Waldir Beira Júnior, presidente e acionista da Ypê, empresa brasileira de produtos de higiene e limpeza, com sede na cidade de Amaparo, estado de São Paulo, concedeu entrevista para o jornal O Estado de São Paulo, na qual expõe conceitos muito úteis para gestores.
A Ypê é uma das líderes do setor de produtos de limpeza do país e, para fazer a empresa destacar-se na área de muita concorrência, ele diz que o foco da Ypê é fazer o produto com a melhor relação custo-benefício.
Ele sabe que a linha de seus produtos não é a mais barata e nem a mais cara do mercado, mas tem consciência de que o seu produto é o melhor possível pelo preço que oferece. Esta a relação custo-benefício a que se referiu.
A Ypê foi fundada pelo pai e pelo avô de Beira Júnior em 1950 e iniciou as atividades fabricando sabão em barra caseiro em pequeno galpão. Como não tinha dinheiro para investir em publicidade, seu avô estampava nos produtos a frase “Nossa melhor propaganda é a qualidade”. A propaganda era feita boca a boca, citando a qualidade do produto.
A empresa se desenvolveu com base na filosofia de seu criador, escorada na qualidade dos produtos que fabrica e sem perder de vista o preço. A Ypê tem hoje 20% do mercado nacional dos produtos de limpeza e é a segunda em participação no mercado.
Desde 1950, a Ypê ampliou o portfólio de produtos e encontra-se em processo de inovação constante.
Além do mercado nacional, passou a exportar para mais de dez países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio.
Recentemente, a empresa inaugurou um dos mais sofisticados centros de distribuição do planeta, no qual robôs atuam 24 horas na embalagem e entrega de pedidos. Contudo, Beira Júnior acredita que as pessoas são mais importantes que a tecnologia, porque são elas que determinam o que e como o robô deve fazer.
Segundo ele, são as pessoas que fazem a tecnologia funcionar, controlam os robôs, ditam as funções a serem realizadas, dão manutenção nas máquinas, decidem a programação e decidem o que fazer diante de imprevistos. Daí, a necessidade de valorizar a equipe.
As empresas não funcionam apenas com tecnologia e robôs. Os robôs podem dar maior eficiência ao processo, mas os colaboradores são essenciais.