Facebook Instagram LinkedIn YouTube
    domingo, junho 26
    • Fale Conosco
    • Fuchs Inteligência Digital
    • Clima
    • Cotações Moedas
    • Bolsas de Valores
    Facebook Instagram LinkedIn YouTube
    Portal iMulher

    • Home
    • O Portal
      • Parceiros
      • Comercial
    • Colunistas
      • Adriana Moser | Gestão Descomplicada
      • Catia Fuchs | Armadilhas da Mente
      • Cláudio Duarte | Gestão de Guerra
      • Danielle Fuchs | Hiato
      • Leomir Minozzo | A Nova Contabilidade
      • Liege Pedrozo | Vida de Empreendedora
      • Liliani Bento | Mulher na Plenitude
      • Lucas Galvão | Sociedade 4.0
      • Marcus Vinicius Grade | Ilimitada Mente
      • Maya ‘Pooldog’ | Mundo PET
      • Murilo Beduschi | Beleza em Evidência
      • Ronald Hillbrecht | Escolhas e Consequências
      • Rubens Djekupe | Vitazul
      • Si Hillbrecht | Coisas de Si
      • Tatiana Brasil | Ser Sustentável
    • Opinião
      • Editorial
      • Crônica
      • Artigo
      • Dica Cultural
    • Multimídia
      • Espaço i | Arte visual
      • Tribuna i | Entrevista
      • Papo i | Podcast
    • Reportagens
      • Arte, Música & Cultura
      • Empreendedorismo & Gestão
      • Comportamento & Estilo
      • Vida Sustentável
      • Tecnologia & Inovação
      • Vida & Saúde
      • Desenvolvimento & Autoconhecimento
      • Comunicação & Marketing
      • Negócios & Mercado
      • Direitos & Deveres
      • Terceiro Setor
    • Curiosidades
      • Presença de Espírito
      • Dito Popular
      • Mundo UFO
      • Resumo da Semana
    • Fale Conosco
      • Expediente
    • Soluções
      • Qualificação
      • Loja
    Portal iMulher
    Você está aqui:Início » Responsabilidade Social ou Lucros? Qual deve ser o objetivo das empresas?
    Ronald Hillbrecht | Escolhas e Consequências

    Responsabilidade Social ou Lucros? Qual deve ser o objetivo das empresas?

    Ronald HillbrechtPor Ronald Hillbrecht3 de agosto de 20211 comentárioLeitura estimada 6 minutos
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    ESG é uma sigla que vem do inglês (Environmental, Social, Governance) e diz respeito a três fatores considerados essenciais para a mensuração do impacto ético e de sustentabilidade de um investimento em um negócio ou empresa. Muitos investidores hoje em dia preferem selecionar empresas que usam critérios ESG para direcionar seus investimentos. ESG também é um termo genérico em mercados de capitais para avaliar o comportamento de corporações e determinar seus desempenhos financeiros futuros.

    Há cinquenta anos, o Prêmio Nobel em economia, Milton Friedman, escreveu um importante artigo argumentando que a única responsabilidade social das empresas é a maior criação possível de valor para seus proprietários ou, em suas próprias palavras, “existe uma e apenas uma responsabilidade social das empresas, que é usar seus recursos e se engajar em atividades para aumentar seus lucros, enquanto estiver de acordo com as regras do jogo, isto é, enquanto ela compete de forma aberta e livre, sem praticar fraudes”[1]. Desde então, até pelo menos o início do século XXI, esta tem sido a palavra de ordem e estratégia das empresas em sociedades de mercado, mas com a ascensão da ideia ESG a partir dos anos 2000 a noção de responsabilidade social mudou e começou a abraçar outros objetivos, como sustentabilidade ambiental, cuidados com a comunidade onde as empresas estão inseridas e diversidade entre seus funcionários. O predomínio do interesse dos seus proprietários (os acionistas, ou shareholders) foi reduzido em detrimento dos interesses dos grupos pessoas que são afetados pelos processos e resultados das empresas (stakeholders). A questão que surge então é se esta mudança de ênfase é desejável ou não, sendo que o tema levou a importante revista inglesa The Economist a dedicar a matéria de capa (The Political CEO) da edição de 17/04/2021 ao assunto[2].

    É importante tentar entender o que Milton Friedman escreveu e o que isto significa. “Lucros” significa valor de longo prazo para o proprietário, isto é, o valor de longo prazo da empresa. Isto captura também a ideia de que uma empresa pode tomar decisões que reduzem o lucro de curto prazo, mas o aumentam no médio e no longo prazo. Gastos com investimento são um bom exemplo.

