Como saber se seu produto está tendo boa aceitação e aprovação pelos consumidores? Como saber se sua loja é aprovada pelos clientes? Como saber se o cliente ficou satisfeito com o serviço que você lhe prestou?
Você pode ter seus métodos de avaliação e de obter feedback. Esta matéria lhe dará método simples que você usará facilmente sem precisar recorrer a pesquisa mais sofisticada embora, claro, sem resultado preciso.
MÉTODO DOS 3 Rs
Por meio de 3 palavras, iniciadas pela letra R, você poderá avaliar a aceitação e aprovação de seu produto (empresa ou serviço prestado).
São elas: Reconhecimento, Repetição e Recomendação.
RECONHECIMENTO
O primeiro R, de reconhecimento, é para você saber se o cliente reconhece o seu produto como capaz de atender às necessidades dele e se reconhece os benefícios que seu produto oferece em relação aos benefícios que o concorrente oferece. E mais, se o cliente reconhece que o preço que você cobra é justo e compatível com aquilo que você oferece.
Este raciocínio é válido para produto, loja (atendimento, produtos oferecidos e sua qualidade, facilidades, confiabilidade) ou serviço prestado. Os questionamentos são semelhantes.
Ao adquirir o seu produto (comprar em seu estabelecimento ou contratar seus serviços), o cliente reconhece o valor do bem adquirido.
Parabéns! Você superou o primeiro degrau. Vamos aos outros 2 Rs.
REPETIÇÃO
O cliente reconheceu o seu produto e o preço justo e, por isso, o adquiriu. Ele vai para casa com o produto adquirido e aí será o momento que ele testará se ficou satisfeito com o produto. A repetição é o próximo passo depois do reconhecimento.
O cliente pode adquirir um produto e decepcionar-se com ele. É provável que você se tenha decepcionado com algum produto que tenha adquirido em sua vida.
Caso se decepcione com o produto, o cliente não mais o comprará. O cliente não voltará à loja que o enganou ou que vendeu gato por lebre e nem contratará novamente serviço mal feito ou que não tenha atendido suas expectativas.
O cliente que repete a compra demonstra que ficou satisfeito com o produto adquirido. A repetição é a comprovação da satisfação do cliente com o produto ou serviço adquirido.
Segunda etapa vencida. Vamos ao terceiro R.
RECOMENDAÇÃO
A recomendação do produto (loja, ou prestador de serviço) pelo cliente, depois de reconhecê-lo e repetir a compra, evidencia que você cativou o cliente e está oferecendo a ele bom produto. Tão satisfeito ficou que o cliente passa a recomendar espontaneamente seu produto (loja ou serviço) a familiares e amigos.
O mercado está cheio de avaliações de produtos; as compras on line mostram a avaliação feita por clientes. Mas o velho e antigo boca a boca tem grande valia, ainda mais na época em que a tecnologia amplifica a fala das pessoas e potencializa seu alcance.
OS 3 Rs COMPLETOS
Não basta ter compradores de seu produto (aqueles que o reconhecem como bom e com preço justo). Você precisa fazer com que o cliente repita a compra e, mais ainda, que o recomende.
Quem reconhece o produto o compra.
Quem repete a compra é o cliente fidelizado.
Quem recomenda o produto é mais que cliente: é seu marqueteiro, que divulga e defende seu produto.