O PORTALIMULHER tem buscado exemplos de empreendedores que sirvam de inspiração para nossas leitoras e tragam-lhes ensinamentos. Isonel da Paixão Araújo, 49 anos, mineiro de Muriaé, tem boas lições a ensinar.
Com 18 anos, Isonel mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar como garçom e barman. Mas ele queria mais, bem mais. Almejava ter o próprio negócio e começou a economizar para ter condições de empreender.
Aos 26 anos, montou um sacolão/hortifrúti na região de Taboão da Serra. Imaginou que teria facilidade no empreendimento porque trabalhava num restaurante, lidava com alimentos e conhecia fornecedores.
O empreendimento não deu certo e ele reconhece os principais motivos da frustração. As perdas de frutas e legumes em um sacolão são muito grandes e, como ele continuou a trabalhar como garçom e barman, não pôde manter o foco e a atenção no novo negócio. Fechou o sacolão, mas não desistiu do sonho de ter seu próprio negócio.
Mudou o ramo de atuação. Migrou para o segmento de beleza, no qual sua irmã, Ângela Maria, trabalhava e adotava o conceito de beleza express. Fez cursos de cabeleireiro e, no ano 2000, com 28 anos, abriu o ”, na região da Avenida Paulista, onde tem o salão até hoje.
A região, onde abriu o salão, tem muitos escritórios, empresas e residências, mas tem também muita concorrência. Ele precisava conquistar espaço e, para isso, inovou.
Isonel passou a oferecer o serviço de “beleza express”, conceito imaginado por sua irmã e adequado para as pessoas que trabalham no centro de São Paulo e têm a vida corrida.
Ele percebeu que as mulheres tinham apenas uma hora de almoço e precisariam ter atendimento eficiente e rápido no salão. Passou então a oferecer serviços de pedicura, manicure e cabeleireira (lavação e escova) em 30 minutos, de modo que as clientes tivessem tempo de cuidar da beleza no intervalo do horário de almoço.
O salão decolou em 2005, depois que Isonel fez parcerias com empresas e escritórios, que atuam próximo da Avenida Paulista, e ofereceu descontos para as suas funcionárias.
Ele montou equipes de manicure, pedicura e cabeleireira de modo que, ao chegar ao salão, a cliente é atendida pela equipe e receba o embelezamento de mãos, pés e cabelos em curto espaço de tempo. “Beleza express”…
Mas não basta oferecer apenas serviço eficiente para cativar a clientela. Isonel faz questão que sua equipe ofereça atenção, simpatia e acolhimento às clientes.
Segundo Isonel, muitas vezes, a mulher vai ao salão para levantar a autoestima e para sentir-se bem. Além de ter alguém a cuidar-lhe das mãos, dos pés e dos cabelos, a cliente quer relaxar, quer conversar, quer atenção ou quer expor uma dificuldade que esteja a vivenciar. O salão tem como foco oferecer atenção e simpatia e às clientes.
Não basta ter boas profissionais se elas não são gentis e atenciosas. Este o diferencial, além da qualidade do serviço, que faz questão de manter em seu salão de beleza.
Isonel adquiriu experiência de administrar o salão, mas faz questão de estar junto de suas clientes para conversar com elas, acolhê-las e ouvi-las. Simpatia e atenção são essenciais no atendimento ao público.
Sobre o empreendimento do hortifrúti que não deu certo e fez com que ele recomeçasse do zero, Isonel diz que as expressões “não posso”, “não dá” e “não consigo” não existem em sua vida. Ele sempre buscará por seus sonhos e sempre batalhará para realizá-los.
Segundo Isonel, desistir não é opção. O segredo é crer e sonhar e batalhar para realizar os sonhos.