Resumo das notícias interessantes da semana.
BRUNCH
Nova tendência surge no mercado. Além da experiência de tomar café da manhã fora de casa – café colonial servido em padarias, semelhante ao buffet de hotéis -, surge a nova tendência do “brunch”, cardápios especiais para qualquer hora do dia.
O cardápio do café da manhã pode ser utilizado para o café da tarde, com pequenas modificações, a critério do proprietário da padaria ou do restaurante.
O brunch representa o uso da criatividade e da criação de oportunidades aos clientes. No entanto, o serviço demanda mão de obra especial, em horário especial e o valor agregado pode encarecer o serviço.
SEGURO DE CARRO MAIS BARATO PARA MULHERES
Normalmente, nas cotações de seguro de carro, mulheres pagam menor valor do seguro que os homens. A revista “Autoesporte” consultou especialistas de corretoras e de seguradoras e obteve as explicações para o fato.
O preço do seguro do carro baseia-se em dados e em estatísticas, e diversos fatores podem influir no valor do seguro. O proprietário ter ou não garagem com portão eletrônico na residência, ter garagem no serviço, características do veículo e comportamento histórico do segurado (se tem ou muitos acionamentos de seguradoras).
Motoristas jovens são mais imprudentes ao volante e, nas baladas, deixam o veículo exposto na rua. Neste caso, o valor do seguro é mais caro.
O seguro de carros de mulheres é mais barato porque as mulheres têm maior cuidado com o veículo e maior responsabilidade na direção. Além disso, os acidentes envolvendo mulheres são mais leves e com menores danos.
SEGURANÇA
A segurança da cidade, do bairro ou do local é fator que deve ser considerado na instalação de uma empresa; a cidade de San Francisco, Estados Unidos, pode ser citada como exemplo da afirmação.
O uso de drogas a céu aberto tornou-se comum na cidade. Na estação Civic Centre, outrora movimentada, a presença de sem-teto e de dependentes químicos é maior que a de passageiros atualmente. A criminalidade alcançou níveis elevados; o número de homicídios e de lesões corporais aumentou nos últimos anos.
A vacância de escritórios depois da pandemia aumentou a sensação de esvaziamento da cidade, que tem muitas empresas de informática e de startups que facilitam o trabalho em home office. Os trabalhadores remotos preferem morar em cidades próximas, onde o aluguel é mais barato.
Começa-se a notar a fuga de empresas da cidade. Uma grande cadeia de supermercados fechou sua principal loja no centro e atribuiu o fato aos elevados níveis de roubo e ao temor pela segurança de seus funcionários. Empresas estão mudando seus escritórios para bairros mais seguros. Startups estão optando em instalar-se em outras cidades
Isso não significa que San Francisco se transformou em cidade-fantasma, mas é uma tendência que se acentua e faz com que a cidade vá perdendo importância no mundo dos negócios.
(Resumo de artigo publicado na Financial Times, assinado por George Hammond e Tobby Kinder).
SETOR DE LUXO
O setor de luxo (Louis Vuitton, Hermès, Prada, Dior, Gucci, Chanel), que envolve artigos de uso pessoal, viagens e hospitalidade, manteve o crescimento nos dois últimos anos, impulsionado pelos mercados americano e chinês. Crises, inflação, guerra e pandemia não impediram o crescimento do setor.
A pandemia apenas represou o consumo, que cresceu rapidamente com o fim das restrições impostas à população.
As marcas de luxo têm lojas em todos os países e as compras em um país compensam as possíveis quedas das vendas em outros.
MULHERES NO COMANDO
A Global Entrepreneurship Monitor (GEM) (Monitoramento de Empreendedorismo Global, em português) realiza pesquisas sobre empreendedorismo em todo o mundo. Na pesquisa realizada no Brasil, em parceria com o Sebrae, a GEM constatou que 55% das empresas abertas nos últimos 2 anos são lideradas por mulheres.
As áreas de tecnologia e finanças, antes restritas aos homens, estão sendo desbravadas pelas mulheres.
TAXA DE EMPREENDEDORES ESTABELECIDOS
A pesquisa também constatou que a taxa de empreendedores estabelecidos (aqueles que administram e são proprietários de um negócio tido como consolidado por mais de 42 meses, ou seja, 3,5 anos) passou de 8,7% da população adulta em 2020 para 9,9% em 2021.
DOCUMENTO DE ORDEM DE CRÉDITO (DOC)
Em face do sucesso alcançado pelo PIX, os Bancos deixarão de oferecer a ferramenta de transferência tipo DOC até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Segundo a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos, principal entidade representativa dos bancos brasileiros), as transferências bancárias, via Documento de Ordem de Crédito (DOC), deixarão de ser opção para pessoas físicas e jurídicas a partir do próximo ano.
