Resumo do que de mais marcante aconteceu na semana que passou.
ATÉ ESTÁTUAS?
No Rio de Janeiro, um cidadão foi preso porque furtou os óculos de bronze da estátua do escritor e poeta Carlos Drumond de Andrade, que fica na praia de Copacabana. Ele usou uma barra de ferro para quebrar e furtar os óculos. Depois, os vendeu a um taxista por R3,00.
Ele foi flagrado pelas câmeras de monitoramento.
O cidadão foi indiciado pelo crime de furto simples e liberado.
TRANSFORMAÇÕES PELA TECNOLOGIA
No livro “O futuro é mais rápido do que você pensa”, os autores Peter Diamandis e Steven Kotler ressaltam a importância da tecnologia e de como ela está transformando a economia, as empresas e nossa vida. Eles preveem que, nos próximos dez anos, surgirão mais inovações que as acontecidas no último século.
A pandemia acelerou o processo de digitalização. No Brasil, as vendas on line passaram a representar um quinto (mais de 20%) do faturamento do comércio.
As empresas não podem ficar fora do universo digital, pois a tecnologia está, a cada dia, mais presente na vida das pessoas.
TERRA À VISTA!
Os dois últimos anos não foram fáceis para as micros e pequenas empresas.
Início do COVID em 2019. Lockdown imposto por prefeitos e governadores. Retração do comércio. Pessoas em casa. Apesar disso, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o índice de continuidade das empresas no Brasil foi de 85% dos empreendimentos feitos.
Fim do lockdown e volta gradativa da vida aos padrões de 2019. Aí surgem a inflação e o aumento do gás e da energia elétrica. A margem de lucro ainda não permite reinvestir na própria empresa.
A avaliação geral é que o pior já passou, mas 2022 será um ano ainda de recuperação. Não será tão rápida quanto o desejado, mas a recuperação está vindo
Os clientes, mais confiantes, estão voltando. Embora o comércio ainda não tenha voltado aos padrões de 2019, o momento é bem melhor que 2020.
MAIS UM MAL CAUSADO PELO CIGARRO
O periódico “Scientific Reports”, vinculado à “Nature”, publicou os resultados de pesquisa, conduzida pela Universidade Farmacêutica Gifu, no Japão, que mostra que a fumaça do cigarro pode levar à morte de células das córneas, o que causa problemas de visão e, em casos mais graves, pode levar à cegueira.
A fumaça do cigarro prejudica os fumantes ativos (que fumam) e aqueles que estiverem perto: fumantes passivos.
Os componentes químicos da fumaça do cigarro geram o acúmulo de ferro nas córneas, que acaba por matar as células do epitélio da córnea, camada mais externa do olho.
A córnea pode regenerar-se se a lesão for superficial. Contudo, a exposição contínua à fumaça do cigarro ocasionará problemas mais sérios para a visão.
ECONOMIA DE GÁS
Circulou pela internet vídeo que recomenda abrir a válvula do botijão de gás pela metade para economizar até 50% do consumo.
A ação não gera economia e não é indicada. (FONTE: Boatos.org).
AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA DA PRAIA
Balneário Camboriú se tornou exemplo para outras cidades. As cidades de Matinhos, no litoral sul do Paraná, e Guarapari, no Espírito Santo, devem ter a faixa de areia das praias aumentada. A prefeitura de João Pessoa, na Paraíba, planeja alargar trechos de quatro praias no próximo ano.
GESTÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
O elevado preço de energia elétrica está fazendo surgir nova área de consultoria: gestão do consumo de energia elétrica, a fim de encontrar formas de aumentar a eficiência do uso da eletricidade e, consequentemente, reduzir os gastos das empresas.
Essa nova área de negócios pode crescer nos próximos anos, porque as previsões indicam energia em alta pelo menos até a recuperação dos reservatórios hídricos.
As consultorias envolvem aplicativos, sensores, assessoramento quanto ao mercado livre de energia e geração de energia solar ou eólica.
Há fatos corriqueiros que as empresas e as residências podem observar para economizar energia:
- Sistemas de ar condicionado e refrigeradores são os vilões do consumo de energia;
- Melhor iluminação do espaço físico em função do número de pessoas que nele trabalham;
- Melhor ter uma geladeira cheia funcionando do que ter duas ocupadas pela metade;
- Horário de funcionamento dos equipamentos da empresa.
TECNOLOGIA NA AGRICULTURA
A agricultura brasileira vem batendo recordes sucessivos de produção de grãos e é a principal responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Novas tecnologias voltadas para o campo contribuem para aumentar a produção e gerar menos prejuízos para a natureza.
Sensores, câmeras e estações meteorológicas coletam informações do solo, do ar e das máquinas que orientam os produtores a determinar o melhor momento do plantio, a necessidade da manutenção dos tratores, fornecem o controle sobre a saúde dos animais e permitem transações on line. Exemplificando, sensores de ar e de solo permitem identificar a necessidade de maior ou menor irrigação.
O crescimento da população global e a melhora geral na qualidade de vida aumentarão a demanda por alimentos. Estima-se que o Brasil atenderá cerca de 40% da demanda mundial por alimentos.
BRASIL AMBIENTAL
O Dr. George Louis Hage Humbert, advogado, pós-doutor, doutor e mestre em Direito, gerente de projeto do Ministério do meio Ambiente, autor de 23 livros e professor há 16 anos, afirmou que, ao final da COP 26, estrangeiros e até brasileiros descobriram que o Brasil é um dos países mais sustentáveis do mundo, pois faz o que nenhum país do G20 faz:
- 84% da Amazônia intocada;
- 85% de energia renovável;
- 7,8% apenas de área cultivada;
- 64% de áreas protegidas;
- 14% do país são dos índios;
- 3% apenas dos gases emitidos no mundo.
