SPOGOMI
No primeiro dia do mês em que se comemora o meio ambiente, o PortalIMulher traz informação sobre bela iniciativa da Nippon Foundation, que pode ser facilmente adotada no Brasil por escolas, prefeituras e entidades em benefício do meio ambiente.
Você já ouviu falar em “Spogomi”? Sabe o que é “Spogomi”?
Spogomi é uma bela inciativa que pode ser colocada em prática por entidades, escolas e cidades do Brasil.
SPOGOMI é o esporte criado no Japão pela Nippon Foundation, uma das maiores ONGs do mundo que tem por foco a sustentabilidade e a responsabilidade social. O esporte é disputado por equipes de 3 pessoas que tem por finalidade coletar e separar a maior quantidade de lixo numa região durante certo intervalo de tempo.
O nome do projeto ‘SPOGOMI” origina-se das palavras japonesas “SPO”, que significa esporte, e “GOMI”, que significa lixo.
A iniciativa conta com mais de 110 mil participantes em todo o mundo, conta com o apoio de grandes empresas, como Coca Cola e Seven-Eleven, e já realizou mais de 1.200 eventos ao redor do mundo.
O spogomi foi disputado pela primeira vez no Brasil no dia 28 de maio, na cidade de São Paulo. A disputa faz parte do circuito internacional de spogomi.
Equipes de 3 pessoas, dotadas de equipamentos de proteção e luvas, percorreram um trajeto pré-estabelecido de aproximadamente 1.5 km na região do Largo da Batata, na cidade de São Paulo, e, durante 1 hora, coletaram o máximo de lixo possível.

Após o encerramento da coleta de lixo, os participantes foram direcionados a um local para separação do material em suas devidas categorias de reciclagem, para pesagem do lixo recolhido e avaliação dos resultados.
As equipes disputaram a premiação final de R$ 5.000, além de viagem para o Japão em novembro, com tudo pago, para disputar a etapa mundial de Spogomi.
Eis bela ideia que pode ser aproveitada por escolas, prefeituras e entidades para promover mutirões periódicos para limpeza das cidades e para conscientização de alunos e de pessoas sobre despoluição e cuidados com a limpeza.
O Spogomi em escolas pode contribuir para a formação de crianças e adolescentes responsáveis, conscientes e dispostos a contribuir para a limpeza e conservação adequada do ambiente.
O planeta agradece.