Vivemos em uma era emocionante, repleta de oportunidades para inovar e transformar nossos negócios. Para empreendedoras atualizadas, a incorporação da inteligência artificial (IA) na estratégia de marketing tornou-se ferramenta poderosa, oferecendo insights valiosos e ampliando a eficácia das ações. Já falei sobre IA aqui na coluna, mas hoje quero destacar como essa revolução tecnológica, combinada à ação estratégica no WhatsApp Business e da automação, pode impulsionar os negócios a novos patamares.
Já sabemos que a IA oferece a capacidade de entender o comportamento do consumidor de maneira individualizada, permitindo a personalização sem precedentes nas estratégias de marketing, o que significa que podemos criar experiências únicas, alinhadas às necessidades específicas de nossos clientes. Seja antecipando preferências de compra, seja oferecendo recomendações personalizadas, a IA eleva a conexão emocional entre a marca e o consumidor.
Também sabemos que no coração de qualquer negócio de sucesso está atendimento excepcional ao cliente. Com o WhatsApp Business, temos uma ferramenta pronta para promover essa excelência. Ao integrar a IA nas interações, podemos automatizar respostas, fornecer informações rápidas e resolver consultas com eficiência. Isso não apenas economiza tempo, mas também fortalece a lealdade do cliente, peça-chave no quebra-cabeça do empreendedorismo.
O WhatsApp Business também é uma plataforma de comunicação indispensável para ações comerciais. Quando combinado com a IA, se torna um vendedor eficiente e persuasivo, oferecendo respostas personalizadas e em tempo real. Já existem inúmeros aplicativos e ferramentas no mercado oferecendo esta solução conjunta, como por exemplo a BATConversa.
Caso você ainda não esteja convencida de que a incorporação da inteligência artificial na estratégia de marketing, aliada à ação estratégica no WhatsApp Business, não é apenas uma tendência, mas que é necessidade para crescer na era digital, saiba que a IA possibilita desenvolver campanhas de marketing muito mais eficazes, segmentando públicos-alvo de maneira inteligente. Com dados analíticos robustos, podemos compreender melhor o retorno do investimento e ajustar estratégias em tempo real. A combinação da IA com o WhatsApp Business permite que a comunicação seja instantânea e direcionada, criando uma abordagem mais personalizada em nossas campanhas.
E mais: contrariamente à ideia de que a IA retira a humanidade do marketing, ela, na verdade, aprimora a capacidade de oferecer experiências autênticas. Com o WhatsApp Business, podemos agregar um toque humano às interações, enquanto a IA cuida das operações rotineiras. Essa simbiose cria experiência mais significativa para nossos clientes, construindo confiança e fidelidade.
É hora de abraçar a inovação, elevar nossos negócios e solidificar nosso papel no mundo dos negócios. Lembrem-se, o futuro é digital e a revolução já começou.
Este texto foi produzido com suporte de Inteligência Artificial.
Cuidados importantes na hora de utilizar IA
A inteligência artificial é a tecnologia mais revolucionária da última década e foi desenvolvida para acelerar as atividades exercidas por nós humanos, inclusive podendo impulsionar o aumento de ganhos, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar. Confira:
Privacidade e proteção das informações:
Não compartilhe com tais ferramentas as suas informações confidenciais ou dados que sejam sensíveis. A partir do momento que você espontaneamente entrega tais informações à plataforma, ela poderá utilizá-la para outros fins.
Cuidado com o site que está clicando:
É importante que os usuários tenham consciência digital. Todo site a ser acessado e utilizado precisa ser averiguado, uma vez que há notícias de que sites fingem se passar pelo ChatGPT para hackear computadores e aplicar golpes.
Autoria do Conteúdo:
Precisamos entender que, no caso do ChatGPT, a empresa desenvolvedora garante em seus termos que há a cessão do direito de uso aos usuários, o que significa que você pode utilizar o resultado trazido pela ferramenta. Mas vale ressaltar que esse conteúdo produzido não é seu; porém, se você revisar, refinar e ajustar, você passa a ser coautor do conteúdo. A OpenAI recomenda que você faça a seguinte referência: “”O autor gerou este texto em parte com o GPT-3, o modelo de geração de linguagem em larga escala da OpenAI. Ao gerar o rascunho, o autor revisou, editou e revisou o idioma de acordo com seu gosto e assume a responsabilidade final pelo conteúdo desta publicação“.
Proibição de Uso x Diretrizes de Uso:
Algumas empresas já se pronunciaram que a utilização é proibida para fins profissionais, isto é, um empregado, a título de exemplo, que esteja utilizando a ferramenta para o desenvolvimento das suas atividades profissionais, pode sofrer consequências, se a empresa já se pronunciou sobre a proibição de tal conduta, sujeitando-se, pois, à demissão por justa causa.
Por outro lado, é importante que as empresas elaborem as diretrizes do uso das referidas ferramentas de forma segura, a fim de resguardar o sigilo e a confidencialidade das informações.
Erros da Inteligência Artificial:
As ferramentas criadas já apresentaram erros factuais e “alucinações”. Por isso, uma das maiores ressalvas aos usuários é a utilização de forma moderada, pois todo o conteúdo produzido pela inteligência deve ser conferido e validado.
Fonte: Dra. Martina Hanna do Nascimento El Atra, Advogada Especialista em Direito Digital pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É Coordenadora do Departamento de Direito Digital e Privacidade de Dados da MABE Advogados Associados.
1 comentário
Muito interessante as informações, principalmente as que mencionam a autoria de conteúdo.