Veremos, hoje, mais dois fatores fundamentais para o sucesso, dentre os cinco listados por Sun Tzu.
Dividimos a análise dos fatores para facilitar a explanação e para que as gentis leitoras possam assimilá-los aos poucos, à luz do conhecimento e da experiência de cada um. O que não convém é ignorá-los ou desprezá-los.
O segundo fator para o sucesso é:
“Será vencedor quem souber manobrar tanto as forças superiores como as inferiores.”
EXPLICAÇÃO EM TERMOS MILITARES
O exército em guerra tem grupos de diferentes especializações em ação: o soldado que atua a pé; o que opera os blindados; a artilharia que opera os canhões (atirador, remuniciador, apontador, calculador e outros); os que operam as comunicações; o que constrói para superar obstáculos; o pessoal de apoio logístico; o pessoal de saúde. Todos podem operar em grupos maiores ou menores, a depender da missão a ser cumprida; todos são essenciais e todos devem manobrar com eficiência para que a unidade consiga o objetivo almejado. Um setor ineficiente poderá comprometer e fragilizar o conjunto. Uma parte frágil poderá abrir uma brecha que, devidamente explorada pelo inimigo, poderá ser fatal para a unidade, assim como pequeno furo em uma represa poderá provocar o seu rompimento. Então, é necessário que o comandante saiba manobrar com todas as forças de que dispõe, tanto as superiores quanto as inferiores, de modo a obter a eficiência de todas elas.
Havia uma propaganda de televisão em que os instrumentos da orquestra debatiam sobre qual deles seria o mais importante: se o piano, que tem maior destaque, se os violinos mais acionados, se a percussão mais vibrante. O maestro pôs fim à discussão, dizendo que todos os instrumentos, do piano ao triângulo, são importantes, porquanto todos contribuem com sua peculiaridade para o resultado final, que é harmonia e a beleza da música. Dizem os entendidos que, se se retirar apenas uma nota da música de Beethoven, ficará faltando alguma coisa nela.
EXPLICAÇÃO DO FATOR PARA A EMPRESA
Você, gestor, é o maestro de sua organização e deve saber manobrar e valorizar todos os setores e todas as equipes, para que a organização funcione como um todo harmônico, afinado e em unidade. O gestor deve buscar a maior eficiência de todas as equipes, em todas as atividades e em todas as tarefas: tanto as pequenas como as grandes. Todas elas são importantes para o atingimento do objetivo.
A corrente será tão fraca quanto o elo mais fraco que a compõe. A organização tem vários elos, cada um com sua atividade específica: venda, produção, fabricação, controle de estoque, financeiro, marketing, transporte… O elo ineficiente prejudicará o funcionamento do conjunto e se tornará um gargalo a prejudicar o fluxo normal das ações.
Apoiar os setores, incentivá-los e dar-lhes importância fortalece a organização. Debilitar setores enfraquece a organização em sua unidade e em seu conjunto, pois gera insegurança e prejudica-a. A organização será tão fraca quanto o elo mais fraco que a compõe.
O terceiro fator fundamental para o sucesso faz lembrar a unidade e o foco:
“Será vencedor aquele cujo exército estiver animado do mesmo espírito em todas as unidades.”
A vitória ocorre quando todos compartilham os mesmos ideais e lutam pelo mesmo objetivo. Você sabe quem é o responsável por imprimir união e foco em sua empresa? Exatamente, você mesma, empreendedora e gestora. Uma vez mais, Sun Tzu destaca a importância da atuação do gestor na organização, na motivação e no controle de sua equipe, de forma a manter-lhe a unidade e a mente fixa no objetivo. Unidade e foco.
Voltando à figura do remador, o barco somente seguirá em frente quando todos remarem de forma sincronizada e sob a direção do timoneiro.
Você, timoneiro, valoriza suas equipes? Conhece seu pessoal? Valoriza-o? Coordena suas ações? Incentiva-o?
2 Comentários
Ao dividir a análise dos fatores fundamentais para o sucesso, o Coronel Cláudio Duarte demonstrou ter uma excelente didática.
Muito bom o artigo.
Excelente. Claro, preciso e concciso na análise, como sempre. Meus cumprimentos….