    A ideia de maximizar o valor para os proprietários tem sido bem sucedida porque em muitos casos a maximização de lucros dos shareholders está em plena harmonia com a criação de valor para os stakeholders. A maneira de aumentar lucros de uma empresa é convencer seus fornecedores a assinar contratos com ela, atrair, contratar e manter bons funcionários, e convencer seus clientes a adquirir seus produtos. Desta forma, todas as partes envolvidas saem ganhando. Na coletiva de imprensa após o retorno de seu voo espacial, o bilionário americano e proprietário da Amazon, Jeff Bezos, reconheceu este fato ao agradecer a seus clientes e funcionários por ter tornado possível esta aventura. Empresas são, afinal de contas, uma forma de estabelecer cooperação entre diversos grupos de interesses para que estes possam alcançar seus objetivos concomitantemente.

    Ao longo dos anos, um número cada vez maior de clientes e funcionários gostaria de ver um maior engajamento das empresas em causas sociais e ambientais, de forma que pode ser lucrativo para elas corresponder a estas demandas. Esta reação é chamada de ESG estratégico, pois o engajamento em certas causas sociais e ambientais por parte de empresas pode aumentar seus lucros ao satisfazer melhor as demandas dos seus stakeholders. O McDonald’s, por exemplo, com seus programas filantrópicos em prol da saúde de adolescentes e crianças com câncer, se torna mais simpático ao público em geral e aprimora seus laços com as comunidades envolvidas, levando a maior criação de valor para seus acionistas e stakeholders. O apoio de inúmeras empresas à preservação de parques, rios, reflorestamento e proteção à fauna nativa, bem como doações a hospitais, igrejas, ONGs e outras organizações de caráter não lucrativo, representam bem esta ação de ESG estratégico.

    Entretanto, nem todas as atividades de ESG ajudam na criação de riqueza e podem prejudicar ambos acionistas e stakeholders. Uma empresa que se engaja em atividades que reduzem seus lucros de longo prazo reduz também sua capacidade de criar valor para seus proprietários, fornecedores, clientes e outros grupos que se beneficiam de suas ações. Existem, adicionalmente, outros problemas possíveis com o engajamento em atividades ESG, que são os dilemas que surgem naturalmente pelo fato de uma empresa assumir múltiplos objetivos em detrimento de seus lucros de longo prazo. Considere o caso de uma montadora de automóveis, que cogita fechar uma planta que produz carros a gasolina no sudeste no país e abrir uma nova planta de carros elétricos na região sul. Se a montadora tomar esta decisão, ela contribuirá com o objetivo de sustentabilidade ambiental ao deslocar a produção para carros que não emitem CO2 e com o objetivo social de levar atividade econômica e aumento de emprego a outra região. Em contrapartida, ao tomar esta decisão ela contribuirá negativamente para o emprego de funcionários dos seus fornecedores tradicionais e para o nível de emprego na atual região, além de prejudicar seus clientes por deixar de vender um produto mais barato que é acessível aos consumidores mais pobres. Com múltiplos objetivos de ESG, qual deve ser o critério de decisão da montadora? Quais destes objetivos ela deve priorizar? Sem priorizar o critério de maximização de lucros, seus gestores podem tomar qualquer decisão e justifica-la por algum critério ESG, o que torna a ideia de responsabilidade social via ação ESG sem sentido, pois ser mais socialmente responsável por um critério pode equivaler a ser menos socialmente responsável por outro.

    O fato é que cada vez mais as pessoas nas nossas sociedades valorizam os ideais de preservação ambiental, de ambientes de trabalho com maior diversidade e sem qualquer tipo de assédio e de maior prática filantrópica por parte das empresas. Empresas que conseguirem identificar melhor estas novas demandas e aumentar seus lucros praticando o ESG estratégico colocarão um volume maior de riqueza e valor nas mãos dos seus proprietários, fornecedores, funcionários, clientes e outros grupos que se beneficiam de suas atividades. Desta forma, elas estarão atuando com responsabilidade social, exatamente como Milton Friedman explicou há cinquenta anos.

