Resumo das notícias da semana
BRASIL DE 2024
Em 2024, o Brasil teve 278 mil focos de incêndios na mata, aumento de 46% em relação a 2023 e pior resultado desde 2007.
GLOBO DE OURO
A atriz Fernanda Torres recebeu o Globo de Ouro por sua atuação no filme “Ainda Estamos Aqui”.
Apesar da exaltação de Fernanda Torres no Brasil, a crítica internacional fez restrições às premiações do Globo de Ouro, tais como a baixa qualidade dos filmes concorrentes, a escolha dos agraciados que premia filmes e atores de todas as partes do mundo em detrimento do mérito.
Em 2021, reportagem do Los Angeles Times colocou em dúvida a lisura da votação pro causa de viagem oferecida a votantes para o set do filme “Emily em Paris”.
O número de votantes passou de 100 para 340, tentando internacionalizar os votantes.
VIOLÊNCIA GRATUITA
A polícia do Rio de Janeiro identificou Márcio Lucas Rosa de Souza, conhecido como Homem de Ferro, como o assassino de Kauan Galdino Florêncio Pereira, de 18 anos, com um tiro na cabeça no dia 31 de dezembro de 202.
Souza tem condenações por tráfico, associação para o tráfico de drogas e roubo. Continuava em liberdade.
O motivo do assassinato: Pereira pisou acidentalmente no pé de Souza durante baile funk.
EMPRESTAR CELULAR COM SEGURANÇA
Emprestar celular é motivo de preocupação; há o risco de alguém acessar suas mensagens ou fotos. Mas existem configurações que deixam o aparelho protegido de curiosos.
No caso de celular Android, da Samsung, a opção é “fixar aplicativos”.
1 – Acesse as configurações do aparelho.
2 – Procure “Menu de segurança e privacidade”.
3 – Vá até “Configurações de segurança”.
4 – Ative a opção “Fixar aplicativos”.
Antes de emprestar o celular, abra o aplicativo que a pessoa vai usar, toque no ícone de app na gaveta e selecione a opção “Fixar”.
A pessoa somente terá acesso ao aplicativo fixado.
Para sair, deslize a tela como se fosse abrir a gaveta de aplicativos. Isso bloqueia o celular e exige sua senha para desbloquear o aparelho novamente.
O Iphone tem processo semelhante.
Ajustes – Acessibilidade – Acesso guiado – Ative e configure um código de acesso.
PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO
Inah Canabarro Lucas, freira de 116 anos, brasileira de São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, tornou-se a pessoa mais velha do mundo. Ela nasceu em 1908.
A Gerontology Research Group, grupo constituído por investigadores na área da gerontologia que tem por objetivo identificar pessoas que tenham atingido a idade de 110 anos, certificou a freira Inah como a pessoa viva mais velha do mundo.

Internautas fizeram comentários divertidos sobre a longevidade da Freira Inah.
“Ela exala paz e tranquilidade” – foi um dos comentários.
“Tenho certeza que a fé muito a ajudou na caminhada” – outro.
“Nem marido, nem filhos e nem boletos – eis o segredo da Freira Inah”.
AHMADABAD

No dia 3 de janeiro, teve início a exposição de flores na cidade de Ahmadabad, Índia, que apresenta esculturas gigantescas feitas de flores.
A exposição atrai turistas de todo o mundo.
LIXO ESPACIAL CAI NO QUÊNIA
Anel de metal de 500 quilos caiu perto de Mukuku, vila localizada no Quênia.
Ninguém se feriu, mas o estrondo da queda assustou os moradores locais.
A origem do anel metálico ainda não foi determinada, mas é provável que seja o anel de separação de um foguete de lançamento.

