Depois de um tempo offline, a Coluna Hiato volta com uma pauta que já é ‘velha conhecida’, mas figura entre as megatendências para o mundo em 2030. Antes de qualquer coisa é importante compreender a diferença entre megatendência, tendência e modismo, segundo Philip Kotler:
Megatendências
As megatendências são grandes mudanças tecnológicas, econômicas, sociais, políticas que se formam lentamente e, depois de estabelecidas, nos influenciam por cerca de 10 anos, ou mais. Exemplo: carros inteligentes.
Modismos
Os modismos são imprevisíveis. Trata-se de tendências de curta duração e sem significado cultural relevante. Exemplo: Hamburguerias gourmet.
Tendências
A tendência anuncia como será o futuro. Ela pode se manter por muito tempo e é consistente com outros indicadores relevantes que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo. Exemplo: Economia Colaborativa.
Diante dessa explicação, você diria que a Experiência do Usuário é puro modismo, ou pior: assunto batido? Escuto isso com frequência de clientes e até leitores. Pois bem, pesquisas dizem que essa será a ‘palavra-chave’ dos negócios por muitos anos ainda.
A Euromonitor International aponta entre as megatendências para 2030 as ‘Compras Reinventadas (Shopping Reinvented)’, ou seja: as empresas (especialmente de varejo) devem estar preparadas para engajar seu público a qualquer momento e em qualquer lugar.
Outra megatendência diz respeito aos ‘Consumidores Conectados (Connected Consumers)’. Ok, já sabemos há muito tempo que os consumidores estão cada vez mais conectados. O que não sabíamos é que isso figurava entre as megatendências do mundo.
E o que a Experiência do Usuário tem a ver com isso? Tudo!
Atrair, atender, encantar, vender e fidelizar clientes a qualquer momento e em qualquer lugar será impossível sem essa expertise. Mas, afinal, o que é Experiência do Usuário?
Experiência do Usuário ou ‘UX’ (user experience) abrange todas as interações das pessoas com as marcas.
Tamanha é a importância da UX que já existe faculdade na área – Design de Experiência. O Design de Experiência é a área de projeto e estruturação da Experiência do Usuário. É o profissional que pensa em como promover interações positivas e funcionais com os produtos e serviços. Tarefa complexa que vai muito além do marketing, passando por pilares, como: atrativo visual; utilidade; acessibilidade; credibilidade; desempenho técnico; proximidade e cumplicidade; inovação e originalidade.
Quando falamos do valor da UX no Marketing, estamos falando sobre experiência de compra; experiência na página; experiência de conteúdo e experiência do cliente. Por exemplo: nesta era de hiperconexão, quando a experiência do usuário é mais digital, é recomendável fazer uso de conteúdos interativos altamente funcionais nos websites, como ebooks; planilhas interativas; tutoriais e infográficos.
Você certamente tem visto essa estratégia de UX em inúmeros sites por aí, mas a verdade é que poucas empresas estão implementando o conjunto de atributos da Experiência do Usuário com excelência, seja no campo digital ou fora dele. O resultado disso é um impacto direto no resultado da empresa, porque um usuário que teve uma boa experiência tem mais chances de comprar. Sendo assim, reveja seus conceitos e comece agora mesmo a criar um grupo de trabalho para pensar na UX da sua marca. Afinal, já sabemos que essa tendência vai longe!