Saiba o que de mais importante aconteceu durante a semana.
MOTIVO PARA PEDIDO DE DEMISSÃO
O principal motivo que leva funcionários a pedirem demissão é o ambiente tóxico de trabalho, caracterizado por líderes e gestores fracos e incompetentes e pela competição exagerada entre colegas. Esta a conclusão da Robert Half, consultoria de recrutamento especializado, que ouviu 774 profissionais com mais de 25 anos de idade e formação superior completa.
A competição exacerbada gera clima de desconfiança entre os colaboradores, falta de confiança uns nos outros e a sensação de insegurança, como se a qualquer momento alguém vá “aplicar uma rasteira” no outro.

Líderes e gestores fracos e incompetentes freiam iniciativas, criam dificuldades ao bom andamento do serviço, não imprimem agilidade à empresa, complicam situações simples e não dão o devido valor aos colaboradores.
Segundo a pesquisa, o ambiente tóxico de trabalho é responsável por 43% dos pedidos de demissão e aparece bem à frente da insatisfação decorrente de baixo salário e da falta de reconhecimento.
PASSAGENS AÉREAS
A consultoria Mabrian, serviço de inteligência de viagens que analisa e antecipa tendências turísticas, analisou voos comerciais de 157 países e concluiu que os preços médios das passagens aéreas no mundo subiram 31% nos últimos dois anos. O aumento foi superior à inflação global no período.
A guerra na Ucrânia, o aumento do consumo do petróleo, o aumento das viagens após a pandemia explicam o fato.
FALTA DE SILOS
A infraestrutura brasileira não tem crescido no ritmo necessário para acompanhar o crescimento das safras agrícolas. Estradas mal conservadas, falta de ferrovias, carências dos portos e a falta de silos par armazenamento dos grãos causam perdas para o setor agrícola e inflação no preço dos alimentos.

A falta de silos apresenta-se como sério gargalo. Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa econômica Aplicada), apenas 5% dos imóveis rurais cadastrados têm silos.
EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA
Até agosto deste ano, as exportações de carne suína cresceram 12%. Os dados são da Associação brasileira de Proteína Animal (ABPA).
VENDA DE CARRO USADO
Em comparação com julho, as vendas de veículos usados em agosto cresceram 12%, conforme dados da FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).
O fim do programa dos incentivos oferecidos pelo governo federal às montadoras para a venda de carros novos fez os consumidores voltarem o foco para os usados.
Normalmente, os mercados de carros novos e usados seguem caminhos inversos: quando um está em alta, o outro está em baixa. E vice-versa.
As vendas de veículos novos caíram 7,9% em agosto.
AGRONEGÓCIO I
O Brasil está perto de tornar-se o maior exportador mundial de algodão, ultrapassando o atual campeão, os Estados Unidos.
O Estado do Texas, maior região produtora de algodão dos Estados Unidos, sofre com calor escaldante e seca, que prejudicam o desenvolvimento das plantas.
Por outro lado, a produção brasileira tem crescido anualmente e as condições climáticas no Brasil têm ajudado a produção de algodão.
AGRONEGÓCIO II
Em 2023, o Brasil tornou-se o maior exportador mundial de milho, superando também os Estados Unidos.
Lembrar que, há uma década, o Brasil é o maior exportador mundial de soja.
NOVO iPHONE
A Apple lançou o iPhone 15, nova versão do iPhone, que decepcionou porque não apresentou grandes inovações.
Não é fácil inovar anualmente.
CASHBACK
Cashback é o método de fidelização preferido pelo consumidor brasileiro, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).
Cashback consiste em restituir ao cliente porcentagem a do valor da compra feita em forma de crédito para a próxima compra. O valor restituído terá prazo de validade (30 ou 60 dias) como forma de obrigar o cliente a retornar à loja e não esquecer o crédito adquirido.
O estudo comprovou que 81% dos consumidores participam de algum tipo de cashback e 54% dos consumidores têm pelo menos três cashbacks.
TIKTOK
O TikTok, que está aumentando a área de atuação, lançou plataforma de compras nos Estados Unidos.
O serviço começou a ser testado no final de 2022 e foi implantado agora.
INFLAÇÃO DE AGOSTO
A inflação nacional alcançou 4,61% no acumulado dos últimos 12 meses, acima da meta de 3,25% estabelecida pelo governo.
A notícia boa sobre inflação é que o preço dos alimentos e bebidas recuou 0,85 no mês. É um alento.
Os dados foram fornecidos pelo IBGE.
LIVROS
A 40ª edição da Bienal do Livro, realizada no Rio de Janeiro, recebeu 600 mil visitantes que compraram 5,5 milhões de livros físicos.

A venda quebrou o recorde de 4 milhões de exemplares vendidos em 2019 na Bienal.
COMBUSTÍVEIS
O barril de petróleo tipo Brent, referência para o Brasil, teve aumento de 5,8% em setembro, acumulando 11,9% no ano, bem acima da inflação média mundial. O relatório da OPEP (Organização dos países Exportadores de Petróleo) indica que os preços permanecerão elevados, mesmo porque há a estimativa de aumento do consumo diário de 2,4 milhões de barris no mundo.
Os combustíveis contribuem para alimentar a inflação mundial, e o Brasil não escapará do aumento do preço do petróleo. Haverá inevitável alta do preço dos combustíveis no país.
PARIDADE DE PREÇOS
A Petrobras adotava o critério da paridade de preços dos combustíveis no Brasil com os preços internacionais do petróleo: cotação mais alta do petróleo no mundo significava elevação do preço dos combustíveis no país.
O novo critério, nada transparente e não se pode dizer que seja técnico, fica na dependência da boa vontade e dos cálculos dos burocratas da Petrobras ou do governo, que podem utilizar o preço dos combustíveis para controlar a inflação, como já foi feito.
Os preços do diesel no Brasil estão 15% abaixo do preço vigente no mercado mundial, e os da gasolina, 10% defasados.
O desajuste produz impacto negativo no fluxo de caixa e na rentabilidade da Petrobras.
Certamente, virá aumento do preço dos combustíveis.
FRASES DA SEMANA
VIAGENS AÉREAS
“Há clara indicação de que a demanda por viagens aéreas continua forte no Brasil, já que o tráfego corporativo se recuperou totalmente”.
John Rodgerson, presidente da Companhia Aérea Azul, que teve aumento de 13,4% do número de passageiros no mês de agosto deste ano em comparação com agosto de 2022.
PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
“A inflação mais baixa do que a esperada em agosto, apesar dos mais recentes ajustes do diesel e da gasolina, pode encorajar a direção da Petrobras a reajustar mais realisticamente seus combustíveis”.
Celso Ming, comentarista de economia do jornal O Estado de São Paulo.
OVNI
“Não encontramos evidências de que UAPs (Fenômenos Anômalos Não Identificados) têm origem extraterrestre, mas não sabemos o que esses UAPs são”.
Bill Nelson, administrador da NASA, agência espacial norte-americana, sobre o relatório, apresentado pela agência, sobre o estudo de OVNIs.