VOOS
O brasileiro voa pouco e vários fatores contribuem para isso. O Brasil conta com apenas 4 empresas de aviação comercial. Como exemplo, na Europa, são mais de 20. Há mais empresas de aviação na Colômbia e na Argentina que no Brasil. A Austrália, que tem quase o mesmo território do Brasil, tem 15 empresas de aviação. A Indonésia tem 8.
As restrições impostas pela pandemia fizeram diminuir o número de voos, mas a viação dá claros sinais de recuperação.
A aviação é essencial para aumentar a ligação entre as regiões brasileiras, melhorar a transferência de cargas, fazer crescer o e-commerce e aumentar o turismo doméstico.
Alguns passos foram dados para incentivar os voos. O Brasil investiu 30 bilhões de reais para reformar e ampliar aeroportos. A estrutura está preparada para o aumento do número de voos. Mas há nós que precisam ser desatados: questões regulatórias, a tributação sobre o querosene de aviação e a insegurança jurídica.
ICMS
A Câmara de Deputados aprovou o texto-base do projeto que limita o ICMS a 17% para energia, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. A medida deve reduzir o preço desses produtos e aliviar a inflação.
A redução da alíquota do ICMS reduzirá a arrecadação de Estados e municípios, muitos dos quais ficaram contra a redução, preocupados com a diminuição da arrecadação e não com o bem estar do povo.
O cipoal de leis tributárias favorece a voracidade e a ganância estatal e as reformas prejudicarão pelo uma das esferas de governo. Daí a dificuldade da implementação de reforma tributária.
ALIMENTOS NO MUNDO
Após o início da guerra na Ucrânia, pelo menos 30 países adotaram medidas de controle de exportação de alimentos. Até os países mais ricos, como estados Unidos, França e Reino Unido, estão sentindo o impacto da alta dos preços dos produtos alimentícios.
A expectativa é de essa tendência deve manter-se ao longo de 2022, o que ameaçará a segurança alimentar de países mais vulneráveis.
O Brasil sente os efeitos da alta dos combustíveis e, como importou fertilizante, não há ameaça de perda da safra. Contudo, o Brasil depende da importação de parte do trigo que consome. A maior consequência para o Brasil será a inflação elevada.
GUERRA NA UCRÂNIA
Há informações de que os depósitos de grãos na Ucrânia estão cheios e que não a Rússia não permite que os alimentos deixem a Ucrânia por navios. Os portos ucranianos estão bloqueados, o que impede a exportação de grãos para outros países.
A Rússia está disposta a estabelecer corredores para que os alimentos saiam da Ucrânia por mar, desde que os países ocidentais suspendam sanções econômicas impostas a ela. A Rússia exige ainda a retirada de minas marítimas dos portos onde os navios estão ancorados.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia classificou a proposta de Moscou de “chantagem” e exortou os países ocidentais a não cederem às exigências russas. O secretário de Defesa britânico, Bem Wallace, também rejeitou a proposta russa.
Ninguém quer ceder, e a guerra continua. Provérbio popular diz que “na luta do mar com o rochedo quem sai perdendo é o marisco”.
INOVAÇÃO
Em outubro, o teleférico do Pão de Açúcar no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, considerado o mais antigo do mundo, completará 110 anos e busca rejuvenescer por meio de inovações.
Um dos projetos, anunciado no dia 26 de maio, é a instalação de uma tirolesa de 775 metros, ligando o Pão de Açúcar ao Morro da Urca.
A descida se dará à velocidade de até 100 Km/hora, em 40 a 45 segundos.
As inovações se fazem presentes e necessárias em todos os setores.
VARÍOLA DO MACACO
Surgiu “nova” doença no mundo: a varíola do macaco. A doença é pouco conhecida porque a incidência maior é na África. Contudo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a ocorrência de 131 casos fora do continente africano e 106 outros casos suspeitos desde que o primeiro caso foi relatado em 7 de maio deste ano.
O surto da doença foi considerado atípico porque se manifestou, ao mesmo tempo, em pessoas que não viajaram para a África. Segundo a OMS, a varíola do macaco pode ser detida em regiões não endêmicas da doença, pois não há indícios de que o vírus tenha sofrido mutações, o que facilita o controle de sua disseminação.
A transmissão se dá por meio do contato direto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou membranas mucosas de animais infectados. De humano para humano, o contágio é baixo.
