Como será a festa de fim de ano de sua empresa?
Em época de COVID, e com a ameaça da variante Ômicron (mesmo que ainda não haja confirmação de que tenha chegado ostensivamente ao Brasil), a pergunta procede e deve ser motivo de análise por parte de gerentes e administradores.
Existem aqueles que estão ávidos pelo encontro para poder abraçar amigos, comemorar e conversar. Há aqueles temerosos, que ainda não se sentem à vontade para participar de festas e encontros. Há os que preferem comemorações virtuais. Outros preferem comemorações na própria empresa; outros preferem-nas fora, em restaurantes ou clubes. Como conciliar interesses diversos?
São várias opções, e cada gerente deverá decidir por aquela que mais bem atenda aos objetivos de confraternização da empresa e de interesse da empresa e dos colaboradores para que o encontro não se torne um fiasco.
Decida entre:
- Comemoração virtual;
- Encontros por videoconferência;
- Reunião na empresa ou fora dela, com a presença de familiares;
- Reunião na empresa ou fora dela, sem a presença de familiares;
- Se festa presencial, fazer teste de detecção de COVID na entrada do evento;
- Oferecimento de presentes, por parte da empresa, aos colaboradores;
- Ações de caridade, tais como distribuição de cestas básicas;
- Oferecimento de um valor para o colaborador adquirir itens de festa (cerveja, queijos e acepipes);
- Importante considerar que não ficará bem para a empresa promover encontro virtual se exigiu trabalho presencial ou vice-versa;
- Caso tenha grande número de colaboradores, a empresa pode realizar reuniões de grupos menores, por setores ou por equipes.
De qualquer forma, as festas devem ter o propósito de reunir os colaboradores da empresa em torno da liderança, para que a liderança agradeça os serviços prestados no ano que se encerra, faça o balanço anual com a abordagem dos principais assuntos da empresa e apresente metas, desafios e perspectivas para o próximo ano.
As festas não devem ser meros encontros para beber e conversar; antes, devem contribuir para consolidar a imagem corporativa e aumentar o vínculo entre os colaboradores e entre esses e a empresa. Mesmo se a confraternização for virtual, é possível obter clima de descontração e congraçamento, dependendo da dinâmica que se imprima ao encontro.
Finalmente, é interessante que a empresa colha a opinião de seus colaboradores antes de definir a forma e o local da confraternização.