Segundo ele, quem fala mal do Brasil ambiental é por ignorância ou porque insiste em estudar nas cartilhas de Anitta, Dicaprio, Greta, Macron, Greenpeace, Marina, Giselle et caterva.
CORREÇÃO
Na edição de 14 de novembro, publicamos que a astronauta chinesa Wang Yaping, 41 anos, tornou-se a primeira mulher a andar no espaço fora da nave.
CORREÇÃO: Wang Yaping foi a primeira chinesa a fazer caminhada no espaço.
A primeira mulher da história a realizar esse feito foi a russa Svetlana Savitskaya, em 1984.
MULHERES NA POLÍTICA
Segundo o ranking elaborado pela União interparlamentar, o Brasil ocupa a 142ª posição do ranking internacional de participação de mulheres na política, com base na composição dos parlamentos federais. Após as eleições de 2018 e de 2020, eis o quadro de participação das mulheres na política nos âmbitos federal, estadual e municipal:
Em 2020, 900 municípios não elegeram uma única mulher.
Observe-se que o percentual se aproxima nos níveis federal, estadual e municipal.
As mulheres representam 52,5% do eleitorado, o que evidencia que, em sua maioria, as mulheres não votam em mulheres.
LOJA AUTÔNOMA
A Americanas inaugurou, no dia 23 de novembro, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, a primeira loja autônoma da companhia, que funcionará sem a presença de funcionários na venda de produtos.
A loja funciona da seguinte forma: o consumidor tem acesso à loja ao passar o celular (com o aplicativo AME instalado no smartphone) em uma catraca. Durante as compras, as câmeras reconhecem a biometria corporal do cliente e identifica quando ele retira o produto da gôndola. O valor da compra é debitado na carteira digital do aplicativo logo após a saída do cliente da loja. Não há necessidade de escanear o código de barra do produto e nem passar pelo caixa.
A loja conta com mais de 35 câmeras no teto e cada uma consegue analisar até 20 imagens juntas.
A companhia testou o sistema por dois anos em duas experiências-piloto.
DEFESA PLANETÁRIA
A agência espacial norte-americana lançou no dia 23 de novembro a nave DART, que irá chocar-se com um asteroide a fim de alterar sua velocidade e sua trajetória. Este será o primeiro teste de defesa planetária realizado pelos seres humanos, com vistas a proteger a Terra de possível choque de asteroides.
A nave se chocará com o asteroide Dimorphos, de 160 metros de diâmetro, à distância de 11 milhões de quilômetros da Terra, em setembro ou outubro de 2022., e não o destruirá; apenas abrirá uma cratera nele suficiente, espera-se, para modificar sua velocidade e trajetória.
Os dinossauros não tinham tecnologia para realizar semelhante defesa do planeta e foram extintos.
EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL
A expectativa de vida é calculada a partir de projeções populacionais com base nos censos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A metodologia é adotada desde 1991.
O IBGE não realizou o censo de 2020 por conta da pandemia, mas fez a projeção a partir dos dados de 2010. Segundo essas projeções, a esperança de vida do homem, ao nascer em 2020, era de 73,3 anos, e a das mulheres, de 80,3 anos. Em média, as mulheres vivem 7 anos a mais que os homens.
Os homens argumentam que vivem menos porque aturam as mulheres. Por sua vez, as mulheres alegam que vivem mais porque, mesmo tendo de aturar os homens, são mais fortes e mais capazes.
As mulheres têm razão. Como sempre.
GENERAL LAURA RICHARDSON
O Comando Sul dos estados Unidos é dirigido por uma mulher, a General Laura Richardson, que se reuniu com o ministro da Defesa do Brasil e tratou dos assuntos “Cooperação contínua” e o “papel da mulher”.
.
FRASES DA SEMANA
IMPUNIDADE
“A questão no Brasil não é a impunidade, e sim quem é punido”.
Carlos Eduardo Gonçalves, advogado criminalista, professor de direito penal, em entrevista ao jornal “O Dia”, Ed. 22 Nov, ao mostrar certa discriminação do Estado ao punir com rigor crimes menores (caso de uma mulher que furtou um pacote de macarrão instantâneo). Indiretamente, ele se refere a cidadãos que roubam milhões e estão livres, leves e soltos em liberdade.
TURISMO
“O turismo é muito segmentado. Há o turismo de aventura, religioso, histórico, cultural, recreativo, rural e muitos outros”.
Gustavo Tutuca, secretário estadual de turismo do Rio de Janeiro, entrevista ao jornal “O Dia”, Ed. 22 Nov, ao defender a atuação do Estado para promover ações de incentivo aos diferentes tipos de turismo, para que o turismo se torne boa fonte de renda para os municípios e para o Estado.
SEGURANÇA NO VESTIR
“Quando usam uma peça que lhes traz segurança, as mulheres se sentem bem, confortáveis e confiantes, e isso é algo que todas as mulheres no mundo têm em comum”.
Flavia Brant, fundadora da AL MARE COLLEZIONE, em artigo na Revista Forbes Life Fashion.
EXPECTATIVA DE VIDA
“Ninguém se preocupa em ter vida virtuosa, mas apenas com quanto tempo poderá viver. Todos podem viver bem; ninguém tem o poder de viver muito”.
Sêneca, filósofo, advogado e intelectual do Império Romano, viveu ente 4 a.C. e 65 d. C., frase oportuna em razão da notícia sobre a expectativa de vida no Brasil.