No dia 5 de janeiro, um painel em forma de porta se soltou de um avião Boeing 737 MAX da Alaska Air Lines que acabara de decolar do aeroporto de Portland, Estados Unidos. O avião, novo, estava em operação havia apenas dois meses.
A seção da fuselagem solta deixou os passageiros expostos a um buraco na cabine a mais de 4.000 metros de altitude.
Ninguém ficou ferido, mas autoridades aeronáuticas disseram que foi muita sorte o evento não ter se transformado em tragédia.
Aviões da Boeing vinham sofrendo pequenos efeitos, tais como furos feitos erroneamente e parafusos soltos. Mas nenhum defeito foi tão grave como a soltura da porta.

A operação de 171 aeronaves do modelo 737 MAX foi suspensa um dia após o acidente, a fim de passarem por inspeções de emergência.
A interrupção dos voos foi temporária e de curta duração, porque inspeções de jatos levam até oito horas. Mas não é possível dizer quanto tempo durarão as repercussões, principalmente em termos de confiança na Boeing. De imediato, as ações da Boeing caíram 8% na bolsa de Nova York.
O modelo 737 MAX é grande fonte de receita da empresa, e o acidente terá impactos negativos na produção e na imagem da Boeing.
O CEO da Boeing, Dave Calhoun, disse aos funcionários por videoconferência que “situações como a que aconteceu lembram que todos têm que estar focados na qualidade e na segurança em todos os momentos”.
A confiança num produto, que se fundamenta em sua qualidade e no seu bom desempenho, é consolidada ao longo do tempo. Mas pode ser perdida em um momento em razão de acidente ou de circunstâncias.
Adágio popular diz que “confiança não se impõe”. De fato; a confiança decorre de fatos e circunstâncias materiais que vão criando a convicção de que o produto oferece garantias de estabilidade e segurança.
A perda de confiança na empresa decreta sua sentença de morte.
Descuidos com a segurança ou com a qualidade de seu produto (atendimento ou serviço) vão minando a confiança conquistada por muito tempo. Segurança e qualidade têm que ser objeto de atenção em todos os momentos da vida da empresa.