Com as 27 letas do alfabeto, escrevemos todas as palavras. Com os algarismos de 0 a 9 escrevemos infinitos números.
As sete Notas Musicais são utilizadas na composição de todas as músicas. Como um alfabeto musical, elas permitem reunir as frequências dos sons, combinando-as de forma a gerar melodias.
Letras formam sílabas, que formam palavras, que formam frases, que formam livros, que formam bibliotecas. As notas musicais formam melodias, formam sinfonias e formam o universo musical que conhecemos.
Nota musical designa o menor elemento de um som, em determinada frequência sonora, que é medida em Hertz (Hz).
A frequência das ondas é medida pela quantidade de vibrações completas que a onda sonora tem no tempo de um segundo. Quanto menos vibrações possui a onda em um segundo, mais grave é o som; quanto maior o número de vibrações, mais agudo é o som.
Todos sabem que o nome das sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. Mas, qual a origem do nome delas?
Guido d’Arezzo, (992 – 1050), monge italiano e mestre do coro da Catedral de Arezzo, província de seu nascimento, foi quem deu o nome às notas musicais como o conhecemos. Ele utilizou as sílabas iniciais de um hino latino em louvor a São João Batista, que dizia assim:
- Utqueant laxis
- Resonare fibris
- Mira gestorum
- Famuli tuorum
- Solve polluti
- Labii reatum
- Sancte I
A tradução do hino é:
“Oh! São João, purifica nossos lábios impuros, a fim de que possamos celebrar plenamente a maravilha dos teus feitos.”
A Nota Musical “Dó” era conhecida como “Ut“, e a “Si“, como “San“.
A história do hino também é curiosa. Seu autor, Paolo diácono, depois de pegar bruto resfriado e ficar afônico, implorou a São João que lhe fizesse voltar a voz. Seu pedido transformou-se no hino.
A Nota “sol” chegou a ser encurtada para “so”, para uniformizar todas as notas, de modo que todas elas tivessem duas letras e terminassem por uma vogal, mas a mudança não foi aceita e a nota conservou-se com o nome original “Sol”.
Os nomes das notas musicais mantiveram a forma primitiva até o Século XVII, quando a nota SAN foi substituída por SI, retirado das primeiras letras de Sancte Ioannes.
No Século XVIII, a primeira nota mudou de UTpara DÓ, mais sonora para ser cantada.