NÃO É NÃO
O governo sancionou lei, denominada “Não é Não”, que prevê medidas, para evitar violência contra a mulher, a serem aplicadas em “bares, boates, casas noturnas, espetáculos musicais e shows realizados em locais fechados, com venda de bebida alcoólica”.
O objetivo da lei é auxiliar mulheres vítimas de violência e constrangimentos.
Segundo a lei, “constrangimento é a insistência, física ou verbal, sofrida pela mulher depois de manifestada a sua discordância com a interação”. Neste caso, violência é “o uso da força que tenha como resultado lesão, morte ou dano”, conforme legislação penal em vigor.
A lei estabelece ainda medidas para o estabelecimento, tais como afastar e proteger a mulher do agressor; acompanhar a mulher até o transporte caso ela queira deixar o local; ter na equipe pelo menos uma pessoa qualificada para atender o protocolo da lei; e colaborar com os órgãos policiais.
Outros locais públicos, como templos religiosos, não estão incluídos no protocolo.
TURISMO E SEGURANÇA
Travel + Leisure, revista de viagens norte-americana com sede em Nova Iorque, tem publicação é mensal e possui 4,8 milhões de leitores, de acordo com o seu kit de mídia corporativa. A revista pesquisou os destinos turísticos que mais atraem estrangeiros na América do Sul.
Apesar das belas paisagens e do grande número de atrações, o Rio de Janeiro aparece em modesto oitavo lugar, perdendo para Cusco (Peru), Cartagena (Colômbia) Quito (Equador) e São Paulo.
O principal motivo da má classificação do Rio de Janeiro é a sensação de insegurança da cidade. Turistas evitam lugares e cidades em que se sentem inseguros.
A perda de turistas significa perda de receita e de arrecadação.
PRODUÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA
A produção de bebidas alcoólicas no Brasil cresceu 3,9% em novembro de 2023 em comparação com novembro de 2022, de acordo com levantamento realizado pelo Banco UBS.
A maior parte do crescimento decorreu do aumento da produção de cerveja, provavelmente causado pela forte onde de calor que atingiu o país no final de 2023.
DINOSSAUROS
Em 1919, caçadores de fósseis desenterraram em Montana, Estados Unidos, um esqueleto que tinha as características do Tiranossauro Rex: pernas gigantes, braços curtos e longa cauda. Havia um problema: o esqueleto tem o tamanho de uma caminhonete e os tiranossauros Rex tinham o tamanho de um ônibus.
Os paleontólogos iniciaram um debate sobre se o esqueleto era de um T Rex jovem, com ossos em formação, que morreu antes de atingir a idade adulta, ou se o esqueleto era do Nanotyrannus, espécie menor que os T Rex, mas primo deles.
O debate se espalhou pelas redes sociais e gerou memes e piadas.
Enquanto prossegue a discussão, o esqueleto está à venda em uma galeria de arte de Londres por 20 milhões de dólares.
ALARMISMO E SENSACIONALISMO
Título de notícia de um portal de notícias do dia 8 de janeiro: “Astrônomos alertam que existe um asteroide em risco de colisão com a Terra; entenda”.
O texto da notícia diz que astrônomos descobriram um asteroide em 2007, ao qual chamaram 2007 FT3, que desapareceu das telas logo depois de descoberto e reapareceu agora, início de 2024. Diz ainda que há o risco de o asteroide chocar-se com a Terra em outubro de 2024, porém a possibilidade de ocorrer a colisão é de 1 para 11,5 milhões, algo em torno de 0,000087%.
A probabilidade de ganhar na Lotofácil com um jogo de 15 números é de 1 para 3,2 milhões.
A probabilidade de ganhar a Mega-Sena, com um jogo de 7 números, é de 1 para 7 milhões.
È muito mais fácil ganhar na Mega-Sena jogando 7 números e ganhar na Lotofácil que o asteroide atingir a Terra.
Manchete sensacionalista que difunde insegurança e medo de ocorrência de fato de baixíssima probabilidade.
CÓDIGO DE BARRAS EM JAZIGOS
O Cemitério da Consolação, São Paulo, está instalando código de barra nos jazigos artísticos e históricos para informar aos interessados sobre a vida da personalidade enterrada. Famílias, que desejarem homenagear seus mortos, poderão instalar o código de barras em futuro próximo.
Os códigos de barra serão impressos em alumínio e conterão dados biográficos, vídeos e fotos e do falecido.
Os primeiros sepulcros a receberem o recurso serão os da Marquesa de Santos, de Dom Luiz Orleans e Bragança e da família Matarazzo.
CRIMINALIDADE
O PORTALIMULHER tem os objetivos de levar conhecimento às leitoras e aborda notícias, ainda que negativas, extraindo delas algum proveito e ensinamentos. Há notícias que o Portal traz no resumo da semana a fim de cumprir o papel de bem informar as leitoras, de despertar a atenção para problemas e denunciar mazelas do país.
O crime organizado se torna a cada dia mais audacioso. Assim age porque não encontra a devida reação do Poder Público; pelo contrário, conta com a conivência ou a tolerância da Justiça.
O prefeito do Rio de Janeiro denunciou que bandidos exigiram R$ 500 mil da empreiteira responsável pela construção do Parque Piedade, na Zona Norte do Rio. “Ou paga ou a obra não sai”, foi a frase de um deles.
A Associação das Empresas de Engenharia do Rio expediu nota em que diz que “está acompanhando os casos de extorsões em diversos canteiros espalhados pela cidade”. Observe-se “casos” no plural, o que indica que a prática tem se tornado mais frequente na cidade.
Por onde andam a Justiça? E o poder do Estado? E as autoridades?
AGRONEGÓCIO
Em 2023, o Brasil assumiu a liderança das exportações mundiais de milho e farelo de soja.
DOC
O sistema DOC de transferência de valores deixará de ser oferecido pelos bancos a partir do próximo dia 15. O sistema foi superado pelo PIX.
VAIDADES
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deixou de comparecer a uma cerimônia porque se sentiu desprestigiado pelo governo. Ele reclamou que o convite partiu do cerimonial do governo e não do presidente da República.
Arthur Lira alegou motivos pessoais para não comparecer ao evento.
(Notícia publicada pela revista Veja)
“Vaidade de vaidades! – diz o pregador, vaidade de vaidades”” É tudo vaidade. (Livro do Eclesiastes, 1, 2)).
SEQUESTRO
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou que, em 2023, 96% dos casos de sequestro no Estado foram feitos por meio de aplicativos de namoro. Dos 51 casos de sequestro registrados, 49 tiveram origem nos aplicativos de namoro.
Em 2022, o número de sequestros foi maior: 115 casos e a proporção dos oriundos dos sites foi de 90%.
Todas as vítimas foram homens. Os homens são atraídos por mulheres que conheceram em aplicativos e são surpreendidos por criminosos ao encontrarem-se com a mulher. Levados a cativeiros, são obrigados a fazer transferência de valores via PIX.
FRASES DA SEMANA
FERIDA PROFUNDA
“Existem três cães perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Deixam feridas profundas quando mordem”.
Martinho Lutero, (1483 – 1546), monge agostiniano e figura central da Reforma Protestante.
OUVIR
“Somos cada vez mais incapazes de ouvir uns aos outros”.
Michael Sandel, (1953 – ), filósofo, escritor e professor universitário norte-americano.
FOCO EM PROBLEMAS
“Quando foca nos problemas, você terá mais problemas. Quando foca nas possiblidades, você terá mais oportunidades”.
Autor desconhecido.