No mundo dos negócios e até mesmo na vida cotidiana, quem tem presença de espírito costuma sair-se bem diante de situação desconfortável e até transforma a dificuldade em comentários inteligentes, por vezes com boa dose de humor.
MARIDO INTELIGENTE
O marido acordou tarde naquele dia e saiu atrasado para o serviço. Não tomou café em casa e saiu esbaforido para o trabalho. Nem se lembrou do aniversário da esposa.
Dia cansativo. Reuniões. Problemas de todos os tipos na empresa. Foi solicitado a todo tempo para solucionar pendências. Envolvido com as dificuldades, não se lembrou de telefonar para cumprimentar a esposa pelo aniversário.
Mais grave. Saiu do trabalho mais tarde que o normal. Extremamente cansado, pensava apenas em um belo banho e cama. Nada mais ocupava sua mente.
Chega em casa e encontra a mesa preparada com um delicioso jantar. Mulher e filhos à mesa. Faltava somente ele.
Naturalmente, a mulher não o recebeu com o melhor dos sorrisos. Ainda mais quando percebeu que ele não lhe trouxera nem mesmo um buquê de rosas.
Ele abraça a esposa carinhosamente. Ela retribui o abraço não com tanto carinho e o encara com olhar de reprovação. Ele se dá conta de que algo estava errado. Busca na memória o que poderia ser. Então, se lembra: era aniversário da esposa. Ele foi apanhado desprevenido, sem um presente a oferecer, sem uma rosa. Nada, nada.
Mas ele tinha presença de espírito, que o salvou na ocasião.
Carinhosamente, disse à esposa:
– Como queres que me lembre de teu aniversário se nunca pareces mais velha?