Gestores e proprietários de empresas devem inovar em busca de novos clientes ou como meio de fidelizar clientes antigos. Cada empresa tem a maneira própria de inovar; tudo dependerá da imaginação do gestor.
Vejamos exemplos de inovação e de busca de nichos, por meio dos quais os empreendedores conquistam espaço e clientes.
MERCADO DE BELEZA
Os salões de beleza, masculinos e femininos, são mercados promissores, mas os gestores devem agir para manter a agenda cheia.
O proprietário do Salão Nordus, Tiel Santos, inovou. Clientes comentaram com ele que gostariam de cortar o cabelo e fazer a barba mais vezes durante o mês, mas o aumento do número de visitas ao barbeiro pesaria no orçamento e ficaria muito caro. Tiel teve uma boa ideia.
Lembrou-se do serviço de streaming de televisão, por meio do qual a pessoa paga mensalidade e assiste aos programas quando quiser e quantas vezes quiser. Tiel criou uma espécie de streaming para a barbearia, que funciona da seguinte forma.
Por um valor mensal, pago antecipadamente, o cliente pode ir à barbearia quantas vezes precisar durante o mês. Com isso, a barbearia deixou de depender dos atendimentos diários, pois criou renda segura.
Segundo o proprietário, a barbearia aumentou o faturamento em 30% em apenas dois meses. Assim, garante o valor do mês e fideliza o cliente.
MERCADO DE CARNES
A Carapreta, empresa que produz e negocia carnes nobres, lançou-se ao mercado há apenas três anos. O mercado de carnes é altamente competitivo, mas a empresa estudou o mercado, verificou as aspirações dos consumidores e identificou três falhas na venda de carnes, das quais os consumidores mais se queixavam.
A falta de regularidade de produtos, a variação da qualidade das carnes durante o ano e falta de padronização. A falta de regularidade se deve aos períodos de entressafra e de estio. A falta de regularidade fazia com que o produto faltasse; ora o mercado tinha o produto, ora não tinha. A falta de padronização fazia com que o produto variasse de qualidade ao longo do ano.
A empresa atacou as falhas apontadas pelos clientes. Corrigiu a qualidade de seus produtos por meio da genética do gado focada na qualidade da carne. Atacou a falta de regularidade dos produtos por meio de sistema de produção de alimentos próprios e da irrigação das fazendas onde cria o gado. Com isso, manteve a padronização de seus produtos.
Ao atacar as três queixas dos clientes, conseguiu padronizar seus produtos, manteve a qualidade constante e conseguiu manter a oferta dos produtos durante todo o ano.
Exemplos de criatividade e inovação.