INCOERÊNCIAS
Há sinais contraditórios na economia brasileira. Por um lado, em maio 28,7% das famílias brasileiras possuíam contas ou dívidas em atraso, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A inflação elevada, associada à queda da renda, contribui para esse quadro.
Por outro lado, a CVC, maior empresa de turismo do Brasil, informou que o volume das reservas de passagens aéreas aumentou 19% em maio em relação a abril e as reservas confirmadas equivalem a 152% do volume registrado no segundo trimestre do ano passado.
DIESEL NA ARGENTINA
A escassez de diesel é generalizada na Argentina, e o fato será citado nesta coluna como exemplo para os brasileiros e para facilitar a compreensão do que acontece no país vizinho.
A situação de desabastecimento é resultado da combinação de alguns fatores: 1) menor produção de diesel pela Argentina; 2) alta demanda e baixos preços locais, que estão controlados pelo governo; 3) a Argentina importa grande parte do diesel que consome. A estatal petrolífera YPF usa dólares para pagar a importação do diesel e o revende a preços subsidiados, arcando com o prejuízo. Vender produto por preço mais barato do que comprou só pode gerar problema de falência ou de desabastecimento.
Com a escassez, vem o racionamento e o disparo dos preços. Em alguns lugares, o litro do diesel chega a custar o equivalente a R$9,70, bem mais alto que o valor médio de R$7,00 hoje praticado no Brasil.
ETANOL VENCE GASOLINA
Os preços do etanol hidratado (álcool usado diretamente no tanque dos veículos) tornaram-se mais vantajosos que os da gasolina nos postos de São Paulo e Minas Gerais.
O preço do etanol será mais vantajoso quando cair para menos de 70% do valor da gasolina.
ANTIDEPRESSIVOS
A IQVIA, empresa multinacional americana, atende as indústrias combinadas de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica. A partir dos dados da IQVIA, a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) constatou que a venda de antidepressivos genéricos cresceu 55,6% em dois anos de pandemia.
Esses dados confirmam que a COVID-19 também afetou a saúde mental das pessoas. No mundo atual, depressão e ansiedade estão entre as doenças que mais acometem as pessoas, mas o crescimento da venda de antidepressivos durante a pandemia (fique em casa, lockdown, medo da doença, influência do noticiário negativo) foi excepcionalmente alto durante o período da pandemia.
BANCOS
Qual o aspecto que você considera mais importante do serviço que seu Banco lhe presta?
Em pesquisa realizada pela empresa americana de consultoria de gestão Bain & Company, com sede em Boston, Massachusetts, as principais exigências dos clientes dos Bancos são:
– Ajudar o cliente a não perder tempo;
– Ajudar o cliente a economizar dinheiro;
– Oferecer serviços de qualidade;
– Simplificar a vida do cliente;
– Ajudar a ganhar dinheiro;
– Evitar aborrecimentos para o cliente;
Ajudar o cliente a ser mais organizado;
– Proteger o cliente de eventuais perdas.
CUSTOS X QUALIDADE
Salem Obaidalla, vice-presidente sênior de operações comerciais da Emirates Air Lines, declarou ao jornal O Estado de são Paulo que, apesar do aumento dos combustíveis no mundo, a Emirates não planeja cortar custos, porque não deseja comprometer a qualidade de serviços e produtos oferecidos pela empresa.
Prefere, então, aumentar os preços, contando com a compreensão do passageiro que o preço do combustível é muito caro.
REAPROVEITAR
Nova palavra surgiu no mercado: “upcycling”, que significa “reutilização criativa”, processo que visa dar novo uso a objeto que seria descartado. As opções dependem da criatividade da pessoa: transformar porta de garagem quebrada em biombo, extintor de incêndio em luminária, roda de bicicleta em mural de avisos ou como aparador de pequenos vasos de flores, garrafas velhas podem ser usadas como vasos ou bases de abajur…
Arquitetos e decoradores aproveitam objetos que iriam para o lixo, transformando-os em móveis ou artigos de decoração. Há cuidados que necessitam ser tomados: verificar se o item está limpo e livre de cupins; o objeto pode mudar de forma com alterações; caixas e cordas são multifuncionais.
