FORNECEDOR
Exemplo da importância de ter fornecedor confiável e próximo de sua empresa. A repórter Aline Bronzati, do jornal O Estado de são Paulo, publicou artigo que mostra a presença, na famosa loja da Apple da Quinta Avenida em New York, de pouco público, bem abaixo dos padrões da época de Natal. O motivo principal é a falta do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max, lançados recentemente.
O motivo da escassez do iPhone top é a paralisação da produção na China, em razão das restrições que o governo chinês impôs à população para alcançar o objetivo de COVID zero no país e dos protestos que em prol da liberdade e contra as restrições de circulação no país.
O governo chinês bloqueou uma fábrica da Foxcomn, principal fornecedora da Apple, o que causou a escassez do iPhone na principal data de compras nos Estados Unidos. Com isso, a Apple está sem seu produto mais procurado para oferecer.
As vendas da Apple sofrerão impacto no mundo todo e não apenas nos Estados Unidos.
FALTA DE MÃO DE OBRA
Segundo Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, disse ao jornal O Estado de São Paulo que há a falta de 400 mil profissionais na área de tecnologia da informação no mercado brasileiro e que esse número deve aumentar para 800 mil a 1 milhão até o ano de 2025.
Além da falta de profissionais, ainda haverá a necessidade de requalificar a grande quantidade de mão de obra desatualizada que atua no mercado.
Uma das formas de suprir o mercado com profissionais de tecnologia é incentivar jovens a buscar as áreas de ciências exatas que, segundo ela, vêm sendo abandonadas. Devem-se incentivar as mulheres a buscar a área de exatas, pois elas têm mostrado preferência pela área de ciências sociais e são minoria no setor.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Na mesma entrevista, a presidente da Microsoft destacou aspecto interessante sobre o papel da tecnologia no mundo atual. Disse ela que o mundo vive atualmente a Quarta Revolução Industrial.
A Primeira Revolução Industrial foi o período do surgimento da indústria na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo.
Na Segunda Revolução Industrial, surgiram os carros, e a indústria passou a exigir operários e profissionais treinados.
A Terceira Revolução industrial foi a época da automação, que exigiu a recapacitação dos trabalhadores, que foi feita no espaço de 30 ou 40 anos.
A Quarta revolução Industrial é a transformação digital, que está a exigir a capacitação dos trabalhadores em período muito mais curto, mesmo porque ela se processa em velocidade muito maior que as anteriores.
“LA MUJER ELIJE”
O Brasil sempre é destaque no Concurso Internacional de Vinhos e Licores “La Mujer Elige”, realizado em Mendoza, Argentina, de 1º a 4 de dezembro. O desempenho os vinhos e licores brasileiros bateu recorde no evento com 76 premiações. O grande número de premiações deve ser valorizado em razão de 526 amostras de 12 países terem sido avaliadas no encontro.
Os vinhos e espumantes foram avaliados por seleto grupo de 30 mulheres especialistas. As enólogas Daniela Chesini Zottis, Fernanda Tonini e Isadora Cassiano de Paris, indicadas pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), representaram o Brasil no júri.
O evento foi planejado para valorizar a mulher no setor de vinhos. São professoras, enólogas, proprietária de vinícolas e profissionais da área de Enologia, que são convidadas para compor o júri e eleger os melhores vinhos.
PRODUTOS DE HIGIENE
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as exportações de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos alcançaram o valor de US$ 651.2 milhões no período de janeiro a outubro de 2022, crescimento de 12,7% em relação a igual período de 2021 (US$ 577.6 milhões).
O setor tem mostrado resiliência diante dos impactos internos e externos que, por vezes, reduzem a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, o que evidencia a qualidade dos produtos de higiene, perfumaria e cosméticos “Made in Brazil”.
PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS
Os produtos multifuncionais têm despertado cada vez mais a atenção dos consumidores, uma vez que entregam diversos benefícios em um único produto. O comércio oferece protetor solar com cor, que protege a pele do sol, hidrata e ainda uniformiza o tom da pele do rosto.