    [1] https://www.nytimes.com/1970/09/13/archives/a-friedman-doctrine-the-social-responsibility-of-business-is-to.html

    [2] https://www.economist.com/leaders/2021/04/15/the-political-ceo

    Destaque empresas esg lucros negócios responsabilidade social
    Compartilhe. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Artigo anteriorÉ hora de desembaraçar a gestão
    Próximo Artigo Descubra o seu padrão
    Ronald Hillbrecht

    O autor tem graduação em Economia pela FURJ (Joinville – SC), mestrado em Economia pela USP e Ph.D. pela University of Illinois (EUA). Atua como professor titular na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS e membro fundador e ex-presidente do IDERS, Instituto de Direito e Economia do RS.

    Related Posts

    Empreendedorismo e a obtenção de direitos no exterior

    26 de abril de 2022

    Gestor: deveres e responsabilidades

    14 de abril de 2022

    A Páscoa, a caça aos ovos e uma lição de economia

    8 de abril de 2022

    1 comentário

    1. Marisa Perozzo on 5 de agosto de 2021 10:18

      Texto muito esclarecedor, até para leigos como eu.

      Reply

    Deixe seu comentário Cancel Reply

    Escolhas e Consequências

    Sobre o colunista

    O autor tem graduação em Economia pela FURJ (Joinville – SC), mestrado em Economia pela USP e Ph.D. pela University of Illinois (EUA). Atua como professor titular na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da UFRGS e membro fundador e ex-presidente do IDERS, Instituto de Direito e Economia do RS.

    • Contato: ronald.hillbrecht@gmail.com

    Sobre
    Sobre

    Somos uma revista digital em formato de portal dedicada a criar conteúdo multimídia e disseminar conhecimento interessante e inovador para mulheres economicamente ativas em busca de evolução.

    Facebook Instagram YouTube LinkedIn
    Menu Principal
    • Home
    • O Portal
    • – Comercial
    • – Parceiros
    • Opinião
    • – Editorial
    • – Crônica
    • – Artigo
    • – Dica Cultural
    • Multimídia
    • – Espaço i | Arte Visual
    • – Papo i | Podcast
    • – Tribuna i | Entrevista
    • Fale Conosco
    • – Expediente
    • Soluções
    • – Qualificação
    Colunistas
    • Adriana Moser | Gestão Descomplicada
    • Catia Fuchs | Armadilhas da Mente
    • Cláudio Duarte | Gestão de Guerra
    • Danielle Fuchs | Hiato
    • Leomir Minozzo | A Nova Contabilidade
    • Liege Pedrozo | Vida de Empreendedora
    • Liliani Bento | Mulher na Plenitude
    • Lucas Galvão | Sociedade 4.0
    • Marcus Vinicius Grade | Ilimitada Mente
    • Maya ‘Pooldog’ | Mundo PET
    • Murilo Beduschi | Beleza em Evidência
    • Ronald Hillbrecht | Escolhas e Consequências
    • Rubens Djekupe | Vitazul
    • Si Hillbrecht | Coisas de Si
    • Tatiana Brasil | Ser Sustentável
    Copyright © 2022. Portal editado por Fuchs Inteligência Digital.
    • Comercial
    • Fale Conosco
    • Fuchs Inteligência Digital
    • Clima
    • Cotações Moedas
    • Bolsa de Valores

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso website e personalizar conteúdo.
    Aceitar Ver Política de Privacidade
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR

    Sobre

    Sobre

    Somos uma revista digital em formato de portal dedicada a criar conteúdo multimídia e disseminar conhecimento interessante e inovador para mulheres economicamente ativas em busca de evolução.

    Facebook Instagram YouTube LinkedIn
    portalimulher
    @portalimulher
    Follow
    Hoje é sexta-feira, dia de Dica Cultural. 🤓

Nossa colunista e editora Simone Hillbrecht traz hoje o que classifica como uma das narrativas mais sensíveis e emotivas com as quais se deparou nos últimos anos. 

