O ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) é um protótipo de um chatbot, com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo.
A função principal de um chatbot é imitar um conversador humano. A pessoa faz uma pergunta ao ChatGPT, ele busca a resposta na internet e a apresenta em forma de texto. Como toda inteligência artificial, o ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet.
Ele é mais que um mecanismo de busca. O mecanismo de busca indica páginas para serem consultadas, e o ChatGPT é capaz de contextualizar a busca e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, receitas e muito mais.
O estudante faz o pedido para que a máquina faça a redação ou o resumo do livro. A máquina é capaz de escrever um trabalho ou mesmo uma apresentação sobre qualquer tema, em qualquer estilo e tamanho.
O ChatGPT foi lançado em 30 de novembro de 2022 e chamou a atenção por suas respostas detalhadas e articuladas. Em janeiro de 2023, o ChatGPT alcançou mais de 100 milhões de usuários, tornando-se o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido.
Samantha Lock, jornalista do “The Guardian”, observou que o site foi capaz de gerar um texto “impressionantemente detalhado” e “semelhante ao humano“.
Contudo, o site sofreu críticas. A precisão de suas informações foi questionada. A OpenAI admitiu que, às vezes, o chat escreve respostas incorretas ou sem sentido.
Existem ferramentas para identificar se o texto foi elaborado ou se foi redigido pelo ChatGPT. Edward Tian, estudante sênior de graduação da Universidade de Princeton, afirmou que criou o programa chamado “GPTZero“, que detecta se um ensaio é escrito por humanos ou se pelo site, de forma a haver meios de combater o plágio acadêmico.
O uso do site ainda é gratuito, mas planos pagos já estão sendo lançados.
As escolas ainda estão estudando como reagir ao novo aplicativo. De um lado, o chat pode ser o assistente que escreve respostas sobre dúvidas variadas e ajuda o estudante a concatenar um texto. Por outro, estudantes poderão trocar o esforço da pesquisa e da leitura pela terceirização para a elaboração de textos pela máquina.
O site pode ser útil para gerar ideias e obter informações gerais. Tanto pode ser um convite à preguiça ou estímulo a consultas.
Há quem compare o surgimento do chat para elaboração de textos com o uso da calculadora para a matemática. Será?
Como todo invento, tudo dependerá de seu uso: será bom para quem usá-lo para o Bem.
O chat apenas reflete o que pesquisou. Não raciocina e, por isso, nem sempre será fonte confiável.
A máquina não pode pensar pelo ser humano.
A equipe do PORTALIMULHER permanecerá redigindo os textos do Portal e não utilizará o ChatGPT, pois somente pela redação própria poderá continuar a transmitir a verdade, a utilidade e os sentimentos que se fazem presentes nas palavras e nos artigos do PORTALIMULHER.