GARRAFAS PET
As garrafas PET correspondem a 12% do lixo sólido produzido pela humanidade e se tornaram grande problema ambiental. As moléculas orgânicas, que formam polímeros sintéticos a partir do petróleo, formam longas cadeias que são moldadas no formato desejado; por exemplo, garrafas. Essas cadeias de moléculas são muito difíceis de serem quebradas.
As garrafas de PET, queimadas, geram gás carbônico. Podem ser derretidas para formar outros produtos, que são de qualidade inferior. Podem ser cortadas e usadas para fabricar tecidos e carpetes, mas isso somente adia a necessidade de reciclar.
A boa notícia é que cientistas conseguiram produzir em laboratório uma enzima que consegue quebrar as lonas cadeias de moléculas para tornar o plástico reaproveitável. Boa notícia. Foi aberto o caminho para reciclar as garrafas PET.
VENDA DE ROUPA POR QUILO
A venda de roupas por quilo, antes restrita a roupa infantil, começa a ganhar espaço para a venda de roupas de adultos, especialmente jeans e moletons, e artigos de cama, mesa e banho. As lojas seguem o exemplo de restaurantes que vendem comida por peso.
Existem lojas em São Paulo que vendem roupas de coleções antigas por R$25,00 o quilo e roupas de coleções novas por R$50,00 o quilo. Calças jeans podem pesar entre meio quilo e 1 quilo.
A venda de roupas por quilo destinava-se a desovar coleções antigas, mas os preços elevados têm contribuído para a disseminação da modalidade no varejo, principalmente para itens de uso diário, como jeans, camisetas, jaquetas e moletons. Claro que o comprador deverá ter tempo e paciência para “garimpar” no estoque oferecido as peças que sejam de seu agrado.
PROPAGANDA ENGANOSA
Depois de o McDonald’s oferecer sanduíche de picanha sem picanha, o Burger King seguiu-lhe o exemplo e ofereceu o sanduíche “Whopper Costela” sem costela.
O Burger King afirmou que o sanduíche é feito com paleta suína com “aroma natural de costela”. São dois sentidos diferentes: olfato e paladar. A propaganda da empresa diz que o sanduíche atende ao paladar (hambúrguer produzido à base de paleta suína e aroma de costela), mas de fato o produto atende apenas ao sentido do olfato (aroma natural de costela).
O PROCON suspendeu a venda do sanduíche até que a empresa corrija a publicidade.
PRODUÇÃO DE ÔNIBUS
A fabricante de ônibus Marcopolo teve crescimento de 14,9% em relação ao primeiro trimestre de 2021.
A empresa mantém otimismo para 2022, apesar das dificuldades da elevação dos preços e da irregularidade da cadeia logística. Mas a demanda continua em alta.
LOGÍSTICA
A Guerra na Ucrânia está fazendo com que as empresas busquem fornecedores mais próximos e até busquem fornecedores nacionais, ainda que com custo ligeiramente maior, como forma de ficar independente da instabilidade do mercado internacional, atualmente sofrendo as consequências da guerra.
A rede de lanchonetes Bob’s partiu para a nacionalização de equipamentos e itens de alimentação, a fim de driblar o âmbio e as dificuldades de importação.
A falta de insumos e de equipamentos impediu a concretização do projeto de abrir novas lojas em 2021.
RUIM PARA UNS, BOM PARA OUTROS
A empresa americana Mosaic, uma das maiores fornecedoras do mundo de fertilizantes, registrou lucro líquido em 2022 653% em relação a 2021. O forte aumento dos preços de fertilizantes contribuiu para o lucro elevado.
A guerra na Ucrânia está afetando o fornecimento de fertilizantes no mundo. Segundo a empresa, 40% do fornecimento de potássio no mundo está em risco por conta da guerra e das sanções econômicas impostas pelos países ocidentais à Rússia.
EVENTOS
O mercado de eventos está em alta, depois da contração causada pela pandemia e pelo lockdown.
TOUR VIRTUAL
Construtoras estão oferecendo tour virtual aos clientes, de modo que o cliente pode visitar o imóvel que deseja adquirir sem sair de casa. Por meio do tour, o comprador tem noção das dimensões e funcionalidades do apartamento.
Segundo uma construtora, o tour em 3D exige em média 30 mil reais de investimento, valor inferior para produzir um apartamento físico decorado.
O tour virtual ainda permite ao comprador conhecer as áreas comuns dos condomínios.
CARRO VOADOR
A Eve, empresa da EMBRAER (conglomerado transnacional brasileiro, fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte na área), está se dedicando aos estudos para o lançamento do carro voador, os eVTOL aeronave de pouso e decolagem vertical, na sigla em inglês).
A publicação da companhia “Conceito de operações para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana” estima que já em 2035 cerca de 16 milhões de pessoas serão transportadas pelos carros voadores anualmente no Brasil. A estimativa é que as grandes cidades terão 15 mil voos diários com mil aeronaves em operação.
O objetivo do estudo é verificar o potencial das grandes cidades de terem o transporte aéreo feito por carros voadores entre bairros. Está para surgir novo segmento de transporte urbano no curto prazo, que não solucionará o problema do trânsito nas grandes cidades; será uma opção a mais.
PREÇO DE MEIA VACA
A Expozebu, principal evento da pecuária do Brasil, realizada em Uberaba, Minas Gerais, tem por tradição negociar animais. O preço médio dos animais comercializados neste ano foi de 70 mil reais, quase o dobro da média do ano passado.
O recorde ficou por conta do leilão da fêmea Viatina-19, que teve 50% de sua propriedade vendida para a Agropecuária Napemo, de Uberaba, pelo valor de R$3,99 milhões. A outra metade da vaca permaneceu com a Casa Branca Agropastoril e do Nelore Mara Móveis.
O valor de Viatina-19 perde somente para a vaca Parla, negociada em leilão em 2021 por R$7,8 milhões (preço integral do animal), valor que, corrigido pela inflação, alcançaria algo em torno de R%8,65 milhões.
FRASES DA SEMANA
ECONOMIA DO MAR
“A economia do mar pode ser entendida como a nova fronteira da economia do Século XXI. A diversidade de setores econômicos que depende direta e indiretamente dos mares e oceanos, bem como a riqueza de recursos vivos e não vivos, renováveis ou não, no ambiente marinho já são objeto de amplo interesse, pesquisa e investimento em diferentes países do mundo”.
Thauan Santos, professor da escola de Guerra Naval, em entrevista ao jornal O Globo, Ed. 4 de maio, ao falar sobre o potencial da exploração de mares e oceanos.
ECONOMIA DO MAR II
“É necessário ampliar o conhecimento de empreendedores e financiadores sobre os potenciais do setor marítimo, seja pela sua relevância em termos de agregação de valor, seja pela criação de empregos.”
Thauan Santos, Idem.
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
“A indústria automobilística atravessa o mais rico período de transformação de sua história. Tudo está em evolução no setor, e isso tem grande importância,, pois a cadeia de valor automotiva é longa e diversificada”.
Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, para o jornal O Tempo, Ed. 5 Mai.