Os tênis saíram das quadras de esportes e incorporaram-se ao cotidiano das pessoas, às passarelas e à moda. Leves e confortáveis, adaptaram-se a qualquer ambiente, mesmo os sociais.
A prática de esportes cresceu no Brasil após a COVID, o que tem ajudado a aumentar suas vendas.
Os fabricantes de tênis oferecem diferentes tipos: casual, para corridas, para caminhadas, para práticas esportivas, com estética militar e sociais, que vêm com detalhes como enfeites e até pedrarias. Há modelos com cadarço, sem cadarço, de lona, de camurça, de couro, coloridos, dourados e prateados… A partir de 1990/2000, eles surgiram no mercado de luxo, com modelos da Prada e da Gucci.
O uso de tênis vem diversificando e crescendo. Não há indícios de que saia da moda; ao contrário, eles recebem novas tecnologias para garantir conforto e estilo ao usuário, o que deve conquistar novos usuários. A Olympikus lançou a primeira linha de tênis com grafeno, que custa por volta de R$ 800.
A Vulcabras, empresa brasileira que atua no setor calçadista, passou a concentrar-se no segmento esportivo e obteve 11,5% de aumento de faturamento em 2023. Para manter o foco nessa linha e nos tênis, licenciou a Azaleia (uma das marcas preferidas pelo público feminino, com calçados que vão do trabalho à happy hour) para a Grendene e adquiriu a marca Mizuno da Alpargatas. A Vulcabras tornou-se a maior gestora de marcas esportivas do país e tem a Mizuno, a Olympikus e a Under Armour em seu portfólio.
O mercado de tênis é grande e concorrido; contudo, oferece boas oportunidades. Esse mercado deve crescer à medida que o brasileiro for descobrindo os benefícios oferecidos pelo tênis e mesmo porque o consumo ainda é baixo. Em média, o brasileiro compra um par de tênis a cada dois anos.
Os fabricantes têm incorporado novas tecnologias aos tênis, com o objetivo de oferecer leveza ao calçado e conforto ao usuário. Além, naturalmente, de acompanhar tendências da moda e de acrescentar ao calçado acessórios para embelezá-lo.
A variação dos preços de tênis é grande: aqueles desenvolvidos para certas modalidades esportivas podem custar acima de R$ 2 mil. A disputa entre as marcas é ferrenha e se mede pelo número de pódios conquistados pelos atletas patrocinados com a marca.
Os tênis vieram pra ficar; não devem ir embora.