Apesar do aumento do lixo espacial, a probabilidade de alguém ser atingido por lixo espacial é muito baixa.
Especialistas ou matemáticos (o Portal não pode identificá-los) estimam que é 65 mil vezes mais provável ser atingido por raio do que por pedaços de lixo espacial.
A probabilidade de morrer em acidente doméstico é 1,5 milhão de vezes maior do que de ter detrito espacial atingindo a sua cabeça.
Quando entram na atmosfera terrestre, os detritos espaciais se fragmentam pelo atrito com a atmosfera e se fragmentam em pedaços muito pequenos. A queda do anel metálico no Quênia pode ser considerado exceção.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
O grande destaque da semana foi o anúncio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, empresa dona do Instagram, do Whatsapp e do Fecebook, do fim dos órgãos verificadores nas publicações dos aplicativos nos Estados Unidos. Os aplicativos substituirão os órgãos fiscalizadores por sistema de notas dadas pelos usuários.
A Meta contava com parceiros de verificação de fatos e equipe interna para auxiliar na moderação das postagens.
A nova medida retira a censura dos aplicativos e restabelece a liberdade de expressão nas redes sociais nos Estados Unidos. Verificadores de fatos e de publicações são sempre tendenciosos e pautam a censura por sua ideologia ou pela ordem de quem lhes paga. No Brasil, há agências verificadoras que são bancadas pelo governo. Naturalmente, somente autorizarão postagens favoráveis ao governo.
Em clara referência ao Brasil, Zuckerberg citou a existência de “tribunais secretos” na América Latina que ordenam a retirada de publicações silenciosamente.
A medida entrará em vigor nos Estados Unidos e não há previsão para ser implantada no Brasil.
REAÇÕES DE AUTORIDADES BRASILEIRAS
Após a declaração de Zuckerberg, feita nos Estados Unidos, o Ministério Público Federal vai enfiar ofício à Meta para questionar se as alterações na moderação de conteúdo serão implementadas no Brasil.
A medida é polêmica, pois o Ministério Público somente atua depois de acionado e no caso de descumprimento da lei. O simples anúncio da empresa, feito nos Estados Unidos, não contraria nenhuma lei brasileira. Qualquer empresa pode mudar suas diretrizes, desde que não contrarie a lei.
Por outro lado, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que “o STF não vai permitir que as redes sociais continuem sendo instrumentalizadas dolosa ou culposamente ou somente visando ao lucro” e que somente vão operar no Brasil as big techs que respeitarem as leis, pois o “Brasil não é terra sem lei” (?).
Ministros do STF, ouvidos por Teo Cury, jornalista da CNN, acreditam que a Meta poderá receber “resposta similar à que foi dada ao X, de Elon Musk, caso altere suas diretrizes também no Brasil”.
Parece que o STF pretende banir o Whatsapp e o Facebook do Brasil se as redes sociais não fizerem a censura desejada pelo tribunal.
Pelas reações, autoridades brasileiras defendem veementemente a censura no Brasil, apesar de a Constituição proibir a censura prévia.
MARCO CIVIL DA INTERNET
O Marco Civil da Internet determina a exclusão de conteúdos de redes sociais somente depois de ordem judicial.
O Brasil tem leis que regulamentam o funcionamento das redes. O STF não parece com a lei vigente e parece pretender caminhar para instituir a censura prévia no Brasil caso venha a anular o Marco Civil da Internet vigente.
GASTROENTERITE
A Rádio CBN, em parceria com as secretarias de saúde de cidades da Baixada Santista, contabilizou 8,5 mil casos de gastroenterite no final de 2024 e início de 2025. Ainda não se sabe ao certo o motivo que levou ao aumento do número de casos da doença no litoral paulista.

Boletins da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostram que 38 praias do Estado foram consideradas impróprias para banho. Praias são consideradas impróprias para banho quando apresentam mais de 100 colônias de bactérias para cada 100 mililitros de água.
O aumento do número de turistas e a falta de preparação para recebê-los podem ter contribuído para os casos da doença.
VENDAS DE VEÍCULOS NOVOS
Em 2024, as vendas de veículos novos tiveram crescimento de 14,2% em relação a 2023. Foram 2,63 milhões de novos veículos adquiridos pelos brasileiros.
Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.
VENDAS DE MOTOS
Também as vendas de motos tiveram crescimento de 18,6% em relação a 2023.
A expansão do crédito, o aumento do emprego, a busca por veículos com menor consumo de combustível e o crescimento dos serviços de entrega explicam o maior número de vendas de motos.
FRASES DA SEMANA
DEMOCRACIA
“Democracia é a palavra que vocês, aprendizes, devem usar para manter o homem no cabresto, especialmente aqueles homens que vocês estiverem manipulando. Consequentemente, vocês podem usar a palavra “Democracia” para sancionar o mais degradante e também o menos apreciável de todos os sentimentos humanos. Podem fazê-lo assumir um tipo de conduta não apenas descarada, mas até com certo brilho positivo de autoaceitação que, se não for defendida pela palavra mágica, será ridicularizada por todos”.
Clive Staples Lewis, professor da Universidade de Oxford, no livro “Cartas de um Diabo a seu Aprendiz”, no qual o Diabo ensina o uso da palavra “democracia” como justificativa para a prática de quaisquer atos, legais ou ilegais. O livro, publicado em 1942, está bem atual e anteviu o que viria a acontecer no Brasil na segunda década do Século XXI.
CORTAR GASTOS
“Há discussão tórrida sobre a ‘capacidade’ de cortar os gastos públicos, quando até uma criança de 10 anos de idade sabe que essa história não tem nada a ver com capacidade. Tem a ver com ‘vontade’ – e a única vontade objetiva do governo é torrar tudo o que existe no Tesouro Nacional, e sobretudo o que não existe”.
R. Guzzo, em sua coluna no jornal O Estado de São Paulo.
O CLIENTE
“Existe apenas um chefe: o cliente. Ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”.
Sam Walton, (1918 – 1992), magnata americano dos negócios, mais conhecido por fundar os varejistas Walmart e Sam’s Club. A Wal-Mart Stores Inc. se tornou a maior corporação do mundo em receita e o maior empregador privado do mundo.