Confira e tire suas próprias conclusões sobre ‘A máquina de fazer espanhóis’, de Valter Hugo Mãe.👊

👉 Link na BIO @portalimulher 

#PortaliMulher #DicaCultural #Literatura #Portugal #Envelhecimento
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    Hoje é sexta-feira, dia de Dica Cultural. 🤓 Nossa colunista e editora Simone Hillbrecht traz hoje o que classifica como uma das narrativas mais sensíveis e emotivas com as quais se deparou nos últimos anos. Confira e tire suas próprias conclusões sobre ‘A máquina de fazer espanhóis’, de Valter Hugo Mãe.👊 👉 Link na BIO @portalimulher #PortaliMulher #DicaCultural #Literatura #Portugal #Envelhecimento
    4 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/8
    Sun Tzu dizia que quando conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de 100 combates. 👊

Confira nesta nova edição de Gestão de Guerra, com Cláudio Duarte, como essa máxima reflete nas empresas. 😉

👉 Link na BIO @portalimulher 

#PortaliMulher #gestaodeguerra #suntzu #empresas #estratégia
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    Sun Tzu dizia que quando conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de 100 combates. 👊 Confira nesta nova edição de Gestão de Guerra, com Cláudio Duarte, como essa máxima reflete nas empresas. 😉 👉 Link na BIO @portalimulher #PortaliMulher #gestaodeguerra #suntzu #empresas #estratégia
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    2/8
    Quais são os seus rituais diários? Como você faz a conexão com o seu Ser Interior? 🙏

Caso não tenha entendido as perguntas ou não tenha conseguido tempo pra isso, sugiro conferir a nova coluna Armadilhas da Mente, da psicóloga Catia Fuchs. 😉

👉 Link na BIO @portalimulher 

#PortaliMulher #Armadilhasdamente #saúdemental #equilíbrio #ritual #autoconhecimento #psicologia
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    Quais são os seus rituais diários? Como você faz a conexão com o seu Ser Interior? 🙏 Caso não tenha entendido as perguntas ou não tenha conseguido tempo pra isso, sugiro conferir a nova coluna Armadilhas da Mente, da psicóloga Catia Fuchs. 😉 👉 Link na BIO @portalimulher #PortaliMulher #Armadilhasdamente #saúdemental #equilíbrio #ritual #autoconhecimento #psicologia
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    3/8
    ▪️A Dica Cultural de hoje traz poesia e um pedacinho da história do Frei Antônio das Chagas.

👉Confira, reflita e aproveite o sábado, saboreando este tempo. 

🕰 Link na BIO @portalimulher 

#PortaliMulher #DicaCulturql #Tempo #Reflexão #Vida
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    ▪️A Dica Cultural de hoje traz poesia e um pedacinho da história do Frei Antônio das Chagas. 👉Confira, reflita e aproveite o sábado, saboreando este tempo. 🕰 Link na BIO @portalimulher #PortaliMulher #DicaCulturql #Tempo #Reflexão #Vida
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    4/8
    ▪️Mandar é fácil; governar e liderar pela ação é difícil. E liderança e o exercício da chefia podem ser estudados, treinados e aprimorados. 

Confira a nova edição de Gestão de Guerra, com Cláudio Duarte, e entenda como Sun Tzu interpretava essa missão.

👉 Link na BIO @portalimulher 

#Portalimulher #liderança #gestãodeguerra #suntzu
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    ▪️Mandar é fácil; governar e liderar pela ação é difícil. E liderança e o exercício da chefia podem ser estudados, treinados e aprimorados. Confira a nova edição de Gestão de Guerra, com Cláudio Duarte, e entenda como Sun Tzu interpretava essa missão. 👉 Link na BIO @portalimulher #Portalimulher #liderança #gestãodeguerra #suntzu
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    5/8
    A Dica Cultural desta semana, de autoria do economista e nosso colunista Ronald Hillbrecht, traz uma fascinante coletânea de ensaios sobre mulheres magníficas que ajudaram a expandir e consolidar a democracia, liberdade individual e prosperidade com inclusão social. 

O livro The Essential Women of Liberty (As Mulheres Essenciais da Liberdade) é um projeto do Fraser Institute. 

👉Confira no Link da BIO @portalimulher

#PortalImulher #Literatura #LiberdadeIndividual #Democracia #DicaCultural #Economia
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    A Dica Cultural desta semana, de autoria do economista e nosso colunista Ronald Hillbrecht, traz uma fascinante coletânea de ensaios sobre mulheres magníficas que ajudaram a expandir e consolidar a democracia, liberdade individual e prosperidade com inclusão social. O livro The Essential Women of Liberty (As Mulheres Essenciais da Liberdade) é um projeto do Fraser Institute. 👉Confira no Link da BIO @portalimulher #PortalImulher #Literatura #LiberdadeIndividual #Democracia #DicaCultural #Economia
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    6/8
    Nosso artigo de hoje é em homenagem a você! Saudações a todos os trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento e dignidade da sociedade! 🙂