O consumidor encontra praticidade nos produtos que agregam várias funções em uma única fórmula, os quais aumentam a conveniência e reduzem o tempo dedicado à aplicação.
Os produtos multifuncionais apresentam boa oportunidade para o setor de higiene pessoal e cosméticos.
CONSÓRCIOS
Pela décima vez consecutiva no ano, consórcios batem recorde de participantes ativos ao ultrapassar 9,18 milhões em outubro, superando em 13,5% os 8,09 milhões de associados de outubro de 2021.
Os grupos de consórcios superaram 3,27 milhões de adesões no acumulado de janeiro a outubro de 2022, e os negócios ultrapassaram R$ 212 bilhões.
Os participantes de consórcios acham-se divididos em 79,5% no setor de veículos automotores; 15,6% no de imóveis; 2,7% no de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis; e 2,2% no de serviços.
Durante a última década, de 2013 a 2022, em razão do crescimento do número de consorciados os consumidores demonstraram interesse e confiança nos consórcios, mesmo tendo vivenciado turbulências como a pandemia, o sobe e desce da inflação, as oscilações nos custos de combustíveis e de alimentos, além de outras variações econômicas nacionais e internacionais.
MULHERES PREFEITAS
A proporção de mulheres governantes dobrou em duas décadas no Brasil. Apesar de a informação ser auspiciosa, a proporção de mulheres prefeitas ainda é baixa. Em 2021, havia 4.894 prefeitos do sexo masculino ante 674 mulheres. Ou seja, apenas 12,1% das prefeituras eram ocupadas por mulheres. Os dados foram fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), que consultou as prefeituras do país.
A primeira pesquisa, realizada em 2022, constatou a existência de 332 prefeitas. Em 2022, o número de prefeitas cresceu para 674, mais que dobrando. Porém, segundo o IBGE, a representatividade das mulheres na direção dos municípios ainda é pequena. Mas vem crescendo.
A Região nordeste manteve o maior percentual de prefeitas, enquanto as regiões Sul e Sudeste registraram o menor percentual.
Outro dado positivo para as mulheres é que, entre as prefeitas, 79,4% informaram ter o curso superior completo, e entre os prefeitos, somente 54,9% informaram ter o curso superior completo.
TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB
O Telescópio Espacial James Webb, em órbita desde os meados do ano, continua enviando imagens e dados do Universo que alargarão o conhecimento sobre galáxias, planetas e o próprio Universo. As informações são analisadas por cientistas e astrônomos e, por enquanto, não têm maior interesse para os leigos e nem afetam a vida no Planeta. A não ser, naturalmente, para quem admira imagens do Universo.
Os resultados obtidos pelo telescópio superam bastante as imagens obtidas pelo veterano Telescópio Hubble. O James Webb possui instrumentos mais eficazes, lentes mais precisas e estáveis, o que contribui para que suas imagens alcancem maiores distâncias e tenham melhor qualidade. Além disso, ele está se comportando muito melhor que o esperado pelos cientistas.
O investimento de 10 bilhões de dólares e a contribuição de mais de 10 mil pessoas em seu planejamento, montagem e lançamento estão sendo plenamente compensados. Ele trará muitos conhecimentos.
LIXO
Uma sacola de plástico leva 20 anos para se decompor; uma garrafinha de água, 450. Se usassem garrafas plásticas logo depois do descobrimento do Brasil, ainda haveria algumas delas por aí.
O seu cuidado com o lixo e com material plástico ajudará o planeta.
FRASES DA SEMANA
PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS
“O interesse do consumidor por produtos multifuncionais traz novos desafios de inovação aos formuladores do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A busca por formulações multifuncionais vem crescendo e já se mostra como tendência em alta nas publicações científicas e tecnológicas”.
João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC (Associação Brasileira de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
SEM CONCURSO
“O contribuinte é a única pessoa que trabalha para o governo sem ter de prestar concurso”.
Ronald Reagan, (1911 – 2004), 40º presidente do Estados Unidos.