Resumo de notícias da semana.
CASOS DE DENGUE E CHIKUNGUNYA NO BRASIL EM 2024
DENGUE | CHIKUNGUNYA | |
Número de casos prováveis até 15 de novembro |
6.558.766 |
261.799 |
Aumento do número de casos na semana |
293 |
374 |
Número de óbitos decorrentes até 1 de novembro |
5.803 |
193 |
Aumento do número de óbitos na semana | 31 |
5 |
Óbitos em investigação até 1 de novembro | 1.318 | 120 |
Aumento do número de óbitos em investigação na semana | — | 2 |
Fonte: Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado em 15 de novembro de 2024.
FEBRE OROPOUCHE
O número de casos de febre oropouche teve aumento de 253 casos na semana, alcançando o total de 8.754 casos da doença em 2024.
SALÃO DE BELEZA NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
No dia 7 de novembro, quinta-feira, a imprensa noticiou que o Tribunal de Contas da União (TCU) liberou área de 90 metros quadrados no mezanino do suntuoso prédio do Tribunal pra instalação de salão de beleza para atender aos ministros e aos servidores do Tribunal. Imagine-se: um salão de beleza na sede de órgão público.
O salão pagaria aluguel, embora irrisório, em função da localização e da estimativa de receita.
Não era um salão simples: deveria oferecer massagem relaxante, cortes de cabelo e até depilação íntima do contorno. Iria funcionar no horário integral de expediente, ou seja, o servidor poderia frequentar o salão em horário de trabalho para massagem e depilação íntima.
O presidente do Tribunal estabeleceu regras para o funcionamento do salão: proibição de tratar de assuntos particulares com os ministros enquanto eles lá se encontrassem; proibidas fofocas e comentários desairosos sobre autoridades; os funcionários devem estar bem vestidos e portando o crachá para frequentar o salão. Parece que as ordens supérfluas se destinavam a mostrar que era um negócio bem organizado e, assim, esconder o absurdo de haver tal instalação em órgão público.
DENÚNCIA
O brasileiro, passivo e acomodado, normalmente aceita tudo que o serviço público cria, em termos de privilégios e de regalias, para benefício próprio e de seus servidores. Como contam com a passividade do brasileiro, os órgãos públicos exageram nos privilégios.
A publicidade é que pode criar escrúpulos nos órgãos públicos para que entendam a necessidade de zelar pelos recursos públicos.
Depois que a imprensa noticiou a instalação do salão de beleza no prédio do Tribunal de Contas da União, o presidente do TCU revogou a medida.
A imprensa cumpriu bem o papel de fiscalizar e denunciar abusos do serviço público.
DIA DA GENTILEZA
O Dia Mundial da Gentileza começou a ser celebrado em Tóquio há 25 anos, durante conferência de grupos que difundiam a ideia de gentileza. Desde então, o dia 13 de novembro passou a ser celebrado mundialmente como o Dia da Gentileza. O jornal O Dia, do Rio de Janeiro, entrevistou pessoas aleatoriamente em busca de opinião sobre a gentileza e/ou a falta dela.
Uma das opiniões foi que a ocupação do dia a dia é causa da falta de empatia. Muito ocupadas, as pessoas estressadas levam a vida corrida, se voltam para os próprios problemas e preocupações e não pensam no próximo.
Por outro lado, um senhor da terceira idade argumentou que hoje a prática da gentileza é mais fácil, pois em tempos passados recentes dificilmente os pais falavam “eu te amo” para os filhos. Atualmente, as pessoas se sentem mais à vontade para declarar amor e amizade.
E você? Tem argumento justificável para não usar a gentileza com os outros? Ou pratica a gentileza?
VACINAS VENCIDAS
Segundo o jornal O Globo, o Brasil perdeu 58,7 milhões de vacinas vencidas desde 2023, o que gerou prejuízos de R$ 1,7 bilhão nos anos de 2023 e 2024.
O número de imunizantes perdidos em razão do vencimento do prazo de validade cresceu 22% nos dois últimos anos.
CONVIDADOS
O casamento de Kalina Marie e Shane, realizado no estado americano do Oregon, foi motivo de reportagens mundo afora.
A noiva expediu convites impressos e 75 convites por email. Somente 5 pessoas foram ao casamento. Vídeo do TikTok mostra o casal entrando no salão de festas vazio e andando entre mesas vazias.
Apesar do pouco número de convidados, o casal postou vídeos dançando alegremente e curtindo a festa com os presentes. Kalina lamentou mais o desperdício de comida e bebidas.
G20
O Brasil sedia a cúpula anual do Grupo dos Vinte, G20. O G20 reúne os países com as maiores economias do mundo que se encontram para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais, que incluem temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A presidência do grupo é rotativa, e o Brasil ocupa a presidência de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.
ESCALA DE TRABALHO I
Deputada do PSOL recolhe assinaturas para protocolar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) modificando o fim da escala de serviço 6×1, segundo a qual o trabalhador tem folga de 1 dia a cada 6 dias trabalhados, que totalizam 44 horas de trabalho semanal.
O projeto da deputada pretende reduzir a carga horária semanal de 44 horas para 36 horas semanais, distribuídos na escala 4×3, isto é, 4 dias de trabalho por 3 de descanso, sem que haja corte salarial.
A própria deputada declarou que não pesquisou e nem analisou as consequências de seu projeto.
O projeto está tão mal formatado e sem estudo aprofundado que apresenta erro de matemática elementar. A deputada propõe a semana de 36 horas, com 4 dias de trabalho de 8 horas. Contudo, 4 dias de trabalho de 8 horas perfazem 32 horas semanais (4 X 8 = 32) e não 36, como pretende a deputada.
