EFEITO CONTRÁRIO
Pesquisa interessante foi feita no Texas, Estados Unidos. Pesquisadores distribuíram 900 placas luminosas nas estradas do Texas alertando sobre o número de acidentes com mortes que tinham ocorrido no último mês. Deixaram as placas acesas durante uma semana por mês e apagadas nas outras três semanas.
Aí fizeram o levantamento sobre os acidentes ocorridos nas estradas, verificando a que distância das placas os acidentes ocorreram e se as placas estavam ligadas ou desligadas no momento do acidente. O resultado mostrou que: 1) os acidentes aumentaram 4,5% quando as placas estavam ligadas; 2) o aumento é maior nos 5 quilômetros após a placa quando ela estava ligada; 3) diminuía após 10 quilômetros do local da placa; e 4) deixava de existir onde não havia placas.
A conclusão foi de que as placas desviavam a atenção do motorista, o que aumentava o número de acidentes.
Concentração e atenção ao dirigir são fundamentais para prevenir acidentes.
(Extraído da notícia publicada por Fernando Reinach, no jornal O Estado de São Paulo, Ed. 7 de maio).
CUIDADO COM O CELULAR
Os celulares estão se tornando alvo preferencial dos bandidos porque a vida financeira das pessoas está concentrada nos aparelhos. As vítimas podem até ser sequestradas para que repasse as informações bancárias aos bandidos.
Eles contêm todas as informações que interessam a bandidos: documentos, dados bancários, informações de cartões de crédito.
Algumas pessoas estão optando por ter dois aparelhos: um com informações financeiras, que fica em casa, e outro para ser usado na rua.
TURISMO
Muita gente, que desejava viajar ao final da pandemia, depois do fim do uso obrigatório de máscaras e do período de isolamento, teve os planos frustrados em razão da inflação.
Passagens aéreas e combustíveis tiveram aumento acentuado no primeiro trimestre do ano. As alternativas foram adiar projetos ou buscar viagens mais baratas e menores para destinos nacionais.
LIXO NA PRAIA
A quantidade de material reciclável recolhido nas praias do Rio de Janeiro aumentou 14 vezes em relação a igual período de 2020, segundo dados do programa Recicla Orla daquela cidade. Para ajudar na limpeza, a prefeitura aumentou o número de pontos de coleta de lixo.
As campanhas educativas estão surtindo efeito e as pessoas estão levando mais a sério a educação ambiental.
MULTA POR USO DO CELULAR AO VOLANTE
O Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF) anotou 246.438 infrações de trânsito por uso do celular por motorista de veículos em 2021.
Segundo Antônio Meira Júnior, presidente da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), o uso do celular pelo motorista ocasiona desvio da atenção ao dirigir em três níveis: o nível manual (o motorista tira do volante a mão que deveria comandar a direção); a atenção visual (o motorista desvia o olhar do caminho por onde vai); e a a atenção cognitiva (o motorista desvia o foco da atenção da direção para a conversa ou para a mensagem). Essas distrações ocasionam maior tempo de reação ao volante.
A maior parte das causas de acidentes no trânsito é provocada por falha humana, e o uso do celular ao volante contribui para acidentes no trânsito.
O Código de trânsito Brasileiro caracteriza como infração a utilização do celular, de fones de ouvido ou até do viva-voz durante a condução de veículos. A infração ocorre mesmo se o motorista estiver parado no sinal vermelho ou no congestionamento.
MANTER A CALMA
Um passageiro, sem nenhum conhecimento de aviação, realizou o pouso de emergência de um avião particular no aeroporto de Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, depois que o piloto passou mal.
O controlador de tráfego aéreo explicou o passo a passo para o passageiro fazer o pouso em segurança durante cerca de 5 minutos, tempo suficiente para que o passageiro colocasse em prática o que ouviu pelo rádio.
Manter a calma em situação de perigo ajuda muito.
VAREJO EM ALTA
As vendas do comércio varejista cresceram 1,3% no primeiro trimestre do ano em comparação ao primeiro trimestre de 2021, resultado que superou as expectativas. O crescimento foi de 1,9% em relação ao segundo semestre de 2021.
AUMENTO DO FRETE MARÍTIMO
O frete marítimo teve severo aumento em 2022. Antes do coronavírus, o preço do contêiner era perto de 3 mil dólares. Em março, chegou a 8,1 mil dólares e em maio está a 8,9 mil dólares, o que alimenta a inflação em todos os países.
