Pequenas práticas que podem ser adotadas em sua vida pessoal, em sua casa ou empresa para organizar e trazer leveza no dia a dia.
A frase do título
Esses dias, ocasionalmente vi um vídeo nas redes sociais, desses que aparecem sem que o tenhamos procurado. Apesar de o conteúdo inteiro não ter feito muito sentido pra mim e nem me ter despertado especial atenção, uma de suas frases ficou ecoando na minha cabeça: “Nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar“.
Ah, mas você é profissional da organização, dirão, e é natural que a frase lhe chamasse a atenção. Pode ser.
Como profissional da organização, trago para amáveis leitoras o ponto de vista e as reflexões que a frase me inspirou para, juntas, refletirmos e dela tirarmos conclusões.

Nada quebrado
Quando penso em “nada quebrado“, imagino coisas sem utilidade ou sem função e que, portanto, precisam de um destino. Muitas vezes, deixamos utensílios sem uso no fundo das gavetas ou nos armários, o que gera acúmulo e desordem.
Se o utensílio não tem mais função para você, deixe-o ir. DOE! DESAPEGUE!
Se faz sentido mantê-lo, mas precisa de conserto, dê-lhe vida: CONSERTE, USE!
Agora, se ele perdeu a função e não pode ser consertado e nem vale a pena consertá-lo, DESCARTE, conscientemente!
Nada faltando
O “nada faltando” me leva a olhar para as coisas práticas que são necessárias para o bom funcionamento de um equipamento ou essencial para uma atividade específica. Por exemplo, uma lâmpada queimada no lustre do escritório ou um utensílio doméstico. São necessários? Compre ou repare e deixe a casa funcional com os equipamentos em bom estado.
Não é sair comprando tudo que você acha que falta ou ter duas ou três peças de reserva entulhando a casa. É, sim, comprar o que é essencial, mantendo sempre o olhar para o consumo consciente.

Nada fora do lugar
E por último, mas não menos importante, “nada fora do lugar” me remete à definição do espaço para onde as coisas devem voltar quando não estão em uso. Aprendi com minha mãe que “quem abre fecha; quem acende apaga; quem tira do lugar recoloca”.
Dê importância a isso, não a fim de deixá-la parecendo cenário de novela. A casa tem vida, e vida tem movimento.
O importante é saber equilibrar o movimento e a ordem. Cada um no seu momento, para que você possa desfrutar do movimento sem se preocupar com a bagunça, sabendo que haverá também o momento da ordem que será tão desfrutado quanto.
Relacionamentos
Apesar de não ser psicóloga, digo que o conceito de “nada quebrado, nada faltando, nada fora do lugar” vale também para os relacionamentos.

Não deixe nada quebrado no relacionamento: esclareça, explique-se, acerte-se.
Não deixe nada faltando para você e nem para o parceiro: completem-se, doem-se, apoiem-se.
Não deixe nada fora do lugar: organizem-se para caminharem juntos.
Organização
Vilem Flusser (1920 – 1991), filósofo tcheco-brasileiro, ensina que “um mundo caótico careceria de significado e seria ocioso querer governá-lo e modificá-lo“.
A organização é essencial.
Débora Fuscaldi.
Personal Organizer.
Após 20 anos no mercado corporativo, fez a transição de sua carreira para o empreendedorismo, cuja especialidade é levar organização e leveza para a casa dos clientes.
3 Comentários
Adorei o texto. Inclusive, já me inspirou para fazer este check aqui começando pelo armário da cozinha!
Texto inspirador!!!! Principalmente pra mim, que mudei essa semana de casa….me deu mais forças para desapegar do que não tem mais sentido e utilidade pro novo lar!!!!
Isso tudo é fato, , temos mesmo que desapegar de coisas que já não servem pra gente portanto nada quebrado, nada faltando e nada fora do lugar,