FIM DE VIDA DO PLANETA TERRA
De acordo com trabalho divulgado na revista Nature, revista científica interdisciplinar britânica publicada há mais de 150 anos, astrônomos observaram o movimento de uma estrela engolindo um planeta do tamanho de Júpiter.
No final de suas vidas, as estrelas vão ficando sem combustível, crescem e vão engolindo os planetas próximos. Os astrônomos acreditam que a Terra sofrerá destino semelhante e será engolida pelo Sol.
Não há motivos para preocupação, pois isso deverá acontecer daqui a bilhões de anos, quando possivelmente os humanos nem mais estarão na Terra.
VIAGENS DE ÔNIBUS
Os brasileiros compraram 52 milhões de passagens para viagens em ônibus interestaduais e internacionais em 2022, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O número é bem maior que o das passagens vendidas durante as restrições impostas pelo governo em função da pandemia; em 2021, foram 30 milhões, e em 2020, auge da pandemia, foram 18 milhões.
As passagens aéreas tiveram aumento bem maior (23,5%) que a de ônibus (14%), o que levou os passageiros a optar por viagens terrestres. Outro fator foi a demanda reprimida por conta da Covid-9.
O FIM DA PANDEMIA
A Organização Mundial de Saúde decretou o fim da emergência sanitária global. Nada muda no dia a dia. As medidas preventivas do uso de máscaras e passaporte vacinal haviam sido desativadas.
Segundo Natalia Pasternak, professora da Universidade de Columbia e presidente do Instituto Questão de Ciência, em artigo publicado no jornal O Globo, a pandemia deixou lições.
As primeiras delas foram a polarização política, as teorias da conspiração e os ataques à reputação de especialistas.
Outra lição é que, qualquer tenha sido a origem do vírus – escape de laboratório de pesquisa ou disseminação a partir de mercado de animais – a culpa foi do ser humano. No primeiro caso, erro de biossegurança, e no segundo caso, erro de ética e de saúde pública.
Segundo ela, o número de 6,5 milhões de mortes no mundo atribuídas à COVID está subestimado.
A última lição foi a quantidade de oportunistas midiáticos que surgiram nas redes sociais e na imprensa para apontar ou criticar soluções, sem que tivessem preparo, estudo ou conhecimento para tal.
SALVAR O CELULAR
Que você faria para salvar seu celular?
O manauara Augusto Figueiredo, 29 anos, mergulhou nas águas fétidas e imundas do mangue perto do Riocentro, Rio de Janeiro, para salvar o celular que deixou cair na água.

Augusto havia saído de um festival e rap e deixou o celular cair na água. Não pestanejou em pular na água imunda para salvar seu iPhone 12, que comprara havia dois meses e custa em torno de R$6 mil.
Sem saber que aquelas águas são o habitat de jacarés e cobras, ele passou quase 3 horas dentro do valão até que encontrou o aparelho.
Assista ao vídeo de Augusto na água barrenta pelo site
https://www.youtube.com/watch?v=8xi6lszNKEc
FRASES DA SEMANA
LIMITES
“Somos nós que temos de estabelecer limites em nossas relações, limites para o abuso do outro. Como na esgrima. O adversário vai invadir o meu espaço na pista para marcar ponto. Sou eu que preciso colocar limites, me defender ou atacar. Eu não fiz um torneio porque não impus limites e não conseguia me defender”.
Nathalie Moellhausen, atleta brasileira, esgrimista campeã mundial em 2019, ao jornal O Globo, sobre a necessidade de impor limites no esporte e nos relacionamentos da vida pessoal.
INOVAÇÃO I
“Na minha visão, a falta de inovação leva a empresa a perder relevância aos poucos, em movimento silencioso. Quem não se mexe fica para trás”.
Guilherme Sawaya, diretor da Yuni Incorporadora, ao jornal Valor Econômico, sobre o valor da inovação no mundo moderno em que a tecnologia dita tendências e muda o comportamento das pessoas.
INOVAÇÃO II
“Inovar é conhecer bem o seu negócio e estar aberto a enxergar alternativas usando sua própria competência”.
Idem, para quem a inovação não é apenas tecnológica, ou seja, a empresa deve inovar em função da tecnologia e não esperar que a tecnologia traga as inovações necessárias. A inovação depende da competência e da visão do gestor.
OUTLETS
“O segmento de outlets vem crescendo e tem muito espaço para crescer, porque o brasileiro adora bons descontos e boas marcas”.
Fernando Boscolo, presidente da Privalia no Brasil, ao jornal O Estado de São Paulo, sobre o crescimento de outlets no Brasil.