Todos sabemos que as redes sociais mudaram nosso jeito de viver e até de consumir. As plataformas sociais vêm crescendo exponencialmente nos últimos 15 anos e a cada dia surge uma nova. Diante de tamanha diversidade e complexidade surge uma grande dúvida: que canais minha empresa deve utilizar?
A resposta não é tão simples, mas estar disponível para o público em diferentes canais de comunicação é essencial para manter o bom relacionamento com os seguidores da marca, sejam clientes ou leads (potenciais clientes). Sendo assim, engana-se quem inclui apenas as redes sociais no Plano de Marketing do negócio. O mesmo ocorre com empresas que procuram estar em todos os canais sem criar uma estratégia adequada para cada um.
O modelo ideal de comunicação com o público passa por algumas análises, como: perfil do cliente, capacidade de atendimento da empresa e orçamento de marketing. Antes de escolher os canais sua equipe de marketing deve conhecer as características de quem vai comprar para saber onde encontrar essa pessoa e como persuadi-la. Também é fundamental estar preparado para atender a demanda, pois de nada adianta atrair um cliente sem capacidade para atendê-lo. Por fim, é preciso estabelecer um orçamento para esse processo, já que o trabalho orgânico está cada vez mais restrito.
Depois de fazer todas essas análises, sim, sua empresa poderá definir os canais ideais para a marca. Contudo, vale ressaltar que mudanças acontecem a todo momento, por isso é fundamental mensurar resultados e rever a estratégia com certa frequência. Dito isso, confira alguns canais de comunicação que precisam ser avaliados para ter uma boa relação com a audiência:
Telefone/SMS
Jamais abandone a boa e velha conversa por telefone ou mensagem de texto na hora de se comunicar com o cliente. Especialmente agora, com o suporte de aplicativos como Skype, WhatsApp e Telegram por exemplo. A comunicação por SMS Marketing (Short Message Service) também pode ser interessante.
Emails ainda são fundamentais na estratégia das empresas, mas é importante criar conteúdos úteis e inserir apenas alguns promocionais. Evite excessos (SPAM), capriche nas chamadas e lembre-se de pedir permissão para enviar material.
Site institucional
Um site é como um cartão de visitas digital ou até mesmo um ponto de vendas 24h. Ele centraliza toda a estratégia de comunicação. Mantenha-o atualizado e compatível com o branding da empresa.
Blog
O blog é o espaço mais importante em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Nele a empresa transmite informações relevantes e melhora as chances de ser encontrada online (buscadores) através de palavras-chave e outros recursos de SEO.
Landing pages
Landing pages são páginas específicas criadas para atrair e converter leads através de uma isca digital (vídeo, ebook, webinar etc.). Os formulários de contato que vêm com elas são um canal de contato eficaz para manter um relacionamento próximo com o público.
Página de Dúvidas Frequentes (FAQ)
Seção do site em que as perguntas frequentes dos usuários são compartilhadas com a audiência. Agradam a audiência e trazem muitas palavras-chave.
Google Meu Negócio
Espaço dentro do Google onde sua empresa pode compartilhar informações relevantes, receber avaliações e até criar um site básico. É fundamental para quem busca relevância na internet.
Redes sociais
Todos os públicos podem ser encontrados nas redes sociais, por isso é fundamental ter sua marca lá, mas escolha a plataforma ideal; tenha presença ativa; não foque em vendas, e responda imediatamente quando houver interação.
Rádio, TV, mídias indoor
Os canais de comunicação tradicionais precisar ser considerados, mas devem integrar uma estratégia abrangente que inclua o universo digital.
Canais de vídeo
O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo. O canal permite tutoriais, entrevistas, dicas, bastidores, podcasts, webinars entre outras possibilidades de interação.
App corporativo
Aplicativos são uma forma de expor os produtos e serviços da empresa e ainda promover atendimento personalizado.
Plataformas de Streaming
Pode ser interessante ter sua publicidade em canais como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Globo Play, Spotify, Apple Music, Google Play Music ou Deezer.