A cada dia, surgem inovações em todas as áreas de atuação das empresas. Os gestores e empreendedores precisam estar atentos às mudanças e evoluções para aprender com a experiência alheia. As inovações ocorrem em todos os setores da vida das empresas: busca de maior eficiência e de fidelização de clientes; modos de gestão; inovações tecnológicas.
Grandes mudanças se fazem na área de pessoal. As mudanças no trato com os colaboradores têm bons objetivos. A busca de maior humanização no trato com eles e o melhor exercício da liderança; a criação de melhor ambiente de trabalho a fim de obter maior satisfação deles e, em consequência, maior eficiência no exercício da profissão; tratamento mais respeitoso dispensado aos colaboradores.
Eis que surge outra novidade na área de pessoal.
As empresas têm grande preocupação na admissão, contratação e ingresso de novos colaboradores. Para isso, desenvolveram técnicas de entrevistas e de testes para mais bem analisar e conhecer a pessoa que estão a contratar.
Mas, até então, as técnicas de demissão eram feitas de modo protocolar e frio, por meio de ligações telefônicas impessoais.
Ora, o demitido passará por momentos constrangedores e de incertezas e, se receber a notícia da demissão de maneira indiferente e distante, sofrerá maior impacto, que poderá afetar até a boa imagem que ele carregará da empresa onde trabalhou.
A maioria dos desligamentos não é bem conduzida. Os desligamentos são feitos por meio de mera comunicação de demissão e de agradecimento formal pelo tempo que a pessoa dedicou à empresa.
Fato marcante ocorreu com a demissão de 900 funcionários da empresa norte-americana Better pelo Zoom (empresa americana de serviços de conferência remota com sede na Califórnia, que fornece serviço de conferência remota e combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel). A demissão do grande número de colaboradores ganhou manchete em razão da agressividade e do desrespeito como ocorreu. O CEO da empresa, Vishal Garg, que fez a demissão de 900 colaboradores pelo Zoom, foi afastado temporariamente das funções e precisou ir a público para dar explicações.
Em razão desse fato e do aumento da preocupação das empresas com seus colaboradores, elas têm dedicado tempo a preparar seus líderes e gerentes no trato com os colaboradores até no momento de desligamento deles.
A empresa Maxmilhas precisou demitir 167 funcionários em abril de 2020 e preparou um roteiro para que todos fossem demitidos da mesma forma e ao mesmo tempo, a fim de evitar o clima de insegurança “serei eu o próximo?” ou “quando chegará a minha vez?”. A empresa ofereceu extensão do planos de saúde para muitos e criou uma planilha com o nome e o currículo dos demitidos para repassar para outras empresas e em grupos de RH.
Se a experiência do demitido for desrespeitosa, ele se tornará detrator da empresa e prejudicará a imagem dela no mercado, e isso poderá prejudicar futuras contratações.
Não são apenas as questões trabalhistas que movem o novo foco na demissão de colaboradores; trata-se da imagem da empresa diante deles e do respeito como devem ser tratados.
Respeito, clareza e verdade caem bem em qualquer situação, mormente naquelas em que a pessoa, fragilizada, mais necessita de atenção.