MERCADO DIGITAL PARA PETS
Durante a pandemia, as vendas digitais de produtos para pets mais que dobraram. Foi o ramo que mais cresceu.
Em segundo lugar, ficaram as vendas digitais de lojas de departamento e, em terceiro lugar, o ramo de casa e decoração.
FAKE NEWS
Texto que circula no Whatsapp e no telegrama diz que a Justiça Eleitoral está cancelando o título de eleitores com mais de 70 anos. O Tribunal Superior Eleitoral desmentiu o boato.
DIA DO SOLTEIRO
A empresa chinesa de e-commerce AliExpress, presente no Brasil, pretende trazer para o Brasil o “Dia do Solteiro”, que é comemorado na China e considerado como a Black Friday chinesa. Deverá ser comemorado no dia 11 de novembro, o que é bom para o comércio, porque preenche o vazio entre o Dia das Crianças e o Natal.
O lançamento poderá até ajudar a antecipar as compras natalinas, que se incluem na Black Friday.
PROCESSAR ALIMENTOS
Empresa de alimentos prevê processar até 18% mais de tomate, goiaba, ervilha e milho neste ano. Reconhece, contudo, a dificuldade de incentivar produtores a plantarem esses itens, que preferem o plantio de grãos, que deverão ter boa valorização no corrente ano.
AFROUXAMENTO DE MEDIDAS SANITÁRIAS
Aos poucos, os protocolos sanitários, referentes à COVID-19, começam a ser flexibilizados. Depois de cidades e Estados dispensarem o uso de máscaras em locais abertos, o governo federal alterou as regras para a entrada de pessoas vindas do exterior.
Viajantes vacinados podem entrar no Brasil sem necessidade de teste negativo para COVID. Para os não imunizados, o afrouxamento foi na dispensa da quarentena após a chegada.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostrou-se favorável ao afrouxamento das medidas sanitárias nos aeroportos.
SAQUE DO FGTS
A partir do dia 20 de abril, brasileiros com contas ativas e inativas de FGTS poderão realizar saque extraordinário de até R$1.000,00.
Os economistas aconselham o uso do dinheiro para amenizar problemas financeiros, dando preferência para quitar dívidas que têm taxas de juros mais pesadas. Para isso, o planejamento das dívidas é essencial.
Normalmente, os juros do cartão de crédito são os mais pesados. Quando se paga a fatura mínima ou não se paga o valor total do cartão, o crédito rotativo do cartão pode chegar a 13% ou 14% ao mês.
Para quem está com o orçamento equilibrado, o saque pode oferecer boa oportunidade de investimento. Qualquer investimento rende mais que o FGTS.
ENERGIA EÓLICA
Segundo relatório divulgado pelo Global Wind Energy Council (GWEC) (Conselho Global de Energia Eólica), o Brasil é o sexto país em número de usinas eólicas para geração de energia elétrica. À frente do Brasil estão China, Estados Unidos, Alemanha, Índia e Espanha.
O Brasil tem 21,5 gigawatts de capacidade instalada de energia eólica. A título de comparação, a capacidade instalada de Itaipu é de 14 gigawatts, com 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada. A produção de energia elétrica de fonte eólica é maior que a energia produzida por Itaipu.
Em 2021, o Brasil ficou em terceiro lugar na instalação de usinas eólicas, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Eis um setor promissor.
PERDA DE TEMPO
A fórmula certa para perder tempo e desgastar-se é ler o noticiário político atual. A seis meses das eleições, a grande imprensa fala apenas de pessoas e de nomes: não analisa planos de governo, não debate problemas nacionais nem propostas de soluções ou apresentação de projetos pelos partidos.
Quando não são sobre fofocas de políticos (A disse que B é feio; B chamou C de ladrão; C disse que D é bobo), as notícias são sobre mudanças e trocas de partidos, traições, busca de vantagens pessoais, renúncias e renúncias da renúncia.
As trocas de partidos (o prazo de trocas encerrou-se no dia 2 de abril) não são feitas em busca de projetos sintonizados com os valores e ideias do candidato ou com melhores projetos para o país. Troca-se de partido em busca daquele grupo que oferece melhores condições de eleição ao candidato ou que tenha mais dinheiro do Fundão Eleitoral. Os partidos tornaram-se mero ajuntamento de pessoas com interesses pessoais sobrepondo-se a projetos e propostas de governo.
