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e de nossas indústrias que, mesmo diante de inúmeros desafios, como indisponibilidade e alto custos dos fretes internacionais, fecharam o período com expressivo crescimento de resultados em relação ao ano anterior”.