“Tudo o que eu queria era questionar o problema: tráfico de pessoas, tráfico de crianças, exploração sexual infantil”, disse Monteverde. Quão grave é o problema.”
Som da Liberdade é o primeiro filme independente desde a pandemia a arrecadar mais de US$ 100 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos.
O filme que estreou nos cinemas em 21de setembro, já recebeu tanto a aclamação do público quanto críticas de grande parte da imprensa internacional e tem gerado considerável controvérsia desde sua estreia nos Estados Unidos em 4 de julho. Essa polêmica se estendeu a outras partes do mundo, incluindo o Brasil, onde registrou a principal bilheteria do país durante seu primeiro fim de semana.
O longa-metragem tem a intenção de conscientizar o público quanto a exploração sexual infantil, segundo o diretor Alejandro Monteverde, mas o filme acabou viralizando politicamente após ser associado com teorias conspiratórias,
Estrelado por Jim Caviezel, conhecido por seu papel no também polêmico A Paixão de Cristo e O Conde de Monte Cristo, e Mira Sorvino, a produção foi co-escrita e dirigida pelo cineasta mexicano Alejandro Monteverde.

A história do filme é inspirada em eventos reais vividos por Tim Ballard, um ex-agente especial do Departamento de Segurança Interna do governo dos Estados Unidos. Em 2013, ele liderou uma operação para resgatar crianças das mãos de traficantes que dirigiam uma rede de exploração sexual na Colômbia.
A trama acompanha a jornada de Tim Ballard até a Colômbia e seus esforços para resgatar as vítimas, em especial a menina hondurenha Rocio, interpretada por Cristal Aparicio, cujo irmão menor já havia sido salvo de predadores sexuais por Tim.

Combinando cenas de ação e drama intenso, a produção tem como objetivo retratar essa dura realidade e conscientizar o público sobre um problemas grave, triste e urgente: o tráfico humano.
Crianças estão sendo sexualizadas ao redor do mundo. Cabe a nós adultos protegê-las. Que sirva o alerta.
Ficha Técnica: Som da liberdade (2023)
Título Original: Sound of Freedom
Duração: 131 minutos
Ano produção: 2022
Estreia: 21 de setembro de 2023
Distribuidora: Paris Filmes
Dirigido por: Alejandro Monteverde
Orçamento: US$ 14,5 milhões
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama, Ação, Biografia, Suspense
Países de Origem: EUA, México
1 comentário
Assisti ao filme e realmente é chocante saber que ainda existe essa prática e que, principalmente, mulheres participam dessa atrocidade. Não entra na minha cabeça, aquelas que têm a capacidade de gerar uma vida, não se importar em vender criança para a prática sexual. O filme é duro, mas nos mostra que isso ainda existe e que devemos combater, principalmente, orientando nossas crianças.