Debates sobre ideias e projetos tomam tempo e requerem estudos; é mais fácil noticiar as fofocas vazias e sem conteúdo.
ESTELIONATO
As estatísticas divulgadas pela Secretaria de segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro mostram que os casos de estelionato nos dois primeiros meses de 2022 foram maiores que os de assalto. O número de golpes não para de crescer no Rio, mas trata-se de fenômeno nacional, pois os criminosos encontram suas vítimas pela internet.
Além disso, a tecnologia permite o uso de recursos que dificultam a localização e identificação dos autores. Golpistas se fazem passar por leiloeiros, fornecedores de produtos que nunca são entregues, comerciantes que dizem atuar no ramo de criptomoedas, pirâmides financeiras e que usam a internet e a boa fé de pessoas para explorá-las.
A contenção dos crimes de estelionato necessita do endurecimento de penas. O crime de estelionato comum pode levar de 1 a 5 anos de prisão mas, em alguns casos, é possível que o criminoso nem seja preso. Há projetos em tramitação na Câmara de Deputados que versam sobre penas mais duras para o crime de estelionato.
A melhor prevenção para não cair na lábia de criminosos é a prevenção, é a proteção contra esse tipo de crime. A busca de informações confiáveis sobre a vida da pessoa ou da empresa que está oferecendo serviços, especialmente se houver grande soma de dinheiro envolvida. Além disso, há que se desconfiar de sites que oferecem vantagens absurdas, que não são oferecidas pelo mercado.
AVALIAÇÃO SENSORIAL DE ODORES AXILARES
A jornalista canadense Sarah lançou o livro “A ALEGRIA DO SUOR: a estranha ciência da perspiração” que, segundo ela, quebra tabus através da vergonha, do fedor e da transpiração. O livro leva o leitor a pensar na transpiração.
O suor é o sistema eficiente para resfriar o corpo e evitar o seu superaquecimento. Para isso, o corpo tem de 2 a 5 milhões de poros por onde sai o suor. Apesar do efeito benéfico sobre o corpo, o suor traz consigo odores nem desagradáveis. O livro trata de assunto curioso.
Diz a autora que, por 60 dólares, o leitor pode adquirir um exemplar (e a licença) do “Guia Padrão para Avaliação Sensorial de Odores Axilares”, que é o nome pomposo para o manual para cheirar axilas.
Há demanda de especialistas em cheirar sovacos, por parte da indústria de cosméticos, que precisa saber se seus produtos funcionam. Nada melhor que o teste ao vivo feito por especialistas. Alguém se habilitará?
BANHO SEM SABONETE
O médico e escritor norte-americano James Hamblin, residente em Nova York, decidiu fazer experimento com o próprio corpo: há cinco anos passou a tomar banho sem usar sabonete.
Ele estuda a ciência dos microbiomas e resolveu descobrir o que aconteceria com as bactérias e micro-organismos de sua pele caso parasse de passar sabonete sobre ela. Ele passa sabonete apenas nas mãos ao chegar em casa e antes das refeições.
Ele defende a tese de que há micro-organismos que têm a função de proteger o corpo e não será benéfico eliminá-los pelo uso de sabonetes ou cremes antibacterianos.
Ele ainda não chegou a conclusões sobre sua experimentação. Segundo o dermatologista Igor Manhães, experimento dessa natureza é impraticável no Brasil, principalmente em regiões mais quentes, em razão do clima tropical e que o sabonete elimina a gordura produzida pelas próprias células.
TOMADAS PARA CARROS ELÉTRICOS
A expansão do carro elétrico traz consigo a necessidade de infraestrutura em forma de pontos de recarga. O aumento dos carros elétricos faz aumentar a procura por tomadas. Em pouco tempo, faltarão tomadas, porque o ritmo de crescimento da infraestrutura não acompanha o crescimento do número de veículos elétricos. Com um agravante: as baterias de carros elétricos podem levar de 30 minutos a 12 horas para estarem a plena carga.
A venda de carros elétricos é pequena diante do número de carros com motor a combustão vendidos no Brasil: apenas 0,14% dos veículos vendidos em 2021 eram elétricos. Por enquanto, há estrutura adequada no Sul e no Sudeste.
O proprietário de carro elétrico ainda não tem condições de enfrentar uma viagem até a Amazônia.