O mundo não teve tempo de estabilizar-se após o coronavírus e a guerra na Ucrânia surgiu como forte fator desestabilizador da economia mundial.
SUÉCIA
A Suécia teve uma das menores taxas de mortalidade pela COVID, segundo dados levantados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O que chama a atenção é que a Suécia não decretou lockdown nem confinamentos gerais, não determinou o uso de máscaras nem mesmo quando o país registrou o pico de contaminações. O governo optou por fazer recomendações gerais e prestar esclarecimentos à população.
O fato pode ser explicado pelo bom sistema de saúde com melhores recursos da Suécia e o país ter baixas taxas de obesidade – fator de risco para a COVID-19.
Entretanto, a comparação da doença e do número de mortes entre países deve levar em conta outros fatores, como nível educacional e características da população, renda per capita e capacidade de assistência médica prestada pelo país.
DIFERENÇA
É difícil perceber a diferença entre ter 1 milhão de dólares, 1 bilhão ou 1 trilhão de reais. Ou de dólares. Até os bilionários devem ter dificuldade em ver o que mudou em sua vida quando ganhou 1 ou 100 milhões de dólares a mais.
Um dado mais palpável ajudará a ver a diferença entre 1 milhão, 1 bilhão e 1 trilhão.
1 milhão de segundos equivale a 11 dias e meio.
1 bilhão de segundos equivale a 31 anos e 8 meses.
1 trilhão de segundos equivale a 317 séculos.
HORAS DE TRABALHO
Quantas horas você trabalha por dia? Quantas horas você se ocupa com as funções de seu cargo?
Quanto tempo, de seu trabalho, você dedica (ou perde) a tarefas secundárias que não dizem respeito a seu cargo (tomar café com visitantes, limpar a caixa de mensagens, participar de reuniões inúteis)?
Quanto tempo você dedica a planejar e a pensar em alternativas para o futuro da empresa?
Faça a conta e terá noção de produtividade e eficiência.
FRASES DA SEMANA
LIÇÕES DA VIDA
“Na escola, você recebe a lição e depois faz a prova. Na vida, você faz a prova e depois recebe a lição”.
Autor desconhecido
CRESCIMENTO DA ECONOMIA
“O ritmo de atividades da economia brasileira segue surpreendendo para cima e os riscos são mais positivos do que o contrário”.
Fernando Rocha, economista-chefe da JGP, ao jornal Valor Econômico, Ed. 10 Mai, ao comentar sobre o aumento da projeção do PIB brasileiro de 0,7% para 1,3% em 2022 e destacar a resiliência da economia brasileira.
INFLAÇÃO
“A inflação está alta demais e entendemos a dificuldade que está causando e estamos nos movimentando rapidamente para baixá-la”.
Jay Powell, presidente do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), em entrevista coletiva, dizendo mais que a inflação simplesmente não desaparece por efeito mágico e que precisa de medidas, por vezes enérgica, para ser domada.
ENERGIA E EMPREENDIMENTO
“As grandes empresas sabem que, no mundo altamente digitalizado, precisam da veia empreendedora, e a forma mais fácil de fazer isso é buscar a energia e a mentalidade das startups”.
Shameen Prashantham, autor do livro (“Gorillas can dance” – Gorilas podem dançar), em entrevista à revista Forbes, ao analisar as alianças entre startups e grandes empresas e destacar a importância da agilidade, da energia e do empreendimento no mundo dos negócios.
CAMINHO
“Não há caminho; caminho se faz ao andar”.
Máxima do poeta espanhol Antonio Machado, usualmente citada por Liliana Aufiero, diretora-presidente do grupo Lupo, ao se referir ao futuro e à luta para desbravar novos caminhos, novos mercados e novos ramos de atividade.
PLANEJAMENTO E IMPREVISTOS
“Aprendi que planejamento é fundamental, mas é preciso saber que haverá imprevistos e que é vital saber lidar com eles. Aprendi também que, na hora da verdadeira necessidade, não é de dinheiro e nem de cargo que você precisa. É das pessoas que estão ao seu lado prontas para te ajudar”.
James Bellini, presidente do grupo Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, ao jornal Valor Econômico, sobre as lições que aprendeu na vida.