ELETRODOMÉSTICOS
Em 2021, houve queda de 7,2%, em relação a 2020, da venda de eletrodomésticos no Brasil, causada pela inflação elevada, pelas incertezas e o desemprego decorrentes da COVID e pelo endividamento das famílias.
Mas houve um setor que se beneficiou dessa queda: a dos prestadores de serviços de manutenção e reparos. Os brasileiros deixaram de adquirir produtos novos e, verificando a relação custo X benefício, optaram pela assistência técnica para reparar os produtos.
Os serviços mais procurados foram os de assistência técnica para geladeiras e freezers, máquinas de lavar roupas, celulares e notebooks.
FRAUDES
Fraudadores e golpistas estão sempre à espera de oportunidade para agir.
Um grupo de pessoas criou o perfil “Frente Brazucra” a fim de recolher doações para ajudar os brasileiros que fogem da guerra na Ucrânia. Até aí, tudo certo.
Os golpistas criaram o perfil “Frente Brazucas” (Sem R e com S no final) no Instagram que pede doações via PIX, passando-se por voluntários que ajudam os brasileiros.
A conta falsa foi denunciada pelo grupo original.
INFLUÊNCIA DA GUERRA NO BRASIL
O Brasil sentirá os efeitos da guerra na Ucrânia por meio da inflação. O petróleo superou a casa de 100 dólares o barril e os preços de milho, trigo e soja deram grande salto no meio da semana em mercados do mundo. O Brasil não estará livre desse aumento de preços. A Rússia e a Ucrânia exportam cerca de 30% do trigo e cerca de 20% do trigo comprados no mundo.
O aumento do preço da soja traz consigo o aumento do preço das rações, consequentemente o de carnes, e de óleos.
Além disso, ainda há a questão dos fertilizantes. A Rússia é o maior exportador mundial de fertilizantes. Sem fertilizantes, haverá menor produtividade da agricultura e, naturalmente, a falta de produtos causará aumento dos preços.
DISNEY LANÇA HOTEL DE STAR WARS NOS ESTADOS UNIDOS
A Disney inaugurou um hotel temático sobre “Star Wars” nos Estados Unidos e os ingressos até junho estão esgotados.
As reservas são feitas para pelo menos duas noites. A pessoa não fica num hotel: ela “embarca no “Galatic Starcruiser” para uma viagem espacial e volta. As cabines não têm janelas; são projetadas imagens de estrelas, planetas e asteroides. Os hóspedes são convidados a vestirem roupas de “Star Wars”, interagem com personagens do filme e podem ser convidados a entregar mensagem secreta ou a reparar defeitos na sala de máquinas. Há treinamentos de lutas com sabre de luz.
Os preços são salgados. A passagem para o “Galatic Starcruiser” para uma família de quatro pessoas custa seis mil dólares (perto de 31 mil reais). A suíte modificada pode chegar a 20 mil dólares (pouco mais de 100 mil reais).
FAKE NEWS
A Guerra na Ucrânia prosseguiu durante a semana, sem que os países chegassem a consenso para o cessar-fogo ou para o fim das hostilidades. O PORTALIMULHER tratou resumidamente dos fatos que levaram ao conflito.
Imagens e vídeos têm chegado da Ucrânia; alguns verdadeiros e outros falsos. Até noticiários de TV, que deveriam passar por rígida edição, divulgaram vídeos de conflitos anteriores como se deste. Na guerra, a primeira vítima é a verdade (autor desconhecido). Ainda mais em época de divulgação instantânea de imagens e vídeos pela internet.
Portanto, há que se ter muito cuidado ao assistir aos noticiários, ao receber vídeos pela internet e ao divulgá-los.
GUERRA NA UCRÂNIA I
Curiosidade sobre a guerra: a explicação do porquê de os veículos russos trazerem as letras “Z” e “V” em suas carrocerias.
A primeira função das letras é distinguir os veículos russos dos ucranianos de modo a evitar o fogo amigo, pois muitos veículos utilizados pela Rússia são externamente iguais aos veículos usados pela Ucrânia. Enquanto existiu, o exército da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) defendia os dois países e, portanto, tinham os mesmos equipamentos. O fim da URSS, em 1991, tornou a Ucrânia independente.
De acordo com o Ministério de Defesa russo, a letra “Z” representa “Za pobedu” (pela vitória), e a letra “V” está presente em duas frases: “Cila v pravde” (A força está na verdade) e “V zadatsa vipolnena” (A tarefa será concluída).
GUERRA NA UCRÂNIA II
A guerra na Ucrânia prosseguiu “normalmente” (isto é, com o que há de normal em guerras: bombardeios, tiros, mortes, destruições, fugas de civis, refugiados) durante a semana.
Russos e ucranianos já fizeram três rodadas de negociações, mas não chegaram a acordo para pôr fim ao conflito.
As exigências da Rússia para encerrar o conflito são:
1 – Reconhecimento da Crimeia como território russo (importante região para a que a Rússia tenha saída para o Mar Negro);
2 – A Ucrânia modificar sua Constituição de forma a garantir sua neutralidade e o comprometimento de não aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN);
3 – A Ucrânia abrir mão dos territórios separatistas de Luhansk e Donetsk.
