Conheça a Villa Ayê Pousada Boutique Friendly, onde os pets são os hóspedes e os humanos são os acompanhantes.
Em 2015, Ana Luiza Russo criou a Pousada Santa Catarina aos pés da Serra da Mantiqueira em Socorro, Estado de São Paulo. Era uma pousada comum que aceitava pets, mas sem acomodação para recebe-los.
Ela era tutora de diferentes pets – gato, cachorro, lagarto e gambazinho – e sentia dificuldade de deixa-los em pousadas quando viajava e não podia levá-los todos consigo. Teve, então, a ideia de transformar sua pousada para hospedar animaizinhos de estimação. Aos poucos, foi transformando e adaptando a pousada para pets e deixando os tutores como simples acompanhantes.
Mudou o nome de Pousada Santa Catarina para Pousada Villa Ayê. Segundo Russo, “villa” tem sentido de comunidade, e “ayê”, palavra da língua Iorubá, refere-se à Terra no sentido de “casa”, “vida”. Portanto, Villa Ayê é a casa onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem.
Passou até a adotar o slogan “Pousada 100% petfriendly que aceita humanos”, conforme está no site da Pousada. Ana Luiza Russo empreendeu em novo nicho do mercado, o da hospedagem para pets que aceita humanos.

A Villa Ayê possui oito acomodações privativas para os pets, cujo tamanho varia entre 28 e 40 metros quadrados, que comportam quatro animais de pequeno porte, três médios e dois grandes. A pousada comporta até 16 pets e 22 pessoas.
Existem duas restrições. Uma delas é que os tutores devem assinar termo de responsabilidade garantindo que o pet é sociável e amigável, pois a pousada tem o compromisso com o conforto, a segurança e o bem-estar dos pets e seus humanos. A outra exigência é que os humanos devem apresentar cópia da carteira de vacinação com o quadro de vacinação completo e em dia. Fora isso, pets, de todas as raças e de todos os portes são admitidos, desde que amigáveis.
A pousada evita receber fêmeas no cio por questão de segurança e harmonia da matilha.
A Villa Ayê tem cerca de 1.500 m2, é toda cercada e tem portões antifuga; assim, os pets podem brincar e se divertir livremente por todas as áreas, sempre sob a supervisão do tutor. As varandas de todas as acomodações possuem grades e portõezinhos para maior comodidade dos hóspedes humanos e evitar invasões de vizinhos.
A piscina para pets tem potentes filtros a fim de evitar o acúmulo de pelos. Os tutores podem entrar na piscina dos pets com eles, mas a piscina dos humanos é exclusiva.
Os hóspedes pets mais comuns são os cachorros (95%) e gatos (3%); os outros 2% incluem papagaios, tartarugas, lagartos e porquinhos-da-índia.
O café-da-manhã é servido na varanda da acomodação, acompanhado de café especial para os pets, que consta de biscoitinhos, ovos e frutas.
As acomodações possuem minicozinha completa, para atender a necessidades especiais de algum acompanhante ou de seu pet.
A diária é R$ 65 para qualquer espécie de animal. Para as pessoas, a diária custa a partir de R$ 650. A pousada vende pacotes para datas especiais: carnaval, Natal, Ano Novo.
Ana Luiza Russo lançou o modelo de franquia e espera chegar a 20 pousadas até o final do ano.petfriendly