O trabalho não deve ser encarado apenas como o meio de ganhar dinheiro e meios para subsistência. Cabe ao gestor motivar seus colaboradores para que eles tenham sentido maior no trabalho.
Sentido do trabalho
Conheço um casal que educa o filho da seguinte forma. Ao saírem de casa para trabalhar, os pais não dizem ao filho que vão trabalhar porque precisam ganhar dinheiro para o sustento da casa; ambos dizem ao filho que vão trabalhar para ajudar as pessoas. A mãe, médica, diz que vai ajudar as pessoas, curando-as e minimizando-lhes as dores. O pai, professor, diz que vai trabalhar para ensinar as pessoas a serem mais inteligentes.
O gestor deve fazer seus colaboradores verem sentido a mais do que a mera subsistência. Eles não devem trabalhar apenas pelo dinheiro; devem ter objetivo maior, de ajudar, de fazer diferença na vida de outras pessoas que buscam sua ajuda.
Quem trabalha pelo salário cumpre apenas sua obrigação, para fazer jus ao dinheiro que recebe ao final do mês. Quem tem objetivos maiores trabalha com satisfação de ser útil, de servir, de apoiar.
Confúcio ensinou “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”.

Trabalhar pelo salário
Quem trabalha pelo salário chega em casa ao final do dia cansado e com a sensação de que cumpriu sua obrigação. Quem tem objetivos maiores chega em casa leve e satisfeito, com a sensação de que seu dia foi produtivo, de que fez a diferença para alguém e de que foi útil.
Faça uma pesquisa com seus colaboradores e pergunte-lhes o que os faz levantar-se da cama todos os dias pela manhã; o que os deixa realizados no trabalho; o que lhes causa satisfação ao final do dia de trabalho.
Veja as respostas comuns.
Monte um lema para a empresa, a partir da sugestão dos colaboradores. Não será um lema imposto de cima pra baixo, mas criado junto com os colaboradores e com a participação deles. Ajuste procedimentos de gestão com base no resultado da pesquisa.
Você acredita que é possível trabalhar por um propósito? Você acredita que é possível dar ao trabalho sentido maior que o salário e a subsistência? Você, gestor, é quem deve atuar neste sentido, motivando seus colaboradores e fazendo-os alongar a vista.
Sem entusiasmo e sem propósito, as atividades mais excitantes se tornam enfadonhas. O entusiasmo é contagiante. Ninguém consegue manter a mente fechada para ideias e ações que lhe são transmitidas com entusiasmo.
O mercado não tem pena dos preguiçosos e nem dos fracos de espírito. Pelo contrário, favorece as pessoas alertas, inteligentes, entusiastas que têm vontade de vencer e se entregam àquilo que fazem com dedicação e vigor.
Transmita entusiasmo
Não seja você, gestora, uma pessoa comum e nem permita que seus colaboradores o sejam. Voe mais alto. Vise a mais.
O entusiasmo impulsiona o indivíduo a desempenhar suas funções com emoção, energia e dedicação, do que resulta mais ior eficiência e satisfação profissional.
Não permita que seus colaboradores trabalhem como uma abelha, apenas pelo instinto ou pela necessidade de sobreviver, fazendo o mínimo que lhe cabe na organização. A realização pessoal e profissional provém da atuação plena da pessoa, dando vazão a toda a sua potencialidade e capacidade.