Não há indícios de que a Ucrânia aceitará essas exigências.
Acesse o artigo sobre a Guerra da Ucrânia do PORTALIMULHER, no qual você encontra a análise resumida das causas do conflito.
GUERRA NA UCRÂNIA III
Além de mortes, feridos e destruições, veja outras consequências da guerra até o momento:
1 – Cerco das maiores cidades ucranianas pelo exército russo. Provavelmente os russos não invadirão as cidades, porque o combate em cidades é o mais difícil, mais demorado e mais incerto. A título de comparação, o cerco a Leningrado, durante a II Guerra Mundial, aconteceu de setembro de 1941 a janeiro de 1944. O exército alemão privou o acesso da população à água, energia e, principalmente, comida, o que resultou em mais de 1,5 milhão de mortes, entre civis e militares.
2 – Difícil constatar a veracidade das informações. Cada parte envolvida no conflito divulga notícias de seu interesse. Os ucranianos acusam os russos de bombardear hospitais, cidades e até a colunas de civis. Os russos acusam os militares ucranianos de fazerem a população civil como escudo e de usarem prédios para armazenar armas e munição.
3 – Não houve acordo para a abertura de corredores humanitários para a retirada de civis.
4 – Metade da população de Kiev, capital da Ucrânia, já se retirou da cidade.
5 – O número de refugiados, segundo estimativas das nações Unidas, é de 2,4 milhões de pessoas, número que pode chegar a 4 milhões. A maior parte dos refugiados foi para a Polônia.
6 – Pesadas sanções econômicas impostas à Rússia pelos governos ocidentais afetarão o comércio mundial.
7 – Alterações no mercado mundial de petróleo e gás.
8 – Difícil vislumbrar com clareza o fim do conflito militar. A Rússia indicou que continuará os ataques até que seus objetivos sejam alcançados. A Ucrânia não parece disposta a ceder e, sem possiblidade de vencer o poderio militar russo, parece apostar no cansaço do exército russo e no desgaste decorrente do conflito.
9 – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está ganhando a guerra de comunicação. Ele aparece nos vídeos com roupas esportivas e passa a imagem de herói que defende sua pátria. Vladimir Putin aparece sisudo e sempre de terno.
AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS
Os efeitos da guerra na Ucrânia foram sentidos pelos brasileiros, por meio da alta do preço dos combustíveis e do gás de cozinha. O aumento era esperado desde que o preço do barril do petróleo passou de algo em torno de 97 dólares o barril para 130 dólares o barril.
O aumento dos combustíveis é combustível para o aumento da inflação. Haveria opções?
O congelamento do preço dos combustíveis causaria escassez do produto. 25% do óleo diesel comercializados no Brasil são importados. Se o preço do diesel for tabelado com preço menor do que o preço do mercado mundial, os importadores deixarão de comprar diesel lá fora, o que causará desabastecimento. Isso se não desistirem do negócio.
Criação de subsídios, pagos pelo governo para bancar parte do preço dos combustíveis, gera endividamento do governo e aumento da dívida pública.
Há projeto de lei no Congresso para reduzir o valor do ICMS, o que se mostra difícil politicamente, porque o ICMS é imposto estadual e mexeria com a arrecadação dos Estados.
USO DE MÁSCARAS
Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina tornaram facultativo o uso de máscaras em locais públicos.
A medida não é consenso entre especialistas em saúde; há quem considere o uso da máscara ainda necessário.
IMPOSTO DE RENDA
Começou no dia 7 de março o prazo para entrega da declaração de imposto de renda de 2022. O prazo se encerra no dia 29 de abril.
No primeiro dia, a Receita Federal recebeu 130 mil declarações.
LOJAS MARISA
As Lojas Marisa passam por grande reformulação. A loja enfrentou crises nos últimos anos, decorrentes de más escolhas: expansão desordenada, marketing mal feito, falta de modernização das lojas, falta de investimento no digital. Acresceu-se a essas decisões a pandemia.
As novas propostas da empresa são: reformatar e reposicionar a marca; crescimento multicanal, dirigir-se diretamente às mulheres (seu público-alvo) e ficar mais próximo delas; aumentar o público-alvo, buscando atingir mulheres de todas as idades e de todas as classes; reformatar as lojas físicas com maior funcionalidade para agilizar o atendimento; investir em modelo multicanal; e acelerar os negócios digitais.
Cada uma das más escolhas e cada nova proposta citada são dignas de artigo específico para abordar o tema.
MORREU O HOMEM QUE RECEBEU CORAÇÃO DE PORCO
David Bennett, 57 anos, que recebeu o transplante do coração de um porco em 7 de janeiro na Universidade de Maryland, Estados Unidos, faleceu no dia 8 de março. O transplante gerou boa expectativa de que seres humanos possam receber órgãos de outros seres, o que seria solução para a escassez de órgãos a serem doados.
Apesar de o coração transplantado haver funcionado bem por algumas semanas, a condição de saúde dele começou a deteriorar fazia vários dias. A equipe médica que realizou o transplante mantém otimismo sobre o êxito do procedimento no futuro até em razão do aprendizado adquirido com a experiência.
