Sabe aquela decisão que a gente fica adiando? Aquela conversa difícil, aquela mudança de processo trabalhosa? Pois é. Apesar de parecer que não, quanto mais a gente adia, pior vai ficando a situação. Igualzinho a uma gaveta que a gente não mantém em ordem. Vai jogando as coisas lá dentro e depois, pra achar alguma coisa ou pra organizar, só Jesus!
TOMADA DE DECISÃO
Tomar decisões difíceis e implementar mudanças necessárias dentro de uma empresa é tarefa desafiadora. Cotidianamente, nos deparamos com situações em que precisamos fazer o que precisa ser feito. Mesmo que isso envolva mandar alguém embora, dar feedback negativo a um colaborador, implantar novo processo ou enfrentar resistências internas. E é aí que o bicho pega! Ficamos com medo de enfrentar esses desafios e acabamos adiando decisões e mudanças.
Vamos falar abertamente sobre a importância de não protelarmos alguns aspectos fundamentais da gestão empresarial.
Por exemplo: demitir um colaborador quando necessário. Embora seja decisão difícil de tomar, manter funcionário que não está cumprindo suas responsabilidades ou que está prejudicando o desempenho da equipe pode ter impactos negativos na empresa como um todo. O clima organizacional fica prejudicado, a motivação da equipe cai, a produtividade diminui e o sentimento de injustiça aflora. Afinal, se tem alguém que não está performando bem, outro terá que assumir a tarefa. Isso se chama “premiar a incompetência”.
Na equipe, ninguém quer o colega que não cumpre bem o seu papel. Ao tomar a decisão de demitir alguém, os gestores demonstram a importância de manter ambiente de trabalho produtivo e de valorizar o desempenho e o bem-estar da equipe. Quando olhamos sob essa perspectiva, a decisão fica mais leve, não é mesmo?
Outro exemplo: dar feedbacks construtivos quando um colaborador não está tendo bom desempenho. Muitos gestores temem essa responsabilidade, mas se queremos evitar a necessidade citada do primeiro exemplo, os feedbacks são essenciais para o crescimento e desenvolvimento individual e coletivo da empresa.
Ignorar problemas de desempenho ou evitar conversas desconfortáveis pode levar à cultura de baixo desempenho e de falta de responsabilidade. Ao fornecer feedbacks claros, específicos e orientados para soluções, os gestores ajudam os colaboradores a entender suas áreas de melhoria e a buscar o desenvolvimento profissional. E concordam que isso é bom pra todo mundo?
IMPLANTAR NOVOS PROCESSOS
Mais um exemplo interessante: a implantação de novos processos e mudanças nas operações. Toda e qualquer mudança pode encontrar resistência interna. É natural que as pessoas resistam a mudanças, especialmente quando estão acostumadas a rotinas e métodos estabelecidos. No entanto, adiar mudanças necessárias pode resultar em estagnação e falta de inovação.
Ao implantar novos processos, mesmo que alguns colaboradores sejam contra eles, os gestores demonstram coragem e visão estratégica e estão buscando melhorar a eficiência e a competitividade da empresa. O que não pode acontecer é o gestor não implementar o que for necessário por causa da resistência. Isso compromete o resultado da empresa e, no médio prazo, pode comprometer o emprego do seu time. Afinal, a empresa que não cresce e não evolui fica para trás no mercado.
Por isso é tão importante não tapar o sol com a peneira dentro da empresa. Ignorar problemas ou fingir que eles não existem não os fará desaparecer. Pelo contrário; pode agravar a situação e prejudicar a empresa no longo prazo. É essencial enfrentar os desafios e tomar medidas proativas para resolvê-los. Isso inclui reconhecer problemas ou lacunas nas operações, lidar com conflitos internos, promove cultura de transparência e abertura e buscar soluções eficazes.
Adiar mudanças necessárias pode ser tentador, especialmente quando envolve enfrentar situações desconfortáveis ou desafiadoras. No entanto, essa procrastinação pode ter repercussões negativas tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Ao adiar mudanças necessárias, a empresa pode perder oportunidades de crescimento, enfrentar problemas cada vez mais complexos e enfrentar dificuldades para se adaptar às demandas do mercado.
Por isso, não deixe suas gavetas ficarem bagunçadas. Ao tomar decisões difíceis, tais como lidar com problemas e implementar mudanças, os gestores demonstram coragem, liderança e comprometimento com o sucesso e a sustentabilidade da empresa.
2 Comentários
A Lissandra e demais!
Amei o jeito divertido em comparar decisões difíceis com gavetas atunhadas, porém, rica em detalhes de verdadeiros.
Muito bom!