Segundo Sylvie Briand, chefe da Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial de Saúde, não há necessidade de pânico.
ACIDENTES DE TRÂNSITO
Apenas em 20221, houve mais de 878 mil acidentes de trânsito no país, que conta com frota de mais de 73 milhões de veículos, de acordo com dados do registro Nacional de Acidentes e estatísticas de Trânsito (RENAEST).
O excesso de velocidade é a causa principal dos acidentes. Veículos que trafegam a 20 Km/h precisam de 7,5 metros para parar completamente, distância que o carro percorre no espaço de tempo entre o motorista ver o alerta, pisar no freio e o carro responder. A 50 Km/h, o veículo precisa de 26 metros até a parada completa. A 120 Km/h, o veículo deve percorrer a distância de aproximadamente 105 metros até parar por completo.
Outras causas de acidentes são o estado ruim dos pneus, conservação e manutenção inadequadas do veículo e más condições das estradas.
Um fator vem se tornando comum: a distração do motorista, causada pelo uso de celular ao volante, pois a atenção do condutor fica dividida entre o aparelho, a direção e os sistemas de multimídias existentes no carro.
INFLAÇÃO NO BRASIL
A guerra na Ucrânia e os lockdowns na China por conta da COVID-19 fizeram aumentar o preço das importações. A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) aponta que os produtos importados tiveram aumento de 34,4% no mercado internacional entre março e abril deste ano.
Além disso, o volume de importações recuou 6,69%. Receita perfeita para o aumento de preços dos produtos no Brasil: aumento do preço lá fora e diminuição da oferta aqui.
SERVIÇO DE BORDO
Suspensos desde o início das restrições impostas em razão da COVID-19, a ANVISA autorizou a volta dos serviços de bordo das empresas aéreas.
A Azul já funciona como antes, oferecendo snacks e bebidas aos passageiros. A LATAM e a Gol passarão a distribuir alimentos a partir de 1º de junho.
O uso de máscaras nos voos continua obrigatório.
BRASIL DIGITAL
A Fundação Getúlio Vargas difundiu números que mostram que o Brasil vai muito bem em termos digitais.
O país tem 447 milhões de dispositivos digitais, incluídos computador, notebook, tablete e smatphone, para uso doméstico ou corporativo. Como a população brasileira é estimada em 220 milhões de pessoas, há dois equipamentos por habitante. Esse número é semelhante com os números das nações mais ricas do mundo.
O Brasil tem 205 milhões de máquinas digitais (desktop, notebook e tablete), quase um por habitante.
O número de smartphones é maior que o número de brasileiros: 242 milhões de celulares inteligentes.
FRASES DA SEMANA
CRISE MUNDIAL
“As crises nos alimentos, combustíveis e finanças provocadas ou agravadas pela guerra na Ucrânia ameaçam causar turbulências em países mais pobres e levar dezenas deles à inadimplência”.
Alerta feito nesta semana por líderes humanitários e empresariais globais no Fórum Econômico Mundial realizado na Suíça.
INOVAÇÃO E ADAPTAÇÃO
“Para que não se perca e consiga ser competitiva diante de uma das maiores transformações da história da indústria de veículos, a indústria brasileira de autopeças precisa perceber a necessidade de inovar-se e adaptar-se a realidades que podem leva-la a produzir itens com os quais jamais sonhou”.
Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes Automotivos), em entrevista ao jornal Valor Econômico, Ed. 26 Mai, alertando sobre a necessidade de as empresas aproveitaram as oportunidades proporcionadas pelas grandes transformações do mundo automotivo.
OPORTUNIDADE
“Temos que ser rápidos. Cavalo arreado não passa a toda hora; quando passa, tem que montar”.
Idem, sobre a importância de estar atento ao mercado e às oportunidades e de tomar decisões com rapidez.
VALOR DA EMPRESA
“Gosto de investir em coisas que têm resultado valioso. O valor das empresas é baseado em como elas fazem ótimos produtos”.
Bill Gates, fundador da Microsoft, explicando por que prefere investir em empresas e não em moedas virtuais e destacando a importância da qualidade do produto oferecido para que a empresa adquira valor.
VARÍOLA DO MACACO
“Ainda estamos no início desse evento. Sabemos que teremos mais casos nos próximos dias, mas não há necessidade de pânico”.
Sylvie Briand, chefe da Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial de Saúde, sobre a varíola do macaco.