David Bennett esteve consciente depois do transplante. Passou algum tempo com a família, fez sessões de fisioterapia, assistiu ao jogo final do campeonato de futebol americano (NFL) pela TV e manifestava o desejo de voltar para casa.
PIX
No mês de dezembro, houve 1,4 bilhão de transferências de valores via PIX. Estima-se que, neste mês, o número poderá ultrapassar 2 bilhões.
Um DOC presencial e o TED custam, com pequenas variações, R$18,00. Ora, 1,4 bilhão de transferências, ao custo de R$18,00, renderia aos Bancos mais de 25 bilhões de reais. Com o PIX gratuito, todo esse dinheiro deixou de entrar nos cofres dos Bancos e ficou na mão dos correntistas.
ÁREAS INDÍGENAS
A pauta ambiental voltou forte ao noticiário, com a notícia de que o Congresso colocará em votação projeto de lei que autoriza a exploração de minerais em reservas indígenas.
O Brasil depende de fertilizantes importados principalmente da Rússia e da Ucrânia. Sem esses fertilizantes, haverá queda da produção de alimentos, ocasionando inflação e possivelmente fome. A guerra da Rússia com a Ucrânia colocou essa dependência em foco.
O Brasil tem grandes reservas de minerais em terras indígenas que, pela legislação atual, não podem ser exploradas. O governo pretende alterar a legislação, autorizando a exploração de minérios nas reservas, com benefícios para os indígenas. Naturalmente, os ambientalistas mostraram-se contrários à medida, alegando a proteção dos índios e do meio ambiente.
Será justo termos de importar produtos que temos no território nacional e criarmos dificuldades para nós mesmos?
AUTOTESTES DE COVID
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) encontrou links potencialmente suspeitos de comércio irregular de autotestes de COVID . Não há garantias de que autotestes falsificados, sem registro na Agência, funcionem adequadamente.
A comercialização de autotestes é permitida em farmácias, drogarias e em estabelecimentos de saúde autorizados. A venda on line deve ser feita apenas pelos sites oficiais desses estabelecimentos. A venda de autotestes por outras plataformas virtuais é irregular e o resultado obtido por testes não aprovados não se mostra confiável.
CHAMADAS DE TELEMARKETING
As chamadas de telemarketing, para oferta de serviços e produtos, passaram a ser identificadas pelo prefixo 0303. Com isso, poderão ser bloqueadas de uma única vez pelo usuário, com o próprio aparelho ou por meio da operadora; basta bloquear o prefixo.
Por enquanto, esse dispositivo vale somente para aparelhos celulares. Para telefones fixos, a regra estará em vigor a partir de junho.
Firmas que fazem cobrança ou que pedem doações não são obrigadas a usar o prefixo 0303.
PRAZO PARA DÍVIDAS DE MICROEMPRESAS
Os pequenos empresários enquadrados no Simples Nacional poderão renegociar suas dívidas com o governo federal continuando no programa, que permite o pagamento simplificado de impostos. O prazo, inicialmente previsto até 29 de março, será prorrogado até 29 de abril.
FRASES DA SEMANA
JEITO GABRIELA DE SER
“Eu não acredito no jeito Gabriela de ser ‘eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, Gabriela’. Todo dia é oportunidade de recomeço. Eu não tenho compromisso de ser a mesma coisa, até porque cresço, aprendo, busco e me interesso por coisas novas. Reinventar faz parte de meu viver”.
Carolina Ferraz, atriz, apresentadora do programa Domingo Espetacular, da TV Record, 54 anos, depois de criar uma empresa com a filha, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 8 Mar, confirmando a importância de mudar, de crescer, de evoluir e de buscar novos horizontes.
OBJETIVIDADE
“Há muitas trocas de e-mails nas empresas, e isso acontece porque eles não são objetivos. É preciso ser claro naquilo que se pretende. Enumerem as necessidades e concluam”.
Ana Paula Serra, chefe de marketing da Nissan do Brasil, ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 8 Mar, destacando a importância da objetividade (sem que se perca a clareza, naturalmente) na comunicação ente pessoas e empresas.
SUBSÍDIOS PARA OS COMBUSTÍVEIS
“Vamos nos movendo de acordo com a situação. Se a guerra se resolver em 30 ou 60 dias, a crise dos combustíveis estará mais ou menos endereçada. Agora, vai que isso se precipita e vira uma escalada. Aí, sim, você começa a pensar em subsídio para o diesel”.
Paulo Guedes, ministro da Economia, ao jornal O Estado de São Paulo, Ed. 11 de março, sobre a possibilidade de o governo bancar combustíveis caso o conflito na Ucrânia se estenda.
“Os riscos de guerra prolongada na Ucrânia são muitíssimo piores para a economia que os danos causados pela COVID-19. A interrupção das cadeias mundiais de abastecimento pode levar a aumentos enormes nos preços, à escassez de energia e à inflação”.
Herbert Diess, executivo-chefe da Volkswagen, ao jornal Financial Times.