Bela história de empreendimento, da qual se podem extrair bons ensinamentos.
Eduardo e Mirta Añaños viviam numa chácara em Ayacucho, região muito pobre do Peru, na região dos Andes. Em Ayacucho nasceu o grupo esquerdista terrorista Sendero Luminoso (esquerdistas sempre patrocinando ou promovendo o terrorismo). Nos anos de terror da atuação do grupo, a região foi a que mais sofreu com mortos, desaparecidos e danos materiais.
Muitas famílias de agricultores e da classe média fugiram de Ayacucho para escapar do terrorismo, mas Eduardo e Mirta resolveram permanecer na região onde nasceram e sempre viveram, dispostos a sobreviver de seu trabalho e de seu suor.
Nos anos 80, por conta do terrorismo e do contraterrorismo, a região passou de pobre a miserável, com milhares de desempregados e mendigos vagando pelas ruas. Como sobreviver?
A família estudou a região, suas carências e as possibilidades que o mercado oferecia. Perceberam que Ayacucho estava sem refrigerante. Os caminhões de Coca-Cola e de Pepsi-Cola, que abasteciam a região e procediam de Lima, eram frequentemente assaltados pelos terroristas do Sendero Luminoso na subida dos Andes para Ayacucho. Por vezes, eram assaltados por delinquentes comuns que se faziam passar por guerrilheiros (além de praticar a violência, os grupos esquerdistas a promovem e incentivam-na).
Cansadas da perda de cargas, a Coca-Cola e a Pepsi-Cola suspenderam a remessa de refrigerantes para Ayacucho ou as espaçaram de tal maneira que a quantidade de refrigerante que chegava à região era insuficiente para atender à demanda. Havia escassez do produto. Presentes o estudo da situação do mercado, em busca de carências e oportunidades e do nicho onde investir.
Um dos filhos do casal Añaños, engenheiro agrônomo, elaborou a fórmula de nova bebida. A família hipotecou a casa, tomou empréstimos e conseguiu juntar cerca de 30 mil dólares, com os quais fundou a Kola Real em 1988. A família começou a fabricar refrigerantes no quintal da casa, que ela mesma engarrafava e rotulava. Estabelecido o objetivo, a família manteve o foco e a união para atingi-lo.
A empresa, nascida em precárias condições, atualmente tem receitas anuais que superam 300 milhões de dólares. No Peru, México, Equador e Venezuela, a Kola Real compete com a Coca-Cola e a Pepsi-Cola. Superação de obstáculos e persistência para crescer.
A qualidade do produto oferecido a baixo custo.
A oferta à região empobrecida de refrigerante mais barato que aquele oferecido pelos concorrentes poderosos Coca-Cola e Pepsi-Cola. Para isso, a empresa reduziu drasticamente os custos de produção e soube investir na fábrica. Qualidade do produto oferecido a baixo custo.
A empresa montou suas próprias redes de distribuição, em vez de ceder a distribuição do produto a terceiros. Claro que fez isto na ocasião adequada, sem dar o passo maior que a perna. A empresa adaptou-se às condições do mercado.
Pode ser até que as poderosas Coca-Cola e Pepsi-Cola venham a derrotar a Kola Real ou venham a adquirir a empresa. Mas sempre ficará o ensinamento de como ela começou e como ela cresceu. Começou com uma família humilde e sem recursos, disposta a trabalhar, que soube encontrar o nicho para explorar no mercado tão saturado como o de refrigerantes e bebidas e que se manteve unida na busca do objetivo.
O livre mercado, aberto a competições, sempre terá lugar para as empresas dotadas de espírito empreendedor, que tenha sagacidade para encontrar o seu nicho e nele atuar com dedicação e ardor.
O próprio mercado, a região e as pessoas se beneficiam, pois a nova empresa oferece novos produtos com preços menores, que podem obrigar os concorrentes a melhorar a qualidade de seus produtos ou até mesmo a baratear o preço deles para não perder clientes. Isto sem contar no número de empregos que o empreendimento gera.
O “advogado do diabo” poderia dizer que nem todos os empreendimentos alcançam o êxito que a família Añaños alcançou. É verdade. Mas fica o exemplo concreto para mostrar que é possível vencer fortes concorrentes, desde que respeitadas as leis do mercado e sejam empenhados no empreendimento esforço e dedicação para oferecer produto de qualidade com baixo custo.
1 comentário
Parabéns pela brilhante exposição.