Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor apresentou boa recuperação de negócios no primeiro trimestre do ano de 2022, com crescimento de 8,2% na balança comercial. O saldo superavitário ficou em US$ 14.4 milhões, revertendo o déficit registrado no mesmo período de 2021 (US$ – 25.4 milhões).
Já é o terceiro mês consecutivo que a corrente de comércio de HPPC apresenta resultado positivo na balança comercial brasileira.
Em março (terceiro mês consecutivo que a corrente de comércio de HPPC apresenta resultado positivo na balança comercial), as categorias de sabonetes, produtos para cabelos e produtos de higiene seguiram a alta dos primeiros meses do ano e continuam sendo as mais exportadas do setor. Por outro lado, os produtos mais importados são cremes para pele, protetores, bronzeadores, fragrâncias e produtos de higiene oral.
A fim de apoiar as exportações, a ABIHPEC tem agido no sentido de minimizar os custos operacionais da logística internacional, de modo a diminuir o valor dos produtos exportados e contornar os obstáculos do comércio internacional, que se agravaram em razão do conflito da Rússia com a Ucrânia.