A Ultracheese, produtora de laticínios da marca Lac Lélo, tem sua fábrica em São João do Oeste, cidade localizada no extremo oeste de Santa Catarina, região considerada a maior bacia leiteira do Estado e a quinta maior do país.
A Ultracheese descobriu um jeito de economizar água e, consequentemente, economizar dinheiro, por meio de solução caseira.
Tudo começou em 2019, quando terrível seca se abateu sobre a região, e o prefeito de São João do Oeste decretou estado de calamidade pública, que dava prioridade ao abastecimento d’água para consumo humano e dos animais.
Como não podia parar, a Ultracheese foi buscar água no Rio Uruguai, distante 28 quilômetros da fábrica. Mesmo assim, teve que reduzir a produção e escolher o que produziria.
São necessários 10 litros de água para produzir 1 quilo de queijo. Desses 10 litros de água, ao final da produção restam 9 litros de soro.
O soro, componente que sobra depois que a empresa extrai a gordura e a proteína do leite, é composto basicamente de água (90%) e outros ingredientes (10%). A Ultracheese produzia o queijo, vendia o soro líquido para outras empresas a baixo preço.
A equipe técnica da empresa buscou solução para economizar água e encontrou uma solução caseira e lucrativa. Passou a fazer a concentração do soro, quase que solidificando-o, de forma a permitir separar o soro propriamente dito da água.
O soro concentrado passou a ser vendido para fabricantes e produtos à base de proteína, que são consumidos por atletas e por quem deseja ganhar massa muscular. A água, que sobra do processo, passou a ser utilizada para lavar equipamentos e para limpeza geral das instalações.
Solução caseira, criativa e lucrativa.
A iniciativa representou ganho considerável para a Ultracheese, que ganhou de duas vertentes: a economia de água e o aumento do valor da venda do soro concentrado.
As soluções podem ser encontradas dentro da empresa, bastando ter criatividade e atenção ao processo produtivo.