👉Link na BIO @portalimulher 

#Sociedade #DiadoTrabalho #PortalImulher #Artigo #desenvolvimento
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    Nosso artigo de hoje é em homenagem a você! Saudações a todos os trabalhadores que contribuem para o desenvolvimento e dignidade da sociedade! 🙂 👉Link na BIO @portalimulher #Sociedade #DiadoTrabalho #PortalImulher #Artigo #desenvolvimento
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    7/8
    Chegou o dia do nosso ‘Papo i com ELAS’. Hoje, às 11h, você vai conhecer nossas colunistas, dentre as quais a jornalista e empreendedora Liliani Bento, titular da Coluna Mulher na Plenitude. A curitibana que vive em Blumenau (SC), onde está à frente da New Age Comunicação, vai falar sobre mercado, relacionamento, carreira e muito mais. 😉

Ela é formada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), tem especialização em Jornalismo pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), especialização em Moda e Comunicação pelo Senai, e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

🖊Atuou como repórter e editora por anos em veículos como: Diário Popular – Pelotas (RS), Jornal de Santa Catarina (Grupo RBS) – Blumenau, Gazeta Mercantil – sucursal catarinense, Jornal A Notícia – Joinville. Também produziu conteúdo para a Revista Marie Claire, Revista Veja, Revista Época e Jornal Folha de São Paulo. Prestou assessoria de imprensa para clientes como associações, políticos, prefeituras e universidades até se associar à New Age, que atendeu por anos a conta da Havan, maior loja de departamentos do Brasil.

👉Esperamos você logo mais, às 11h. Inscreva-se pelo link da BIO @portalimulher 

#portalimulher #mulhernaplenitude #comunicaçãoempresarial
    portalimulher
    portalimulher
    •
    Follow
    Chegou o dia do nosso ‘Papo i com ELAS’. Hoje, às 11h, você vai conhecer nossas colunistas, dentre as quais a jornalista e empreendedora Liliani Bento, titular da Coluna Mulher na Plenitude. A curitibana que vive em Blumenau (SC), onde está à frente da New Age Comunicação, vai falar sobre mercado, relacionamento, carreira e muito mais. 😉 Ela é formada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), tem especialização em Jornalismo pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), especialização em Moda e Comunicação pelo Senai, e Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). 🖊Atuou como repórter e editora por anos em veículos como: Diário Popular – Pelotas (RS), Jornal de Santa Catarina (Grupo RBS) – Blumenau, Gazeta Mercantil – sucursal catarinense, Jornal A Notícia – Joinville. Também produziu conteúdo para a Revista Marie Claire, Revista Veja, Revista Época e Jornal Folha de São Paulo. Prestou assessoria de imprensa para clientes como associações, políticos, prefeituras e universidades até se associar à New Age, que atendeu por anos a conta da Havan, maior loja de departamentos do Brasil. 👉Esperamos você logo mais, às 11h. Inscreva-se pelo link da BIO @portalimulher #portalimulher #mulhernaplenitude #comunicaçãoempresarial
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    8/8

    Menu Principal

    • Home
    • O Portal
    • – Comercial
    • – Parceiros
    • Opinião
    • – Editorial
    • – Crônica
    • – Artigo
    • – Dica Cultural
    • Multimídia
    • – Espaço i | Arte Visual
    • – Papo i | Podcast
    • – Tribuna i | Entrevista
    • Fale Conosco
    • – Expediente
    • Soluções
    • – Qualificação

    Colunistas

    • Adriana Moser | Gestão Descomplicada
    • Catia Fuchs | Armadilhas da Mente
    • Cláudio Duarte | Gestão de Guerra
    • Danielle Fuchs | Hiato
    • Leomir Minozzo | A Nova Contabilidade
    • Liege Pedrozo | Vida de Empreendedora
    • Liliani Bento | Mulher na Plenitude
    • Lucas Galvão | Sociedade 4.0
    • Marcus Vinicius Grade | Ilimitada Mente
    • Maya ‘Pooldog’ | Mundo PET
    • Murilo Beduschi | Beleza em Evidência
    • Ronald Hillbrecht | Escolhas e Consequências
    • Rubens Djekupe | Vitazul
    • Si Hillbrecht | Coisas de Si
    • Tatiana Brasil | Ser Sustentável
    Copyright © 2021. Portal editado por Fuchs Inteligência Digital.
    Comercial | Fale Conosco | Fuchs Inteligência Digital | Clima | Cotações Moedas | Bolsa de Valores