ELETRODOMÉSTICOS
O “Fique em casa” durante a pandemia alterou o comércio de eletrodomésticos. Em 2020, primeiro ano em que as pessoas recolheram-se em quarentena, houve aumento das vendas de robôs aspiradores, lava-louças, máquinas de fazer pão, bicicletas ergométricas e de fritadeiras air fryer. As pessoas buscavam maior conforto e facilidades para a rotina diária em casa.
Em 2021, com o aumento da vacinação e a maior circulação das pessoas, foi grande o número de pessoas que vendeu os eletrodomésticos, comprados sob a influência da motivação da quarentena.
No início de 2022, houve queda da venda de eletrodomésticos e de móveis.
2020 e 2021 foram anos atípicos para todos e, naturalmente, para o comércio.
PRAZO PARA ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de março o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda de 2022, ano base 2021.
BANDEIRA DE ESCASSEZ HÍDRICA
O governo federal anunciou o fim da bandeira de escassez hídrica para o dia 16 de abril. Com isso, deixará de ser cobrado o valor de R$14,20 a cada 100 quilowatts/hora consumidos, e a conta de luz terá redução.
A bandeira de escassez hídrica foi cobrado em razão da crise do ano de 2021 com a falta de chuvas que diminuiu perigosamente o nível de água nos reservatórios das hidrelétricas e para cobrir a necessidade de geração de energia em termelétricas, mais cara.
O governo afirmou que, com a manutenção das condições atuais de chuva, a perspectiva será a de manutenção da bandeira verde – sem cobrança de taxas adicionais – até o final do ano.
RELÓGIOS INTELIGENTES
Os relógios inteligentes, os smartwatches, – que, além de marcar data e hora, têm outras funções tais como acompanhar a frequência cardíaca, monitorar o sono, medir o número de passos dados no dia, medir o nível de gordura corporal, dentre outras – vieram para ficar.
Em 2021, a Apple vendeu 100 milhões de smartwatches em 2021, venda 20 vezes maior que os 5 milhões vendidos em 2015.
EMPLACAMENTO DE MOTOCICLETAS
No mês de março, O Brasil emplacou 110 mil motos no Brasil, número maior que o de automóveis emplacados – 108 mil.
A expansão dos serviços de delivery e a busca de meios de transporte mais baratos explicam o fato.
INFLAÇÃO GLOBAL
A inflação permanece alta no mundo inteiro, com perspectivas de manter-se elevada, em razão de três fatores:
- Desorganização do fluxo de produção e distribuição em razão da COVID-19;
- A guerra na Ucrânia, desencadeada em fevereiro de 2022, que elevou os preços de petróleo, gás natural e fertilizantes, com reflexos sobre os alimentos e toda a economia;
- O crescimento do consumo, que o sistema produtivo não tem condições de atender em razão da falta de chips, fertilizantes, combustíveis, componentes elétricos.
Projeção da inflação para 2022:
PAÍS | PROJEÇÃO DA INFLAÇÃO EM % |
Rússia | 15 |
Brasil | 9,5 |
Chile | 7,9 |
Estados Unidos | 6,6 |
Reino Unido | 5,4 |
Alemanha | 5,3 |
Zona do euro | 4,6 |
Fonte: The Economist
FRASES DA SEMANA
PERFIL FEMININO
“O perfil feminino traz muita coisa que agrega ou melhora bastante o ambiente corporativo”.
Izabel Rei, diretora da Azul Cargo Express, ao jornal Correio Braziliense, Ed. 5 Abr, que acredita na diversidade no ambiente de trabalho, mas também considera que o futuro será das mulheres.
EMPATIA FEMININA
“Nós, mulheres, temos outro olhar sobre as relações interpessoais. A empatia é uma das nossas principais características”.
Izabel Rei, idem, que considera que as mulheres são mais observadoras e que têm melhor capacidade de análise antes de decidir.
NEGATIVISMO DA IMPRENSA
“O negativismo permanente é uma forma de falsear a verdade. As pessoas estão cansadas do olhar cinzento da imprensa. A vida é composta de luzes e sombras e, por isso, a imprensa deve mostrar o lado positivo da vida”.
Carlos Alberto Di Franco, colunista do jornal O Estado de São Paulo, em artigo publicado no dia 4 Abr, expondo a crise do jornalismo tradicional que, segundo ele, se equivoca na condução do noticiário e da cobertura jornalística, ao se prender apenas aos aspectos negativos das notícias.