ESCALA DE TRABALHO II
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) manifestou-se contrária à proposta da mudança da escala de trabalho e argumentou que a mudança resultará em demissões por parte de muitas empresas que precisarão reduzir o quadro de funcionários para adequar-se ao novo cenário de custos. As novas contratações, que serão necessárias, terão o salário reduzido e muitas empresas precisarão fechar o estabelecimento em dias específicos em razão da diminuição da carga de trabalho dos colaboradores.
A avaliação da CNC é que a medida provocará demissões em vez de contratações.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende a ideia de que o crescimento da economia é que fomenta a criação de empregos e não projetos mal formulados e mal analisados.
ESCALA DE TRABALHO III
O principal argumento para a adoção da escala 4 x 3 é a melhora da qualidade de vida do trabalhador, que possibilitaria a ele o aumento da produtividade.
Algumas empresas poderiam aumentar a automatização ou terceirizar parte da produção.
Hospitais, supermercados e estabelecimentos que funcionam 24 horas deverão contratar pessoal para compensar a diminuição do número de horas trabalhadas da equipe. O resultado é o aumento da folha salarial. O custo será repassado ao consumidor, o que trará mais inflação.
O comércio varejista; o ramo de hotéis, bares e restaurantes; a construção civil e pequenas empresas fatalmente terão de enfrentar aumento de custos.
É provável o aumento da contratação informal, fora das exigências da CLT.
SARAMPO
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) reconheceu o Brasil como país livre do sarampo.
O Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo em 2019, depois que o vírus começou a circular pelo país. Em 2019, o Brasil teve quase 21 mil casos da doença. Em 2022, o número caiu para 41.
O Brasil registrou o último caso de sarampo em 2022, no Amapá. Em 2024, houve 2 casos da doença, um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul, mas o sarampo, em ambos os casos, foi contraído fora do Brasil.
Para obter a certificação de país livre do sarampo, é preciso alcançar altas taxas de vacinação e não deixar passar despercebido nenhum caso da doença.
O mundo teve aumento do número de casos de sarampo em 2023; foram mais de 300 mil casos. Por isso, é comum haver casos de sarampo entrando no país. Daí a necessidade da vigilância sanitária e do controle da doença.
BOMBA NO STF – O FATO
Um carro, pertencente a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, chaveiro em Santa Catarina, pegou fogo em frente ao Anexo IV da Câmara dos Deputados em Brasília. O carro continha fogos de artifício e tijolos. Depois de explodir o veículo, Francisco Wanderley caminhou 400 metros até a Praça dos Três Poderes e se dirigiu ao prédio do STF.
Ele retirou explosivos da mochila e os arremessou contra a estátua da Justiça. Ele não atingiu o alvo. Diante da aproximação de seguranças, Francisco deitou-se ao chão e colocou a cabeça sobre a mochila, que funcionou como travesseiro, e aguardou a explosão que lhe foi fatal.
VERSÕES DO FATO
O fato foi explorado de forma diversa por governistas e pela oposição, consoante o clima d epolarização existente no país.
VERSÕES DOS GOVERNISTAS
Francisco faria parte de grupo radical para atentar contra o Estado Democrático de Direito e teria conexões com os manifestantes de 8 de janeiro de 2023.
O diretor-geral da Polícia Federal declarou que existem grupos radicais no país e que as explosões não são fato isolado.
Francisco foi candidato a vereador pelo PL, partido ao ex-presidente da República, por Rio do Sul, Santa Catarina, nas eleições de 2020 e obteve apenas 98 votos; não se elegeu.
Nas redes sociais, Francisco mostrava-se adepto de teorias da conspiração.
Ministros do STF serviram-se do atentado para declarar a necessidade de responsabilização de atos antidemocráticos. A Polícia Federal e o STF poderão servir de pretexto para apertar a condenação de atos que considerem antidemocráticos.
VERSÕES DA OPOSIÇÃO
A ação foi um ato isolado.
Francisco filiou-se ao PL antes da filiação do ex-presidente da República. Não há, pois, vínculos entre eles.
Francisco portava fogos de artifício e tijolos na mochila, o que descaracteriza ação terrorista com fins de explodir o prédio do STF.
As investigações estão em andamento e conclusões são meras suposições.
Dizem que Francisco estava com problemas mentais por causa da separação da mulher. Vizinhos dele em Ceilândia, próximo a Brasília, alegaram que ele estava estranho nos últimos dias. Valdir Rogério Luiz, irmão de Francisco, disse ao jornal O Estado de São Paulo que a ação de seu irmão tem ligação com a polarização política reinante no país.
Circulam versões desencontradas do diretor-geral da Polícia Federal e do diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O diretor-geral da Polícia Federal avalia que o caso não é isolado e conecta-se a outras investigações. A Abin declarou que não havia indícios de que Tiü França agiu com o apoio de outras pessoas.
FRASES DA SEMANA
PENDURAR FOTOGRAFIA
“Não quero realmente as minhas fotografias nos vossos escritórios, porque não sou um deus e nem um ícone, mas sim servo da nação. Em vez disso, pendure fotografias de seus filhos e olhe para eles cada vez que quiser tomar uma decisão e, sempre que o espírito do roubo o visitar, dê uma boa vista de olhos à fotografia da sua família e pergunte-se se ela merece ser a família de um ladrão que destruiu a Nação”.
Frase, que circula pelas redes sociais, atribuída a Diomaye Faye, presidente do Senegal. O PortaliMulher não teve como confirmar a autenticidade da frase, mas destaca a sua honradez e decência.
ELEGÂNCIA
“A elegância não é modo de vestir. Ser elegante significa saber dizer: “obrigado, com licença, por favor e desculpa”. Você pode até vestir-se bem, mas se não for educado, suas roupas serão apenas fantasia”.
Frase que circula nas redes sociais.