O resultado fica bastante original. A tendência acarreta economia para o dono, que não precisa gastar com reciclagem, e alivia o meio ambiente.
LOJA DO EX
O Parque Shopping Belém, na capital do Pará, lançou a “Loja do Ex”, no centro do shopping, destinada a recolher presentes de ex-namorados que serão doados para associação sem fins lucrativos. Ideal para pessoas que têm dificuldade de desapegar de presentes ou que não sabem o que fazer com os trambolhos.
Roupas, bichos de pelúcia e objetos de decoração foram entregues à loja, que ficará aberta até o final de junho. A iniciativa faz brincadeira humorada com o Dia dos Namorados e ainda pratica ação social.
A ideia pode ser aproveitada para atrair clientes, oferecendo descontos na compra de presentes para o novo namorado para quem fizer doação para a “Loja do Ex”.
VARÍOLA DOS MACACOS
O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi identificado, em São Paulo, em um homem que veio da Espanha. Contudo, a Secretaria de Estado de Saúde de S. Paulo declarou em nota que as amostras ainda estão em análise.
Os sinais de alerta para a doença são dor de cabeça, febre, calafrios, dor de garganta, mal estar e lesões na pele com aparência de pústulas arredondadas.
A varíola dos macacos é doença contagiosa que passa de animais para humanos, mas a doença tem baixa taxa de contágio e baixa letalidade (entre 1 e 10%). Para que haja contágio, é preciso exposição prolongada à doença, com contato íntimo ou muito próximo com o portador da varíola e contato com materiais contaminados como roupa de cama e toalha. É, portanto, bastante diferente da COVID-19.
Ainda não se sabe o que provocou o atual surto que se espalhou pelo mundo. Até o ano passado, casos da doença eram comuns na África e atualmente espalharam-se por países fora do continente africano.
AUMENTO DAS PASSAGENS AÉREAS
A tarifa aérea de voos domésticos teve aumento de 21% no primeiro trimestre do ano, motivado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pela alta dos preços do combustível de aviação.
Os indicadores relacionados aos custos dos voos indicam que o combustível de aviação teve aumento de 82,7% em relação ao primeiro trimestre de 2019.
FRASES DA SEMANA
MEIO AMBIENTE
“O meio ambiente está perdendo lugar para a fome. O Brasil não planta mais em áreas de preservação ambiental. Mas é retaliado”.
Alberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, ao jornal O Globo, Ed. 04 Jun, a respeito da liberação de áreas de preservação ambiental para o plantio de alimentos.
PRODUZIR ALIMENTOS
“Produzir alimentos não é crime; é bênção. Mas é injusto que, quando é no caso dos Estados Unidos, é uma reserva estratégica e o produtor recebe para não plantar e tem lucro. No Brasil, o produtor brasileiro reserva 20% de sua área total para a preservação ambiental e não recebe nada por isto”.
José Sismeiro, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, ao jornal O Globo, Ed. 4 Jun, sobre o fato de os Estados unidos terem programa de indenização a produtores rurais para preservar encostas, margens de rios e entorno de nascentes e de haverem autorizado, em nome da insegurança alimentar, o plantio de alimentos nessas áreas.
PLANEJAMENTO
“As pessoas me perguntam como o Brasil pode ter dinheiro para fazer o PIX. Você sabe quanto custou o PIX? 4 milhões de dólares. Você pode fazer coisas boas com pouco dinheiro se tiver planejamento”.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre a importância de fazer bom planejamento para obter resultados com maior eficiência.
OTIMISTA
“O pessimista transforma desafios em problemas. o otimista transforma problemas em desafios”.
Rupert Murdock, empresário, dono de jornais, revistas, emissoras de TV e estúdio de cinema.