A SEMANA POLÍTICA
A semana política transcorreu sem novidades em relação à semana anterior.
As manifestações contra o resultado das eleições prosseguem em frente aos quartéis.
O candidato eleito nomeou a equipe de transição, chefiada pelo vice, com mais de 280 escolhidos. Contudo, ainda não foi anunciado o nome dos ministros, o que vem gerando instabilidade principalmente na área econômica.
O governo ainda não se pronunciou sobre o resultado das eleições e ainda não admitiu a derrota.
O Partido Liberal questionou o resultado das eleições, apontando inconsistências no sistema de votação e apuração. Além de ignorar a petição feita pelo Partido Liberal, o presidente do TSE ainda multou o partido em 22 milhões de reais.
A situação ainda causa insegurança e incertezas.
COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo de futebol prossegue com jogos diariamente, e os jogos da seleção brasileira modificando a rotina e a vida do comércio e a vida das cidades em geral.
Overdose de jogos de futebol.
LIXO RECOLHIDO NA COPA DO MUNDO
A Copa de 2022, disputada no Qatar, terá a disputa de 64 partidas em 12 cidades-sede, nas quais se estima que haverá a produção de mais de 300 toneladas de lixo dentro e nos arredores dos estádios onde os jogos forem disputados, o que dará a média aproximada de 5 toneladas de lixo por jogo.
Após a abertura da Copa do Mundo, torcedores japoneses foram flagrados catando lixo nas arquibancadas do Estádio Al Bayt. A prática solidária já tinha sido executada nas últimas duas Copas do Mundo. A cena teve grande repercussão nas redes sociais. Apesar de causar surpresa para os fãs do esporte, a prática é comum no Oriente e é chamada de Oosouji, que consiste em realizar faxinas em lugares após o evento para renovar o ambiente. Os japoneses não deixam sujeira para trás e fazem isto por civilidade, tradição e educação; não o fazem por estarem sendo filmados. A boa notícia é que o exemplo japonês foi seguido por torcedores de outros países. Após a vitória da França sobre a Dinamarca, torcedores franceses recolheram o lixo deixado no estádio. Torcedores do Brasil e do Senegal também seguiram o exemplo dos japoneses e começaram a limpar o lixo do estádio após jogos de sua seleção.
Tomara que a moda pegue no Brasil.
MERCADO DE DRONES
O mercado de drones cresceu quase 4 vezes de 2017 até 2022, considerando-se apenas os dispositivos que têm mais de 250 gramas e que são registrados na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente drones com mais de 250 gramas precisam ser registrados na Anac.
Os motivos para o crescimento do mercado de drones são vários. O drone oferece muitas opções, recreativas e profissionais, além de atender a público muito diversificado.
A tendência é que o público-alvo dos drones cresça com o passar do tempo, com a possibilidade do surgimento de novas profissões e novos usos que os drones proporcionarão.
O barateamento dos drones é outro fator que favorece a sua utilização em diferentes setores.
LIXÃO DO MUNDO
O Deserto de Atacama tornou-se o lixão do mundo e nele encontram-se montanhas de roupas usadas, carros velhos e pneus que lá são descartados e mudam a aparência do deserto.
Segundo o Serviço Nacional de Alfândegas, do Chile, em 2021 46.827 toneladas de roupas usadas entraram no Chile. As roupas e os veículos velhos entram no Chile pela Zona Franca de Iquique (Zofri), um dos mais importantes centros de comércio livre de impostos da América do Sul.
A falta de fiscalização governamental e a fragilidade do deserto são fatores que levam pessoas a descartarem o lixo na região.
Os entulhos não são descartados pelas pessoas das cidades próximas; decorre da falta de consciência ecológica e da falta de cuidado com o planeta.
SUMIÇO DE ESTÁTUA
Notícia curiosa; merece constar do resumo da semana. A estátua de bronze do presidente Juscelino Kubitschek, foi retirada de seu local na Orla Bardot, em Búzios. Câmara de segurança registrou a imagem de quatro homens arrancando o monumento de 100 quilos e levando-o num carro.
Os moradores acordaram sem entender o que havia acontecido. Furto de estátua? O furto foi registrado da 127 DP de Búzios. No fim da tarde do dia 27 de novembro, a prefeitura divulgou que havia localizado a estátua na cidade de Vargem grande, a 200 Km de Búzios.
À noite do mesmo dia, outra versão. A advogada que doou a obra à cidade, disse que ela havia contratado uma equipe para restaurar o monumento e que a equipe removera a estátua do lugar. Alegou, ainda, que a equipe removeu a estátua sem agendamento prévio e sem que ela tivesse sido informada.
A restauração a estátua segue em negociação com a prefeitura de Búzios.
PAÍS SÉRIO
Monsieur Pierre Maudet, político suíço, era uma estrela em ascensão. Aos 33 anos, era prefeito de Genebra. Muitos vislumbravam que ele ocuparia posto de primeira grandeza no âmbito federal. Em 2015, ele aceitou convite do príncipe herdeiro de Abu Dabi para passar 3 dias nos Emirados Árabes.
Maudet viajou e manteve encontros com dirigentes do país e até com o emir. Aparentemente nada demais. Em 2018, o MP de Genebra abriu inquérito sobre a viagem de Maudet, para saber se a viagem tinha tido caráter público ou privado.
Pierre Maudet declarou que a viagem tinha sido de lazer e que pagara as despesas do próprio bolso. O inquérito, contudo, descobriu que o político mentiu e que viajara a convite do emir e com todas as despesas pagas, nelas incluído o voo em primeira classe.
Pierre Maudet foi expulso do partido. O Tribunal federal suíço acabou de confirmar sua condenação definitiva, culpado por haver aceitado favores indevidos, pouco importando a existência de contrapartida aos mimos recebidos.
PREDAÇÃO
A cúpula sobre comércio internacional de espécies ameaçadas, encontro realizado no Panamá, aprovou resolução para proteger tubarões, a qual visa regular o tráfico de 54 espécies de tubarões.
As barbatanas de tubarões movimentam, estima-se, cerca de US$500 milhões anualmente. Um quilo de barbatanas de tubarão pode custar até mil dólares nos mercados da Ásia Oriental. Os asiáticos acreditam que a sopa de barbatana é afrodisíaca e retarda o envelhecimento.
COVID
Tem havido o aumento dos casos de COVID em cidades brasileiras. Algumas cidades voltaram a adotar o uso de máscaras em ambientes fechados e no transporte público.
A notícia boa é que o número de óbitos e de casos graves não tem sido tão grande como no início da propagação da doença.
INVESTIMENTOS & FUTEBOL
A plataforma de investimentos Trademap apurou que os brasileiros largam até mesmo seus investimentos para acompanhar a seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Isto porque, nos dias de jogos, a média do volume de negócios do Ibovespa cai cerca de 20%.
Dados bem melhores que os de tempos atrás, quando a Bolsa de Valores nem funcionava em dias de jogos do Brasil.
Tomara que o Brasil esteja deixando de ser apenas o país do futebol.
BLACK FRIDAY
A Black Friday, edição 2022, foi a pior da história das Black Fridays no país. As vendas recuaram 28% em relação a 2021.
A situação conturbada do país, as incertezas e até a Copa do Mundo de futebol podem ter desviado a atenção do consumidor. Ou ainda, não há dados que possam confirmar essa assertiva, as ofertas não foram suficientes para atrair o consumidor.
FRASES DA SEMANA
CONFIANÇA PARA EMPREENDER
“Eu levei muitos anos para me reconhecer, para reconhecer a minha força“.
Ana Fontes, que abandonou a estabilidade de um emprego para empreender, ao jornal O Globo, Ed. 29 Nov.
CIVILIDADE
“Nós sujamos; nós limpamos”.
Pensamento comum no Japão, que leva os japoneses a limpar o estádio após as partidas de futebol, fato comum no Japão e que deveria servir de exemplo para os demais países, principalmente o Brasil.
TECNOLOGIA
“Em vez de nos tornar mais produtivos, a tecnologia talvez esteja nos fazendo nos sentir mais isolados e deprimidos”.
Alisson Schrager, economista, escritora e pesquisadora do Manhattan Institute e colunista do City Journal. .